_
_
_
_
_

Anatomia de uma legalização

A venda livre de maconha no Uruguai é um sucesso obscurecido por dificuldades imprevistas, como o veto dos bancos às farmácias que vendem

Enric González
Trabalhadoras pesam maconha na fazenda Libertad.
Trabalhadoras pesam maconha na fazenda Libertad.SANTIAGO ROVELLA
Mais informações
Futuro Governo do México proporá descriminalização das drogas à ONU
EUA autorizam o primeiro medicamento feito a partir da maconha
Governo Trump fracassa ao tentar frear a legalização da maconha

O Uruguai foi o país pioneiro na legalização da maconha. Desde julho de 2017, o Ministério da Saúde Pública vende em farmácias saquinhos de cinco gramas ao preço módico de 200 pesos, cerca de 25 reais. Não aumentou o número de dependentes nem houve incidentes, os consumidores estão satisfeitos e a opinião pública é cada vez mais favorável. Tudo vai bem. Mas há fenômenos paradoxais: o mercado clandestino persiste, a indústria derivada da cannabis não decola e aparecem surtos especulativos.

“É boa, fraquinha, mas boa”, diz um rapaz que fuma um baseado matutino na avenida de Francia, em pleno calçadão da orla de Montevidéu. Comprou a maconha em uma farmácia e teve de ficar na fila. Não por haver avalanches de consumidores, mas porque apenas 17 das quase mil farmácias uruguaias oferecem a erva. Nada a ver com objeções de consciência, mas com a pressão dos bancos. “Acreditávamos em nossa soberania e não calculamos bem esse fator”, reconhece Augusto Vitale, psicólogo, ex-presidente do Instituto de Regulamentação e Controle da Cannabis, e um dos principais artífices da legalização. “Não contamos com o Terrorist Act norte-americano nem com as regulamentações da ONU”. O fato é que os bancos se negam a trabalhar com quem esteja relacionado à maconha, temendo sanções no exterior, e isso complica a vida dos farmacêuticos. E dos produtores. E das empresas que querem desenvolver medicamentos, cosméticos, alimentos e tecidos a partir da planta.

Curiosamente, agora que a maconha é legal, tornou-se necessário criar redes de empresas que servem como fachada para ocultar o negócio, pelo menos diante dos bancos. “A iminente legalização em um país grande como o Canadá talvez relaxe o proibicionismo e alivie esses problemas”, comenta Vitale.

As dificuldades não vêm só do setor financeiro. Também há entraves políticos. Para o atual presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, médico de profissão, a maconha é algo perigoso. Assim como para o Ministério da Saúde Pública. Com o presidente anterior, o carismático Pepe Mujica, a cannabis era questão prioritária. Agora é o contrário. O Governo prefere manter o assunto sob um manto de discrição e um porta-voz da presidência declinou de fazer comentários a este jornal. Regularizada a venda para uso recreativo, o desenvolvimento da indústria está parado por falta de marco legal. Os usos medicinais, o autêntico negócio para o setor privado e os cofres públicos, não avançam.

“Saímos na frente e se não acelerarmos nos próximos anos, vamos perder essa vantagem diante de empresas do Canadá, Zimbábue, Lesoto, Portugal, Colômbia e talvez México”, diz Eduardo Blasina, respeitado empresário e especialista em questões agrárias. Blasina foi acionista da Symbiosis, uma das duas empresas que receberam licença estatal para o cultivo de maconha. Não é mais. Seu grupo empresarial continua apostando nos produtos da cannabis, apesar de, segundo ele, “parecer mais fácil vendê-los em qualquer cidade alemã do que em Montevidéu”.

Até o Chile, um país proibicionista, está na frente do Uruguai na medicina canábica. Nesse sentido pesa uma questão burocrática: o Governo uruguaio exige, para aprovar um produto, que passe por todos os trâmites experimentais exigidos de qualquer medicamento. Isso pode levar uma década. Em outros países, a aprovação de óleos e pomadas derivados da maconha, como o cannabiol, eficaz contra dores crônicas e complemento aos tratamentos oncológicos, exige menos verificações. A diferença tem sua explicação: no Uruguai, o Ministério de Saúde Pública é corresponsável, com o fabricante, por qualquer efeito danoso de um medicamento.

“Há muitas queixas e parece que esquecemos o essencial: que a legalização funciona e que as coisas avançam”. Juan Baz foi um dos ativistas que convenceram Pepe Mujica —“sobretudo sua esposa, Lucía”, destaca— de que a lei fosse criada. Agora é a voz da sensatez. A maconha nas farmácias não é muito potente? “Normal”, explica Baz. “Ninguém quer que um moleque sem experiência compre um saquinho na farmácia e acabe com lipotimia. Nós, fumantes veteranos, usamos erva com um THC (componente psicoativo) superior a 12%, e obtemos isso com o autocultivo ou em clubes”. Baz se tornou empreendedor, mantém convênios de pesquisa com o Instituto Pasteur de Paris e lançou um projeto para desenvolver uma indústria do setor no interior do país.

O empresário Eduardo Blasina, em uma plantação de maconha.
O empresário Eduardo Blasina, em uma plantação de maconha.PABLO BIELLI ROVÉS

Os clubes admitem até 45 sócios e proporcionam até 480 gramas anuais para cada um. Mas, como as farmácias, não podem vender a estrangeiros. E o Uruguai é um país turístico. A demanda externa é um dos fatores que mantém o mercado clandestino, que já não é tão obscuro quanto antes, no sentido de que carece de relação com a violência e os grupos de narcotraficantes, mas é no mínimo cinzento. Pouco mais de um terço dos consumidores uruguaios estão registrados em farmácias ou clubes. O restante continua nesse limbo.

“Falamos de maconha legal distribuída ilegalmente”, precisa o sociólogo Sebastián Aguiar, da Faculdade de Ciências Sociais, que monitora o funcionamento da legalização. Aguiar destaca que desapareceu do mercado o adulteradíssimo “prensado paraguay” que se consumia antes; faz notar que em 2017, pela primeira vez, a maioria da população respaldou a venda livre (44% a favor, 42% contra, com 90% a favor do uso medicinal) e coloca em dúvida as pesquisas que indicam um aumento do consumo: talvez o que tenha aumentado com a legalização, sugere, é a sinceridade dos pesquisados.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_