_
_
_
_
_

‘Não se meta com meus filhos’: movimento contra políticas de gênero na América Latina corteja Bolsonaro

Grupo de direita convoca protestos nesta quinta-feira e busca aproximação com novo presidente brasileiro para barrar projetos anti-homofobia nas escolas

O movimento Con Mis Hijos No Te Metas - CMHNTM (“Não se meta com meus filhos”, em livre tradução do espanhol) espera reunir mais de um milhão de pessoas em manifestações previstas para esta quinta-feira em cidades da Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru. As reivindicações se assemelham às do Escola sem Partido, que denuncia a existência de uma suposta “ideologia de gênero” no sistema de ensino brasileiro. “A favor da família e pelo direito dos pais de educarem seus filhos”, prega o manifesto de convocação dos protestos.

Manifestantes do CMHNTM em protesto no Peru.
Manifestantes do CMHNTM em protesto no Peru.Divulgação
Mais informações
‘Vouchers’, ensino à distância e universidade paga, os planos na mesa de Bolsonaro
“Lamento leituras equivocadas. Não é o Governo que manda no Enem”
Os recados do STF a Bolsonaro sobre “autoritarismo” e Escola sem Partido
Vale mais defenestrar o ‘kit gay’ ou proteger crianças do abuso sexual?

Com o intuito de estender seu alcance ao Brasil, as lideranças do grupo já articulam uma aproximação com o presidente eleito Jair Bolsonaro, visando a atuação conjunta em oposição às políticas de discussão de gênero por todo o continente. O primeiro contato foi estabelecido por meio de parlamentares que integram a bancada da bíblia no Congresso Nacional. Havia a intenção de que o ex-capitão do Exército gravasse um vídeo em apoio às manifestações de 15 de novembro, mas, alegando indisponibilidade na agenda por causa da composição de ministérios do novo Governo, a equipe de transição preferiu adiar conversas, sem deixar de expor a simpatia do alto escalão bolsonarista às bandeiras levantadas pelo movimento.

No mesmo dia em que Bolsonaro foi eleito, o CMHNTM organizou seu primeiro protesto na Argentina e fez questão de exaltar nas redes sociais a vitória de um chefe de Estado alinhado a seus interesses. “O povo brasileiro luta pela verdade, a vida e a família”, parabenizou o grupo com o tradicional bordão de ordem “Gênero nunca mais”. Em que pese a ascensão de outros líderes de direita na América do Sul, como Sebastián Piñera, no Chile, e Mario Abdo Benítez, no Paraguai, Bolsonaro é visto como potencial líder de uma frente conservadora, no que diz respeito aos costumes, por reproduzir em seus discursos muitas vezes homofóbicos a acusação de “doutrinação de esquerda” nas escolas. “Se for necessário, estamos dispostos a dar a vida para proteger a dignidade dos nossos filhos”, afirma Nancy García, uma das coordenadoras do CMHNTM na Argentina. “Eles não são propriedades do Estado.”

Idealizado no Peru, o movimento surgiu no fim de 2016 como uma resposta de lideranças religiosas, conservadoras e fujimoristas à proposta do governo Pedro Pablo Kuczynski de introduzir no currículo escolar o enfoque de igualdade de gênero. Com adesão nas ruas, o grupo contribuiu não só para brecar o projeto na Justiça, como também para derrubar dois ministros da Educação favoráveis ao tema —Jaime Saavedra e Marilú Martens. As polêmicas se parecem com as despertadas pelo Escola sem Partido. Enquanto seus entusiastas no Brasil, incluindo a família Bolsonaro, apelidaram o projeto Escola sem Homofobia de “kit gay” e atribuíram ao MEC a imposição de um livro didático que jamais chegou a ser adotado nas escolas na época da gestão de Fernando Haddad no ministério, no Peru o integrantes do CMHNTM se mostraram chocados com um guia sobre educação sexual voltado para professores do ensino básico e elaborado pelo governo que apresentava ilustrações de meninos com roupas rosas e meninas jogando futebol, além de um conto que reeditava a história de Chapeuzinho Vermelho tendo um garoto como protagonista.

Para o movimento, as propostas associadas à equidade de gênero “menosprezam a capacidade natural da mulher para competir em igualdade de condições com o homem”. Um dos porta-vozes do grupo afirma publicamente que discursos homofóbicos não devem ser censurados nem reprimidos, sob o pretexto da livre manifestação de pensamento. Argumentos que unem de pastores evangélicos a associações de advogados antiabortistas. “O Estado tenta camuflar a ideologia de gênero nas escolas usando o termo enfoque de gênero. Isso tem a ver com a aceitação de mais de cem gêneros diferentes, não com igualdade entre homens e mulheres. Respeitamos os homossexuais, mas condenamos a imposição desses temas na educação dos nossos filhos”, diz o pastor Sandro Mariluz em um dos vídeos de convocação para a marcha.

Marcha do movimento na Argentina.
Marcha do movimento na Argentina.Divulgação

Nesta quarta-feira, o CMHNTM comemorou o projeto de lei apresentado pela bancada ligada a Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, que pretende excluir de qualquer política pública os termos “enfoque de igualdade de gênero”, “expressão de gênero” e “violência de gênero”. Parlamentares religiosos também estão mobilizados contra o plano do atual presidente Martín Vizcarra de, enfim, levar adiante o projeto de combate à homofobia nas escolas. “É difícil debater com quem diz ‘não quero que homossexualizem meus filhos’. Como pessoas que utilizam retóricas tão infundadas podem interferir na educação e no currículo escolar?”, afirmou o ex-ministro Jaime Saavedra logo depois de sua destituição do cargo, em 2016.

Além de Peru e Argentina, o movimento já fincou raízes na Bolívia, Chile, Equador e Paraguai, onde o ministério da Educação vetou materiais com enfoque de gênero para professores, e começa a expandir tentáculos em países caribenhos e da América Central. Panamá e El Salvador, por exemplo, registraram seus primeiros protestos no início deste mês. Na Colômbia, o principal alvo é a Federação Colombiana de Trabalhadores da Educação (Fecode), que defende políticas de inclusão e igualdade de gênero. No Brasil, projetos atrelados ao Escola sem Partido geraram bate-bocas entre deputados no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de São Paulo esta semana. Na última segunda-feira, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), editou um decreto para resguardar as liberdades de expressão e opinião dos professores em escolas do estado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_