_
_
_
_
_

Ministério Público denuncia 53 policiais suspeitos de integrar PCC

Segundo investigação, policiais libertavam suspeitos presos, informavam sobre operações e alteravam documentos para evitar prisões

Jovens traficantes.
Jovens traficantes.Felipe Dana/AP
G.A.

Um grupo de 53 policiais militares foi denunciado  pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de integrar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital. De acordo com o promotor Cláudio Henrique Bastos Giannini, eles “passaram a integrar o PCC e praticaram diversos crimes tais como: concussão, corrupção passiva, falsidade ideológica, violação de sigilo funcional, além do crime de associação ao tráfico de drogas”. A denúncia foi apresentada nesta segunda-feira e tornada pública nesta terça.

Mais informações
Homicídios no Ceará caem pela metade em plena crise de segurança
Agentes prisionais relatam ameaças ante possível transferência de líder do PCC
Brasil mais que dobra verba para segurança, mas vê escalada das facções

Dentre os denunciados estão sete sargentos e um subtenente. Todos os policiais haviam sido presos durante a Operação Ubirajara em dezembro de 2018, que mirou um esquema de corrupção envolvendo integrantes do 22º Batalhão da PM no Jardim Marajoara, zona sul da capital, e o PCC. De acordo com o MP, "o papel dos PMs dentro da organização [PCC] era não reprimir a prática do delito de tráfico, facilitá-lo, informando acerca de alguma operação policial pelo local e até mesmo alterando a verdade em documentos públicos para evitar prisões". Em troca do auxílio, os policiais cobravam uma quantia em dinheiro que podia chegar a até 50.000 reais, dependendo do volume da ajuda. “O pagamento era feito pessoalmente ao corrupto ou por interposta pessoa, quando apenas um da equipe fazia contato com o traficante negociando a propina de todos os demais policiais”, diz a denúncia. Por vezes o pagamento era feito na própria “loja”, o ponto de venda de drogas do PCC, e os policiais recebiam o dinheiro “vestindo farda da corporação e com a viatura”.

O promotor aponta que a aliança entre os PMs e o PCC foi fundamental para o sucesso da “empreitada” criminosa. “Somente com a participação dos policiais o comércio de drogas pôde ser exitoso e exercido de maneira ampla e organizado”, escreveu Giannini. O esquema foi denunciado à Corregedoria da PM, que “por meio de depoimentos, interceptações telefônicas e ações controladas autorizadas judicialmente”, comprovou a participação dos policiais no esquema.

Em uma das gravações, uma soldado da PM reclama com um dos traficantes apelidado de Revolta: “Era para pegar o meu [dinheiro] e o do Paraná [apelido de outro PM envolvido]. Só pegou o do Paraná!”. Ao que o traficante responde que “o do Paraná já mandei, se a senhora está andando com ele a senhora tem que cobrar dele”. Outra ligação aponta as negociações para o pagamento de 2.000 reais a dois soldados que liberaram um traficante preso com celular roubado. Um comparsa do preso diz durante a conversa: “Então o menino aí é gente boa, pode desalgemar ele aí pô. Aí depois se você quiser passar lá no prédio [boca de fumo], você me liga lá e a gente troca uma ideia”.

Um dos grampos aponta a irritação do traficante de nome Mathias ao ser abordado por um dos policiais do esquema cobrando propina após já ter pago outra unidade da tropa. O sargento em questão diz “nunca ter falado com ele”, ao que Mathias diz: “Então, se você nunca falou comigo, você está falando agora. Eu que pago os caras da Força Tática do plantão de hoje, sou que pago entendeu senhor?”.

A interferência de outros policiais no esquema dos PMs do 22º Batalhão se fazem notar em várias gravações. Em uma delas, o traficante afirma estar faltando dinheiro para pagar a propina: "Está devagar veínho, os caras das motos [Rocam, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas] estavam aqui até agora a pouco no bagulho,embaçando mano...".

A relação criminosa entre as partes por vezes parece por um fio. Em um dos grampo, um sargento envolvido no esquema responde à pergunta do traficante sobre quem ele era: “Eu sou o cara que você tá devendo ai mano, já cansei de falar um milhão de vezes e fazem eu ficar perdendo tempo de vir aqui, eu vou atrasar aqui tiozão”.

Para tentar driblar o monitoramento telefônico os policiais suspeitos usavam apelidos como Tio Chico, Bolado, Pastor e Habib’s. Em um dos episódios narrados na denúncia, policiais apreenderam uma mochila com drogas na casa de um traficante de nome Vinícius. Junto com a maconha e a cocaína estava o documento de identidade do criminoso e papéis com a contabilidade da facção. Para evitar que este material caísse nas mãos erradas, os traficantes e PMs negociaram: por 10.000 reais, dois soldados sumiram com o material que poderia comprometer o PCC ao registrar a apreensão na delegacia.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_