_
_
_
_
_

A luta de Davi contra Renan no Senado

Disputa entre grupos de senadores do DEM e do MDB se transforma em impasse e adia para este sábado escolha do comando do Senado. Toffoli, do STF, determina que voto será fechado, o que favorece o alagoano

Senadora Kátia Abreu tira da Mesa a pasta com o roteiro de condução da sessão do senador Davi Alcolumbre.
Senadora Kátia Abreu tira da Mesa a pasta com o roteiro de condução da sessão do senador Davi Alcolumbre.Fabio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil)

Teve de tudo – o que se imagina e o que não se imagina num Parlamento – na conturbada sessão de quase sete horas em que o Senado Federal não conseguiu eleger o seu presidente e adiou os trabalhos para a manhã deste sábado. A jornada de inauguração da nova Legislatura nesta sexta-feira teve um pretenso candidato presidindo uma sessão da qual poderia sair escolhido presidente de fato, discussões com dedos em riste, gritarias, uma senadora tomando à força uma pasta com documentos do presidente da sessão, demissão do secretário-geral da mesa diretora e nenhum consenso. “Estamos aqui parecendo com discussão em um diretório estudantil”, sintetizou Omar Aziz (PSD-AM).

Os embates ocorreram principalmente por três razões: havia impasse sobre se a votação que escolheria o comando do Senado teria voto aberto ou sigiloso; sobre quem presidiria a sessão preparatória; e sobre a possibilidade de haver segundo turno ou não na escolha. O pano de fundo é que os parlamentares estão divididos em dois grupos, os que são a favor de Renan Calheiros (MDB-AL) e os seus adversários. Renan, que quer presidir a Casa pela quinta vez, é defensor da votação fechada, onde ele teria mais chances de angariar votos. O alagoano refutava a possibilidade de Davi Alcolumbre (DEM-AP), possível candidato e um aliado do articulador político do Governo, Onyx Lorenzoni, gerenciar os trabalhos. Renan queria que José Maranhão (MDB-PB), um renanzista de carteirinha, dirigisse a sessão, por ser o parlamentar mais velho da Casa, aos 81 anos.

A batalha de Davi contra Renan foi de estratégia. Já instalado como presidente da sessão por ser integrante suplente do comando da Legislatura anterior, Alcolumbre conseguiu submeter ao plenário a decisão sobre a forma de votação, se aberta ou fechada, apesar de nem o regimento nem a Constituição Federal preverem a possibilidade de escolha aberta. Por 50 votos a 2, o plenário decidiu que os votos seriam transparentes e nominais. Ou seja, cada parlamentar teria de declarar em quem estava votando. Os que perderam, revoltaram-se com a decisão.

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) tomou uma pasta com documentos que estava diante de Alcolumbre. A partir de então, a sessão degringolou de vez. Perdido, Alcolumbre pediu para sua assessoria trazer uma cópia dos documentos. Enquanto isso, os parlamentares se revezavam no microfone reclamando da demora em definições. Tentou-se chegar a um consenso. Sem sucesso. Havia a proposta de que José Maranhão assumisse os trabalhos desde que a votação em aberto fosse mantida. Nem ele nem seus aliados entenderam que essa sugestão era adequada.

Vitória para Renan no STF

O impasse acabou adiando a decisão para a manhã deste sábado, a partir das 11h. Se muitos já avaliavam que o adiamento havia sido uma vitória tática importante de Renan, a madrugada virou o jogo de vez. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Antonio Dias Toffoli, decidiu que a eleição para a presidência do Senado será com voto fechado. Em decisão tomada às 3h45 deste sábado, o magistrado acatou o pedido feito pelos partidos MDB e Solidariedade. As legendas se queixaram, como vinham fazendo no plenário, que as decisões tomadas na noite de sexta-feira iam contra o regimento interno da Casa e contra a constituição.

Derrotada essa questão, agora o grupo de Renan deve se movimentar para derrubar uma decisão do ano passado segundo a qual não é necessário haver segundo turno, apenas ter a maioria dos votos dos presentes para ter o comando do Senado. Os cálculos desse grupo são que, se o voto for secreto, o emedebista tem chances de voltar à presidência do Senado, já que aliados teriam menos constrangimento de apoiar um político acusado na Operação Lava Jato e e identificado com a "velha política". Avaliam também que, se houver segundo turno, ele deve perder.

As chances de que a confusão prossiga são altíssimas, um mal sinal para o Governo Bolsonaro que precisa de calmaria no Congresso (na Câmara, ao menos, ganhou com folga um aliado tático, Rodrigo Maia). Houve acenos do presidente Jair Bolsonaro a Renan, mas em jogo está também o prestígio de Onyx Lorenzoni, seu principal ministro político, que aposta em Alcolumbre.

O problema maior é que, na segunda-feira, inicia-se o ano Legislativo e, por enquanto, o Congresso Nacional não tem um presidente, já que o presidente do Senado responde pela Câmara Alta e pelo Legislativo como um todo. A ver como será o segundo ato de Davi contra Renan. Até agora, apenas cinco senadores registraram oficialmente suas candidaturas: Fernando Collor (PROS-AL), Álvaro Dias (PODEMOS-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Major Olímpio (PSL-SP) e José Antônio Reguffe (Sem partido – DF). Os protagonistas, Alcolumbre e Renan, não registraram seus nomes – o que deve ocorrer no sábado. A sessão está marcada para as 11h.

Repórter Afonso Benites fala, de Brasília, sobre as escolhas das presidências da Câmara e do Senado. http://cort.as/-EQeY

Gepostet von EL PAÍS Brasil am Freitag, 1. Februar 2019

Veja análise do repórter do EL PAÍS em Brasília, Afonso Benites.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_