_
_
_
_
_
Crítica
Género de opinião que descreve, elogia ou censura, totalmente ou em parte, uma obra cultural ou de entretenimento. Deve sempre ser escrita por um expert na matéria

‘Você’, o drama tóxico que é uma obsessão

Nova droga para maratonas na Netflix não é a típica história de amor hollywoodiana

Foto promocional de 'Você'.
Foto promocional de 'Você'.Netflix
Eneko Ruiz Jiménez
Mais informações
Kevin Spacey vai responder na Justiça por abuso sexual de menor
Os vencedores do Globo de Ouro 2019
Esta não é uma série sobre Versace

Rapaz se apaixona por garota. Rapaz começa a investigar suas redes sociais para conhecê-la melhor. Mas como só vê posts-ostentação, rapaz decide procurar a casa dela e espioná-la da rua, até conhecê-la tão bem que a garota ficará imediatamente rendida a ele. Você, a nova droga para maratonas na Netflix, não é a típica história de amor hollywoodiana. Porque não é uma história de amor, e sim de obsessão – perfeita, aliás, para esta era do #MeToo.

Alguns não tardaram a descrever esta série do canal norte-americano Lifetime (onde fracassou antes de passar para a Netflix e virar fenômeno global) como um drama corriqueiro para os fins de semana, do tipo habitualmente produzido por essa emissora especializada em docudramas e relatos romantizados, os quais depois vende a preço de banana para redes internacionais. Embora em parte tenham razão, a comparação não deveria ser insultuosa por si só. Na verdade, é raro encontrar uma série qualquer que não tenha esse quê de novelesco, de drama forçado. A diferença está em como é narrada e desenvolvida.

Você, criada por Greg Berlanti (onipresente produtor de quase 20 séries hoje sendo exibidas, entre as quais Riverdale, Blindspot, Sabrina, Supergirl e Titans), apresenta reviravoltas malucas que beiram a incredulidade, tramas exageradas e um ou outro personagem-clichê. Mas, ao contrário da maioria desses telefilmes, destila um senso de humor que o torna consciente de sua estrutura e dessa voz em off incômoda, mas brincalhona, que lembra Dexter. A série baseada no livro de Caroline Kepnes tem, além disso, uma fotografia bem cuidada e convida a refletir sobre temas necessários em 2019. Não só a atitude machista do protagonista (Penn Badgley, de Gossip Girl, Margin Call), refletida de forma quase óbvia no movimento #MeToo, mas também o uso rotineiro que fazemos das redes sociais e da nossa comunicação, que extrai a pitada de assediador que todos nós temos por dentro.

Porque Você é filha de seu tempo. Infelizmente, é fácil se identificar com a paquera via Whatsapp e com a prática de investigar o crush no Facebook e Instagram. Por sorte, o que a maioria de nós faz não passa disso. Por sorte, nossa vida tampouco rende uma série. Nem mesmo um capítulo de 20 minutos.

É o espectador que deve trabalhar em não justificar o personagem, em perceber que a relação que o protagonista busca não é romântica, nem normal. Algo que se torna mais simples à medida que a série avança e aproxima cada vez mais o personagem de um sociopata mais parecido com Dexter, inclusive em seu carisma, que de Cyrano de Bergerac. O que lhe deixa tempo para explorar temas tão reais como até onde levar o amor, como algumas relações podem ser nocivas (não só as de casal) e o papel de uma luta de classes que a aproxima perigosamente de Gossip Girl. Em meio a isso, é verdade, bastante loucura, sangue e mistérios cheios de intriga. No jargão difundido na atualidade, Você é uma série sobre tudo o que hoje em dia definimos como tóxico.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_