_
_
_
_
_

‘Divino Amor’, uma alegoria de um Brasil futurista, conservador e evangélico

Novo filme de Gabriel Mascaro segue seu percurso por diversos festivais internacionais

Cena de 'Divino amor'.
Cena de 'Divino amor'.
Mais informações
Fé evangélica abraça as urnas na América Latina
Assim se destitui um presidente no Brasil: filme leva bastidores do impeachment ao Festival de Berlim
Damares Alves, a militante antiaborto alçada a pastora de Bolsonaro na Esplanada

O novo filme de Gabriel Mascaro se passa no Brasil de 2027, onde a maioria da população é evangélica, mas o Estado ainda se declara secular. Ele diz que é um filme que especula sobre o futuro próximo através de uma alegoria, “embora a atualidade [com a chegada ao poder do presidente ultradireitista Jair Bolsonaro] mostre sinais cada vez mais fortes desta realidade”. O realizador pernambucano pensou numa releitura do nacionalismo brasileiro e sua suposta identidade nacionalista cristã, atualizada em improváveis apropriações culturais numa narrativa bíblica e erótica sobre a fé e o poder. Sob essa ideia nasceu Divino Amor, filme recém-apresentado no Festival de Sundance e selecionado na seção Panorama do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

O filme nos situa num futuro próximo, o evangelizado Brasil de 2027, onde a devota burocrata Joana usa sua posição como escriturária para tentar convencer casais à beira do divórcio a reconsiderarem sua decisão, convidando-os a um grupo de terapia religiosa onde podem explorar sua sexualidade e se aproximar de Deus de uma maneira incomum. Quando Joana e seu marido se veem obrigados a confrontar a incapacidade dela de engravidar, um incrível evento transtornará seu mundo. Perguntado sobre se o filme é uma metáfora, um reflexo ou talvez uma leitura distópica do futuro do Brasil, Mascaro disse que para a protagonista, interpretada por Dira Paes, esse panorama é uma utopia. “Deixando de lado a lógica binária de utopia ou distopia, ela se empodera na burocracia kafkiana do cartório e na fé pública de sua profissão para pôr em prática um plano de fé com poder subversivo e radical”, diz o diretor numa entrevista por e-mail.

O realizador se propôs a um desafio com Divino Amor. Em vez de contar a história de uma personagem que luta contra esta mudança, fez o contrário. Apresenta o relato de uma mulher consumida pelo desejo de promover radicalmente a agenda religiosa conservadora de uma maneira muito pessoal. Assim, propõe um filme no qual buscou se afastar dos estereótipos tradicionais da igreja, “como a pressão para doar e a lavagem de dinheiro”. “O filme foca no projeto filosófico de poder”, prossegue Mascaro. “A manifestação do evangelismo no Brasil é diversa e complexa, mas o fato é que a fé agora atualmente é a principal mercadoria brasileira.”

Ele está consciente de que as generalizações são perigosas e que o movimento evangélico é muito heterogêneo, mas observa que a linha mais conservadora vem ganhando muito terreno em seu país, na sociedade e nas instituições políticas. “Há uma frente ampla no Congresso composta pelo que no Brasil se chama ‘bancada BBB’ [de “boi, bala e bíblia”], que representa o agronegócio, os evangélicos e o armamento. Bolsonaro acaba de criar o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, colocando a família no coração do Estado. Os sinais são muito claros de que há um novo plano para o Brasil, que está sendo liderado por poderosas forças conservadoras e religiosas. Aqui proponho um filme que utiliza a alegoria de um futuro improvável”, afirma o diretor.

Seus dois trabalhos anteriores na ficção, Boi Neon (2015, ganhador do prêmio Horizonte no Festival de Veneza) e Ventos de Agosto (2014, menção especial no Festival de Locarno), lhe permitiram fazer um tratado sobre o corpo e o espaço em transformação, além da morte e da resiliência, respectivamente. Divino Amor é uma investigação sobre o controle biopolítico do corpo. “Minha estratégia foi pensar um novo estatuto para a sexualidade, imaginando uma nova disputa política do corpo em um novo contexto, com novos regimes de prazer e violência, e assim especular sobre como os corpos lutam diferentemente com essa nova escala de significados”, diz Mascaro.

Uma aquarela

Seu novo longa marca a segunda parceria com o diretor de fotografia Diego Garcia, reconhecido nos Prêmios Fênix por seu trabalho em Boi Neon, e com quem, segundo Mascaro, ele tem um intercâmbio criativo muito especial. Para este filme, tentaram trabalhar a escala monocromática da burocracia em contraponto com os tons coloridos da terapia religiosa. Procuraram um tom de cor que recordasse uma pintura em aquarela.

“O esteticismo é um tema muito especial quando se pensa na cultura evangélica no Brasil, já que sua marca está rompendo com a tradição da arte sacra. Curiosamente, ao negar a iconografia cristã, outros elementos específicos se integraram nas imagens evangélicas no Brasil: cortinas entrelaçadas, cadeiras de plástico, crentes que usam roupa formal, pastores que falam em voz alta. Mas para mim era muito importante não fazer uma caricatura da religião”, esclarece.

O Brasil tem uma filmografia que, ao longo dos anos, soube colocar o país e a sua gente perante os problemas que o afligem. Neste momento, é improvável que o setor cinematográfico sofra qualquer impacto em sua produção, apesar da eliminação do Ministério da Cultura pelo novo Governo. Christian de Castro, diretor da Ancine, agência que regula e promove o cinema, disse que a liberdade criativa é necessária para fazer filmes e vendê-los. Mascaro opina que ainda é muito cedo para falar em censura institucional devido a temáticas de diversidade ideológica ou confrontadoras.

“Pelo fato de o presidente ter sido eleito sem um programa de governo claro e sem debate público para explicar suas ideias de forma prática, a comunidade brasileira e internacional carece de informações concretas sobre o novo projeto de governo que vá além de sua retórica de campanha, na qual afirmou que se eleito "acabaria com o ativismo". Acima de tudo, é importante não cair em uma autocensura, que é geralmente a primeira e a pior das censuras”, conclui.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_