_
_
_
_
_

O melhor jogador do mundo encerra sua carreira entre cãezinhos gigantes

Longa ‘Diamantino’ mescla humor com ficção científica, a partir de um caricato jogador de futebol, para tentar jogar luz sobre temas da atualidade

Carloto Cotta em cena de 'Diamantino'.
Carloto Cotta em cena de 'Diamantino'.
Marina Rossi
Mais informações
Quando Che Guevara usou salto
Ouça Eduardo Galeano
Gonzalo Justiniano: “Tem gente que tem medo da memória”

Diamantino (Carloto Cotta) é o melhor jogador do mundo. Craque da Seleção de Portugal, ele erra uma cobrança de pênalti no final da Copa do Mundo na Rússia e cai em desgraça. No auge da própria miséria, se dá por conta da existência de refugiados na Europa e decide adotar uma criança africana para dar algum sentido à sua vida. Junto a isso, torna-se o garoto-propaganda da campanha independentista pró-saída de Portugal da União Europeia. Esse é o enredo surreal de Diamantino (2018), vencedor da Semana da Crítica do festival de Cannes deste ano, e melhor montagem no 28º Cine Ceará, em Fortaleza.

Entre os gramados e um barco de refugiados em alto-mar, Diamantino, um egocêntrico jogador, tem delírios com cachorrinhos gigantes em meio a nuvens rosadas, é maltratado pelas irmãs gêmeas que controlam seu dinheiro, e vira alvo de um experimento científico que acaba modificando seu próprio corpo.

O roteiro de Diamantino, longa luso-brasileiro de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, tem como protagonista uma caricatura nada discreta do jogador português Cristiano Ronaldo. Ou de qualquer outro jogador de futebol de sucesso, que chora em campo, cai demasiadamente durante o jogo, tem o pai como administrador da carreira, e pode, por exemplo, lembrar Neymar. Por meio das bizarrices e exageros, o longa tenta trazer ao debate questões como a dos refugiados – que o protagonista, surpreso com a descoberta, chama de “fugiadinhos” – a xenofobia, corrupção, clonagem, a crise financeira e o Brexit.

Mas, ao trazer ao debate tantas questões latentes ao mesmo tempo, o filme acaba não se aprofundando em nenhuma delas. Sobre isso, o produtor Daniel van Hoogstraten diz que foi proposital. “É um risco tratar de temas tão importantes, de forma tão rápida”, reconhece. “Mas a ideia é trazer temas caros para nós para jogar luz sobre eles e levantar o debate”, afirma. Na trama, que inclui tons policiais, romance e comédia, o jogador Diamantino, que narra o filme todo com um doce sotaque açoriano, adota seu “fugiadinho”, que na verdade é uma mulher espiã (Cleonise Tavares), e ele não percebe. O humor é explorado por meio da inocência, ingenuidade e falta de inteligência do jogador, elementos que criam uma simpatia por parte do público.

Questionado se Cristiano Ronaldo, o jogador-inspiração, assistiu ao filme, o produtor afirmou que acredita que não. "Nós não enviamos a ele", disse, após a exibição em Fortaleza. "Mas esperamos que ele assista e se divirta". Diamantino estreia em Portugal em novembro e chega às salas brasileiras no dia 3 de janeiro do ano que vem.

A repórter viajou a convite do Cine Ceará.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_