_
_
_
_
_

As estrelas literárias sem firmamento na África

Eclosão de escritores da África subsaariana contrasta com a situação material do setor editorial na região

Carles Geli
Da esquerda para a direita, Chimamanda Ngozi Adichie, NoViolet Bulawayo e Nnedi Okorafor, vistas por Fernardo Vicente.
Da esquerda para a direita, Chimamanda Ngozi Adichie, NoViolet Bulawayo e Nnedi Okorafor, vistas por Fernardo Vicente.
Mais informações
Chimamanda Ngozi Adichie: “Nossa época obriga a tomar partido”
Franco Bordino: “Hoje só os poetas leem poesia”

“Não podemos entender o mundo se continuarmos fingindo que uma pequena fração é representativa do mundo inteiro (...). As histórias devem olhar o mundo cara a cara: é a hora de dizer que a superioridade econômica não significa superioridade moral. É a hora dos novos narradores”, disse a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, paradigma da rutilante voz literária e de pensamento que emerge imparável da África Subsaariana, na sua palestra de abertura da 70ª Feira do Livro de Frankfurt, há 15 dias. A indústria dá a razão à autora de Americanah e Sejamos Todos Feministas. O grande evento mundial do setor editorial promoveu, sob uma significativa epígrafe bilíngue — Lettres d'Afrique: Changing de Narrative — cerca de 20 atos nos quais 34 palestrantes de 19 países, do Benin e Burundi ao Togo e Zimbábue, dissecaram a situação do livro em sua região. Já há uma mina a céu aberto por lá. Mas a esquizofrenia é total. Enquanto no estande da magnífica editora francesa Editions du Seuil luzia uma foto gigante do congolês Alain Mabanckou como sua grande aposta para a rentrée literária, no fórum se constatavam os problemas dos editores subsaarianos para encontrar (e pagar) o papel para os seus livros.

Sair da prateleira

“Contam histórias universais, da família à guerra, da maternidade ao genocídio, do amor à angústia vital ou da morte, mas com o sedimento de uma poética nascida da tradição oral que agora já se consolidou na escrita, ao passar pelo conhecimento, a leitura e a prática de uma tradição escrita ocidental por parte de autores que se formaram nos EUA ou na Europa; e isso lhes deu uma potência literária da qual antes seu relato carecia”, observa Anna Soler-Pont, graduada em Filologia Árabe, que há 26 anos criou a agência literária Pontas com o intuito de divulgar autores africanos no Ocidente. “Logo tive que deixar isso de lado e ampliar o âmbito, porque não havia demanda, era risco puro: os editores não os queriam; os números é que mandam”, diz. Hoje ela conta com uma dezena desses autores, três dos quais (a ganesa Ayesha Harruna Attah, a sul-africana Kopano Matlwa e a nigeriana Minna Salami) integrarão a antologia New Daughters of Africa, a ser lançada em março próximo nos EUA, herdeira da seminal Daughters of Africa (Virago), de 1992, e que reúne tanto as grandes vozes do continente como da diáspora intelectual.

“As editoras ocidentais só publicam valores seguros, que usam uma das quatro línguas coloniais — inglês, francês, português ou espanhol —, quando o patrimônio africano oral e escrito e, portanto, sua cosmovisão, é muito vasto; há vozes em língua iorubá, por exemplo, mas, claro, vivem numa diáspora entre a Nigéria, Togo, Benin, Somália... o que torna difícil o seu conhecimento”, diz Raphael Thierry, da plataforma EditAfrica e um dos dinamizadores do fórum de Frankfurt. Não há muitas cifras de nada, e tampouco são seguras, mas calcula-se em cerca de 2.000 as línguas faladas no continente. Thierry aponta ainda uma “certa lógica colonial” no trato editorial do Norte com relação à África Subsaariana: “Os anglo-saxões, como a Penguin Random House e a Pan Macmillan, têm filiais em alguns países, como a África do Sul; os franceses são mais verticais e centralizam tudo em Paris, mas em ambos os casos a estratégia é vender principalmente seus autores ocidentais às nascentes classes médias africanas”. Soler-Pont matiza. “Pela primeira vez, o processo está sendo revertido; trata-se de consolidar e normalizar a literatura subsaariana; por enquanto, principalmente com escritores que usam as línguas coloniais, o resto demorará um pouco mais; aqui o importante é que já não fiquem mais numa pequena prateleira que diga ‘Literatura africana’, e sim ‘Literatura’, apenas.”

