_
_
_
_
_

Cresce na Rússia o número de nostálgicos da União Soviética

Um total de 66% dos cidadãos se diz "arrependido" do colapso da URSS, o maior porcentual em uma década, segundo pesquisa

Manifestação do Partido Comunista Russo para comemorar a Revolução de Outubro de 1917, em 7 de novembro
Manifestação do Partido Comunista Russo para comemorar a Revolução de Outubro de 1917, em 7 de novembroGetty Images

Aumenta a nostalgia na Rússia pela União Soviética. O número de russos que lamentam o colapso da URSS atingiu seu recorde na última década, de acordo com uma pesquisa do Centro Levada. No total, 66% dos cidadãos russos se declaram "arrependidos" da sua dissolução. No ano passado, a mesma pesquisa apontou que 58% sentiam de alguma forma saudade da URSS. Por muitos anos o número não ultrapassou 60%. Sociólogos e analistas apontam que a reforma do sistema de aposentadorias – que eleva a idade de se aposentar – e o medo da instabilidade econômica estão por trás do aumento dos que sentem nostalgia de um sistema que desmoronou há 27 anos.

Mais informações
Serviço secreto soviético considerou “causar guerra civil no Brasil” em 1961
A ameaça radioativa da ex-URSS continua viva
Quando a Rússia renasceu

A destruição de um sistema econômico único é a principal razão para essa nostalgia (52% dos entrevistados), também a perda de um sentido de pertencer a uma grande potência (36%) e o crescimento da desconfiança mútua (31%), segundo a pesquisa – feita com uma amostragem de cerca de 2.000 pessoas em 52 regiões do país –, divulgada no site do instituto e também publicado no jornal Vedomosti. São pessoas para as quais 1991 é uma data dolorosa, bem como a desintegração de um império que se estendia de Kaliningrado, na Europa, até Pamir, no Tajiquistão, na fronteira com a China. Um único Estado em que havia um total de 15 países. O próprio presidente russo, Vladimir Putin, chegou a dizer que a queda da URSS foi a maior catástrofe do século XX.

A maioria dos cidadãos nostálgicos têm 55 anos ou mais. "A reforma das aposentadorias se tornou um indicador que fez disparar o porcentual, já forte, entre os russos mais velhos que fazem parte ou estão perto do grupo afetado pela medida", diz a socióloga Karina Pipiya. A partir de janeiro, e progressivamente, a idade de aposentadoria será aumentada até os 65 anos para os homens e 60 para as mulheres; uma medida que provocou protestos e manifestações em todo o país e está causando mais do que um desgosto para Putin, cuja popularidade tem caído por causa disso.

"[Aqueles que lamentam a queda da União Soviética] Costumam dar como argumento para a nostalgia ideias irracionais sobre a economia forte e a prosperidade e bem-estar dos tempos soviéticos, esquecendo-se de outros problemas, como o déficit", acrescenta Pipiya via email. Também não se lembram dos tempos que se seguiram à desintegração, quando os preços dispararam e a maioria dos russos perdeu suas economias da noite para o dia.

A polarização sobre essa questão é a maior em uma década. Está aumentando a distância entre aqueles que anseiam pelos tempos soviéticos e os que claramente não desejam isso, afirmam os sociólogos do Centro Levada. E enfatizam que, nos últimos dois anos, houve um crescimento no número de jovens entre 18 e 24 anos que dizem lamentar a queda da URSS; pessoas que nunca viveram nela. A socióloga Pipiya está preocupada com os dados. Diz que a "romantização" dos tempos soviéticos se deve ao profundo desconhecimento dos jovens sobre a história russa. E que isso "pode levar à justificação da repressão stalinista, à reescrita da história ou até a que deem como garantidas as reformas democráticas".

A pesquisa do Centro Levada apurou em 2000 o maior porcentual de nostálgicos: 75% dos cidadãos se diziam “arrependidos” de que a URSS tivesse desmoronado. O mesmo ano em que o atual presidente, Vladimir Putin, venceu as eleições depois de ter ficado alguns meses como interino para suceder a Boris Yeltsin. Hoje, Putin apoia uma ideologia que volta a falar do ressurgimento do Império Russo e há anos – e ainda mais depois que a Rússia anexou a Crimeia, em 2014 – fala-se na mídia de como o país voltará a ser uma potência grande e respeitada.

O Kremlin tentou minimizar a importância da pesquisa do Centro Levada – que há meses o Governo declarou ser um 'agente estrangeiro'– e das análises dos seus dados. "Outros sociólogos dirão que as pessoas estão sempre inclinadas a idealizar retrospectivamente o que lhes aconteceu na juventude. E que pensam que tudo o que aconteceu naqueles anos, quando jovens, era melhor, mais confiável e maior", diz o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_