_
_
_
_
_

Cresce pressão para que Trump cobre resposta da Arábia Saudita sobre sumiço de jornalista na Turquia

Presidente enviou seu secretário de Estado, Mike Pompeo, a Riad e sugeriu que um grupo de capangas pode ter matado o repórter

Trump fala com a imprensa nesta segunda-feira na Casa Branca
Trump fala com a imprensa nesta segunda-feira na Casa BrancaMANDEL NGAN (AFP)
Mais informações
Trump ameaça “punição severa” se Riad estiver por trás de sumiço de jornalista
Turquia tem provas do assassinato de jornalista saudita
Um Apple Watch, um jato particular e alguns vídeos: as últimas pistas sobre o jornalista Jamal Khashoggi

O presidente norte-americano, Donald Trump, elevou nesta segunda-feira, 15, a pressão sobre a Arábia Saudita pelo desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi, supostamente assassinado após visitar o consulado saudita em Istambul, no último dia 2. Em um esforço para controlar uma crise diplomática latente, Trump enviou seu secretário de Estado, Mike Pompeo, a Riad e sugeriu que um grupo de capangas pode ter matado o repórter, que era crítico à monarquia autoritária e fugiu no ano passado para os EUA, temendo por sua segurança no país árabe. O presidente especulou que os assassinos poderiam ter agido por iniciativa própria, o que daria um argumento de defesa a Riad, que negou taxativamente ter conhecimento sobre o paradeiro de Khashoggi.

Trump falou por telefone com o rei Salman, que negou “firmemente” saber o que aconteceu com Khashoggi. Perguntado por jornalistas na Casa Branca sobre o que o monarca lhe disse, o presidente respondeu: “Ele não sabia realmente. Talvez, não quero entrar na sua cabeça, mas para mim soou que talvez possam ter sido assassinos sem escrúpulos. Quero dizer, sabe-se lá”.

A Turquia afirma ter provas de que Khashoggi foi assassinado e esquartejado depois de comparecer ao consulado saudita para realizar um trâmite matrimonial. A Arábia Saudita nega, mas praticamente não deu explicações sobre onde está o repórter, que era colunista do The Washington Post. Segundo esse jornal, os EUA interceptaram conversas de funcionários sauditas relatando que o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman ordenou a preparação de uma armadilha contra Khashoggi com o objetivo de detê-lo e levá-lo à Arábia Saudita. Washington suspeita que a operação, executada por uma equipe de 15 pessoas deslocadas a Istambul, não foi executada como estava previsto.

Trump se mostrou muito cauteloso na semana passada sobre o desaparecimento de Khashoggi. Limitou-se a anunciar que os EUA participariam das investigações e que queria esclarecer o caso. Mas ele recusa a crescente pressão do Congresso pela imposição de sanções ao reino, alegando que restringir a venda de armas ao reino seria contraproducente e qualificando como “excelentes” as relações com Riad, a primeira capital que ele visitou como presidente.

Entretanto, numa entrevista no fim de semana, Trump ameaçou pela primeira vez impor um “castigo severo” à Arábia Saudita se ela for responsável pela morte do jornalista. Numa reação incomum entre aliados, Riad respondeu que contra-atacaria com uma “maior ação” e recordou aos EUA sua importância geopolítica e energética.

O caso Khashoggi é cada vez mais incômodo para Trump, que se mostrou muito crítico com a imprensa e deixou em um distante segundo plano o respeito pelos direitos humanos no mundo. “A Administração tem um problema profundo porque respaldou completamente MBS [as iniciais do herdeiro saudita]”, diz por e-mail Bruce Riedel, que foi assessor para o Oriente Médio dos últimos quatro presidentes norte-americanos e trabalhou por 30 anos na CIA. “Pompeo está numa missão para tentar salvar essa relação crucial”, acrescenta.

O presidente, e em especial seu genro e assessor, Jared Kushner, estimularam a ascensão de Mohamed bin Salman, que administra o dia a dia do reino, e reforçaram a relação com a Arábia Saudita por ser um contrapeso ao Irã, reforçando-a como o principal aliado dos EUA no mundo árabe. Agora, entretanto, Trump teme acabar salpicado por uma possível execução extrajudicial macabra por parte de um sócio próximo

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_