_
_
_
_
_

Júri considera culpado brasileiro que matou e esquartejou a própria família na Espanha

Promotoria pede prisão permanente para Patrick Nogueira por assassinar seus dois tios e dois primos

J. J. Gálvez

Só foi preciso esperar um dia pela decisão. Isolados para deliberar desde o meio-dia (hora da Espanha) de sexta-feira, os nove membros de um júri espanhol anunciaram na noite de sábado seu veredito sobre o brasileiro Patrick Nogueira, que matou e esquartejou seus tios e primos, em agosto de 2016, na cidade de Pioz. Uma sentença que tornaram público após as oito horas da noite (16h de Brasília). “Culpado”, disse em voz alta o porta-voz de um tribunal que também descartou que o jovem de 21 anos tenha um dano cerebral que o impeça de se controlar e o leva a matar, como defendeu sua advogada durante todo o julgamento.

Patrick Nogueira durante uma das sessões do julgamento.
Patrick Nogueira durante uma das sessões do julgamento.EUROPA PRESS

O julgamento contra Nogueira começou em 25 de outubro e se prolongou até o dia 31. Mais de meia centena de testemunhas, peritos e guardas civis passou por uma sala de depoimentos da Audiência (tribunal) Provincial de Guadalajara onde foram esquadrinhados os detalhes de um dos “crimes mais pavorosos, horríveis e terríveis” cometidos na Espanha, de acordo com a promotoria. Os guardas civis e os forenses judiciais aproveitaram suas falas para desmontar as duas principais teses da defesa. Segundo suas exposições, o acusado não colaborou para a resolução do crime — somente se entregou quando se viu encurralado, frisaram — e não possui nenhum dano cerebral que predetermine sua conduta e o impeça de se controlar.

Mais informações
Os detalhes do massacre da família brasileira na Espanha
Papéis militares revelam espionagem na Espanha franquista
Traficante mais procurado da Espanha reaparece em clipe de reguetón

Apesar desses reveses, a advogada do assassino confesso, Barbara Royo, persistiu até o último dia em sua teoria do “cérebro doente”. Mas somente os três peritos que ela trouxe para depor — um médico, um psicólogo e um psiquiatra — avalizaram sua versão tendo como base uma imagem neural de Nogueira. “Negar em pleno século XXI a relação entre dano cerebral e conduta é retroceder ao [século] XIX”, afirmou a advogada de defesa, que apresentou como um “feito” que pela “primeira vez” tenha sido aceito nos tribunais espanhóis esse tipo de prova médica para tentar demonstrar que o acusado cometeu o crime levado pelo dano cerebral que supostamente sofre. Um argumento que a acusação chamou de “engano” e que o ministério público também recusou: “A defesa quer fazer uma experiência com os senhores com essa teoria [inédita na Espanha]”, alertou o promotor ao júri.

Depois de divulgada a sentença, a promotoria e a acusação reiteraram seu pedido para que Nogueira receba a prisão permanente revisável — pena máxima que existe no Código Penal da Espanha. A defesa pediu, por outro lado, uma pena de encarceramento durante 40 anos.

O crime de Pioz chocou em 2016 esse município espanhol de apenas 3.500 habitantes. Em 17 de agosto daquele ano, o jovem brasileiro foi até o chalé em que viviam seus tios Marcos e Janaína e seus primos Maria Carolina e David, de quatro e um ano, respectivamente. Após almoçar com sua tia e as duas crianças, os matou. Depois, aguardou durante horas a chegada de seu tio do trabalho e o esfaqueou após este atravessar a porta. Um crime que narrou ao vivo por WhatsApp a seu amigo Marvin. Contou a ele como esquartejou os adultos e colocou os quatro corpos em sacos de lixo, que fechou com fita adesiva. Depois, abandonou os cadáveres, que só foram encontrados um mês depois.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_