Um papel muito frágil

“Presta-se atenção aos autores, mas nunca à indústria”, lamenta-se Thierry. É que a cadeia do livro é frágil na África. “É difícil ter acesso ao papel, porque é muito caro, tanto fabricá-lo como trazê-lo”, explica o doutor em literatura e civilizações comparadas. Isso por si só já dificulta as grandes tiragens, limitadas também pelo mercado, pequeno por razões culturais e econômicas. A consequência é que boa parte dos editores africanos costuma fazer duas versões de cada livro: uma mais econômica, com capas moles e muitas vezes grampeada, e outras coladas, parecidas com as ocidentais mais modestas. A distribuição é uma tortura: “É difícil por falta de infraestrutura terrestre em países muito grandes; costuma ser de avião, e isso encarece”, esclarece Thierry. As livrarias são escassas e muito peculiares. As de Camarões dão uma noção: 55% são das chamadas “de poteau” (sebos), em alguns casos ambulantes; 28% são pequenas papelarias com um pouco de livros; 10%, bancas de jornal, e só 7% são livrarias profissionais.

“As diferenças entre países são notáveis, e dentro de cada um, entre o campo e a cidade, também; a África do Sul é o mais parecido a um país ocidental, e a Nigéria, por exemplo, cresce exponencialmente, mas é muito desigual. Em Lagos, antiga capital, vê-se essa classe média nascida com a indústria do petróleo, que enviou seus filhos para estudarem no exterior e que é a que compra livros; e isso contrasta com o campo, onde não há livrarias nem bibliotecas…”, descreve Soler-Pont. Há alguns meses, esteve no Open Book Festival da Cidade do Cabo, na África do Sul, país com 2 dos 14 grandes festivais literários de todo o continente, que são apenas uma dúzia, excluindo-se os países árabes norte-africanos. A África do Sul também concentra 25% das 12 feiras do livro. A Open Book é muito jovem: a primeira edição é de 2011, e não chega a uma centena de atrações (a de Frankfurt, cada vez mais um festival, tem mais de 4.000). Soler-Pont deparou-se com escassas agências literárias: “Nativas, há poucas; a maioria de autores está com agentes de Nova York ou Londres, mas uma boa parte não quer ser representada pela metrópole colonial”, aponta. Ainda assim, a África do Sul é a segunda potência editorial do continente, atrás do Egito; a terceira é a Nigéria. Quênia, Uganda, Etiópia e Zimbábue fechariam o ranking dos dez primeiros, atrás dos árabes Marrocos, Tunísia e Argélia.

Analfabetismo e celulares

O drama do livro na África Subsaariana é o analfabetismo: a região tem a menor taxa de alfabetização do mundo, junto com o Sudeste Asiático. A média é de 65%, com uma notável diferença entre homens (72%) e mulheres (57%). Entre os jovens, as cifras melhoram: 75% no total, e só sete pontos de diferença entre meninos (79%) e meninas (72%). Em 16 países da região, segundo a Unesco, o analfabetismo alcança metade da população. A pirâmide etária, muito jovem, permite ao setor crescer pela via da literatura infanto-juvenil e pelos livros didáticos. Thierry alerta: “O livro educativo permite ao editor africano sobreviver, mas esse mercado, em boa parte por problemas materiais, está dominado em 80% pelas editoras norte-americanas, francesas e canadenses; é uma nova colonização”. O único oásis é proporcionado pelas universidades: têm algumas bibliotecas, seus departamentos mantêm contato com suas homólogas internacionais difundindo as novas vozes literárias de seus países, e possuem um bom serviço de internet. Porque o livro eletrônico também vai devagar: A NENA (Nouvelles Editions Numeriques Africaines), que foi criada há uma década no Senegal e reúne 35 editores de diferentes países africanos, tem um catálogo de apenas 1.100 títulos. Duplo problema: as redes de telefonia celular são lentas (só agora o wi-fi começa a se generalizar em Camarões, Senegal e República Democrática do Congo) e há medo da pirataria: uma vez decidida a digitalização de um título, a média para iniciar o processo é de 18 meses, admite o diretor-geral da NENA, Marc-André Ledoux. Ou seja, a esperança de pular etapas (distribuição, livrarias…) graças à tecnologia não será algo tão imediato.

“Você acredita numa África dos livros? Nós também”, diz o anúncio que a congolesa OAPE (Observatoire Africain de Professionals de l’Edition) inseriu há três meses no segundo número da revista mensal Publishers & Books, dedicada ao setor na África. Talvez por isso, apesar de tudo, Chimamanda Ngozi Adichie já virou leitura do ensino médio na Suécia.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_