_
_
_
_
_

10 aplicativos que podem levar seus Stories do Instagram ao nível profissional

Gráficos decentes, detalhes diferenciais e efeitos da moda. Conselhos e aplicativos para melhorar o uso da ferramenta

Alguns apps de edição de imagem prometem uma fórmula simples de usar e com aspecto mais profissional.
Alguns apps de edição de imagem prometem uma fórmula simples de usar e com aspecto mais profissional. INSTAGRAM: @ADESIGNKIT/@ADOBESPARK
Mais informações
O Instagram será a solução para os problemas do Facebook?
Xamãs do Instagram: a invasão das ‘influencers’ da pseudociência

O uso despreocupado do Instagram Stories parece quase superado. Se quando surgiu as pessoas compartilhavam o mais rotineiro com pouco filtro, após dois anos de vida as histórias efêmeras cada vez se afastam mais da máscara de gatinho copiada do Snapchat e pretender contar algo substituindo às vezes as publicações do feed. De jornalistas colocando seus artigos a pequenos empresários que redirecionam às suas lojas online e (mais) autopromoção de influencers. 400 milhões de usuários os usam todos os dias e quase o dobro de espectadores os seguem através de suas telas. Os especialistas em marketing afirmam que são uma boa ferramenta a levar em consideração, que vai encontrando sua própria linguagem, e em que o uso de opções integradas como as hashtags e a localização dão pontos em visibilidade. Startups e grandes empresas aproveitam o bom momento e focam em criar aplicativos de edição de fotos, vídeos e textos pensados exclusivamente para a plataforma.

1. Adobe Spark Post. “Criar gráficos maravilhosos sem precisar de experiência”. O anúncio é ambicioso e colocará em xeque, com motivo, os profissionais. O uso do aplicativo não está à altura do trabalho de um designer, mas se coloca como um dos favoritos entre blogueiros e youtubers que querem redirecionar seu conteúdo utilizando propostas gráficas e tipografias mais interessantes do que as que o Instagram traz automaticamente. Só está disponível na App Store e, mesmo sendo gratuito, as diferentes opções são compradas no próprio aplicativo.

2. Unfold. Um aplicativo para a obsessão minimalista que promete acompanhar os feed de aspecto mais clássico e limpo. Com filtros às imagens com abundância de tons frios e com opção de criar colagens simples combinando duas ou três imagens, molduras tipo polaroid e negativo e usando tipografias discretas. É gratuito e está disponível para iOS e Android.

3. A design kit. Cor, texturas e letras. Com paletas de variações pastéis e cores terrosas, se coloca como favorito para criar Stories e postagens inspiradoras com frases simples e memes fofos. É gratuito, mas algumas das opções oferecidas são pagas e estão disponíveis somente para usuários de iOS.

4. Moment. Grave vídeos de Stories como um profissional. Adaptação ao formato da ferramenta e acrescentando opções de configuração e edição para fotografia e vídeo que permitem, entre outras coisas, controlar a exposição, o ISO, a velocidade de obturação, o foco e o balanço de pontos brancos. Além de aplicativo, é uma marca para acessórios fotográficos para celular. Seu preço para dispositivos Android é de 13 reais, para iOS, 23 reais.

5. VaporGlitch. Utilizando todos os elementos estéticos do vaporwave, o aplicativo possui fundos, stickers, GIFs e efeitos que prendem os fãs do aesthetic. Tons roxos e rosas ao estilo anos noventa, esculturas e recursos gráficos da cultura da Internet. Está disponível em iOS, a versão básica é gratuita.

6. RAD VHS. Seguindo a mesma corrente estética, a opção para gravar vídeos com um efeito igual ao do VHS que já foi imitado pelo Instagram, mas com mais opções de edição. É possível ajustar a luz, o contraste, a cor e inserir texto. Também permite montar um vídeo por partes e, se quiser ser utilizado além dos Stories, oferece tamanhos diferentes que se ajustam a cada formato das redes sociais. Está disponível nas lojas da Apple e Android e é gratuito, mas com ferramentas que são desbloqueadas somente após pagamento.

7. 8mm Vintage Camera. Outra opção para nostálgicos que permite gravar vídeo em formato retrô, imitando o efeito das câmeras Super 8. Menção especial por ter sido utilizado pelo diretor Malik Bendjelloul para filmar algumas partes do documentário ganhador do Oscar, Procurando Sugar Man, sobre a vida do cantor e compositor Sixto Rodríguez. Custa 9,5 reais na Apple Store, mas há outras versões com o mesmo efeito de gravação em 8mm no Google Play.

8. Prequel. Entre outros, consegue o efeito que já obcecou a moda fazendo bilhar as roupas com KiraKira+. Também possui lentes psicodélicas, efeitos retrô mais elaborados do que o Instagram Stories e levou ao vídeo o filtro do aplicativo fotográfico Huji, favorito dos centennials. Gratuito, mas somente disponível na Apple Store.

9. Storyluxe. De volta ao efeito negativo, esse aplicativo combina temas e molduras inspirados na fotografia analógica e as tipografias à base de letras de néon, demonstrando que domina 100% a linguagem do Instagram. Em seu perfil inclui um tutorial sobre como fazer um bom uso aplicado aos Stories. Somente disponível para iOS por 13 reais.

10. StoryArt. Molduras simples, com formatos geométricos e fundos básicos com ícones pensados especialmente para personalizar as capas das histórias destacadas no perfil. Está disponível para Android e iOS e é gratuito.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_