_
_
_
_
_
Donald Trump
Opinião
Texto em que o autor defende ideias e chega a conclusões basadas na sua interpretação dos fatos e dados ao seu dispor

Trump é fascista?

Presidente não tem a coerência intelectual e ideológica para ser chamado dessa forma

Joaquín Estefanía
Donald Trump na Casa Branca.
Donald Trump na Casa Branca.Susan Walsh (AP)
Mais informações
Estados Unidos darão 20 milhões de dólares ao México para acelerar deportação de imigrantes
EUA ameaçam juízes do Tribunal de Haia para evitar investigação sobre crimes de guerra

Na conversa política reproduzida agora em todo o mundo foi introduzido um detalhe permanente diante das ideias e práticas adotadas pelo presidente dos EUA desde que chegou à Casa Branca: Donald Trump é fascista? Existe uma divisão entre os que acham que sim e, portanto, admitem uma coerência intelectual e ideológica no mandatário republicano, e os que só o consideram um personagem vulgar com ideias ultradireitistas e supremacistas, que banalizam o conceito histórico do fascismo. Não é a mesma coisa: no primeiro caso ele é denominado fascista como uma descrição, enquanto no segundo é feito como um insulto. Também existem os que acham que essa é uma polêmica estéril e que para Trump é preciso aplicar o princípio de parcimônia conhecido como a navalha de Ockham: a explicação mais simples é provavelmente a explicação correta.

Em um de seus últimos números, a revista britânica Prospect dedica um de seus tradicionais duelos a dois intelectuais que mantêm essa discussão. O que acredita que Trump está associado ao fascismo começa explicando que seu lema “América primeiro” foi utilizado antes por alguns dos pequenos grupos fascistas e criptofascistas que apareceram nos EUA nas décadas dos anos trinta e quarenta.

É um personagem autoritário e demagogo, mas não um fascista estritamente falando

Em seu fantástico romance Complô Contra a América, Philip Roth conta como em 1940 um aviador iletrado, isolacionista e antissemita ganha as eleições presidenciais de Franklin Delano Roosevelt, o democrata vencedor da Grande Depressão. A “era Lindbergh” começou nos EUA. Charles Lindbergh, um herói que cruzou de avião o Oceano Atlântico pela primeira vez sem escalas, era o porta-voz de um comitê chamado “Estados Unidos primeiro” e manifestou amplamente suas simpatias por Adolf Hitler. O intelectual que desenvolve a ideia de que é muito rígido chamar Trump de fascista afirma que possivelmente o presidente não conhecia esses precedentes e utilizou seu lema somente como símbolo de seu patriotismo, que contagiou seus seguidores, em que a maioria não conhece a história.

O supremacismo branco, o tratamento à mulher, os traços de racismo, a qualificação da imprensa como “inimiga do povo”, o tratamento cruel aos imigrantes e a separação de seus filhos na fronteira, a insensibilidade diante do sofrimento dos mais fracos, suas políticas às vezes contraditórias e inconsistentes, a negação à mudança climática, sua neutralidade diante dos distúrbios de Charlottesville (um grupo de extrema-direita desfilando com tochas acesas que atacou os manifestantes contrários, defensores dos direitos civis, causando por volta de trinta feridos e uma morte). Trump condenou esses acontecimentos, mas sem apontar a principal responsabilidade por parte dos supremacistas e sim dividindo implicitamente as culpas entre eles e os manifestantes contrários. Tudo isso são sintomas de um personagem autoritário e demagogo, mas não de um fascista estritamente falando.

O fascismo é uma ideologia fechada e um movimento político de caráter totalitário e antidemocrático que teve presença muito maior na Europa do que nos EUA, onde uma grande parte da população manifesta desinteresse e até mesmo repúdio às ideologias compactas, exemplificado na ambiguidade com que em muitas ocasiões os partidos Democrata e Republicano são diferenciados.

O fascismo tem um significado preciso, com ideias, estética e um regime específico, ainda que com o passar do tempo tenha se degradado e utilizado na linguagem cotidiana como mais um insulto, o que funciona muito bem. Trump é um personagem arbitrário e xenófobo com péssima reputação, mas chamá-lo de fascista seria dar-lhe uma coerência que não possui. Ainda que quem o descreve dessa forma supõe que chamar um fascista de fascista serve para identificar imediatamente suas ações, antes que elas possam se fundir até o fundo desse conceito político. A Administração de Trump ganhou sozinha, desde o começo de seu mandato, seu papel de herdeira dos piores instintos e ações da história norte-americana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_