_
_
_
_
_

Demi Lovato ou a maldição da garota Disney

A artista, treinada nos canais e programas da empresa, está se recuperando de uma suposta overdose em um hospital em Los Angeles. O que acontece na Disney para que quase todas as suas estrelas infantis sejam chamadas a experimentar dramas pessoais?

Demi Lovato em show no Rock in Rio Lisboa em junho passado.
Demi Lovato em show no Rock in Rio Lisboa em junho passado. GETTY

Demi Lovato (25 anos). A estrela da Disney Cannel, que chegou à fama em plena adolescência quando estrelou Camp Rock, está há anos lutando contra a dependência de drogas e álcool. Depois de uma possível overdose de heroína, segundo afirma o portal TMZ, a artista se recupera em um hospital de Los Angeles. Sua vida sempre foi marcada por altos e baixos e problemas de saúde: ela foi diagnosticada com transtorno bipolar e sofria de bulimia. Nos últimos tempos tem se esforçado para dar maior visibilidade a doenças mentais e não hesitou em admitir que, no início da vida adulta, “não era capaz de ficar sóbria. Ou estava drogada ou pensando em drogas”. Depois de passar pela reabilitação, a cantora ficou longe do vício por algum tempo, mas há algumas semanas admitiu que havia tido uma recaída. Ela não é a única garota Disney a sofrer com esses problemas.

Selena Gómez.
Selena Gómez.GETTY

Selena Gómez (26 anos). Uma criança prodígio que começou a carreira de atriz aos sete anos e passou a adolescência na televisão graças aos papéis em Os Feiticeiros de Waverly Place, Zack & Cody: Gêmeos em Ação e Hannah Montana. A versátil Gomez, agora focada na carreira de atriz e cantora, foi forçada a cancelar a escala asiática de sua turnê mundial em 2014 devido a problemas de ansiedade, fadiga e alcoolismo. A ex-garota Disney acabou passando pela famosa clínica Meadows, a mesma em que se trataram John Galliano, Kate Moss e Donatella Versace. No início deste mesmo ano, ela passou por um tratamento de duas semanas para superar a depressão e a ansiedade, problemas que, segundo ela, “precisará enfrentar para sempre”. Totalmente recuperada, em 2017, ela passou por um transplante de rim devido ao Lupus. Sua conta no Instagram é a mais seguida do mundo, com 139 milhões de seguidores.

Lindsay Lohan.
Lindsay Lohan.GETTY

Lindsay Lohan (32 anos). Sem dúvida, uma das mais polêmicas da lista e uma das primeiras a alimentar a lenda da ‘maldição das garotas Disney’. Entra e sai de clínicas de desintoxicação desde que passou do mundo de fantasia infantil para estrelar Meninas Malvadas e acabou na prisão por dirigir sob efeito de álcool em duas ocasiões. Recentemente, tentou recuperar a carreira profissional, manchada pela complicada vida pessoal, e acaba de anunciar que vai estrelar um novo reality show baseado no cotidiano de seu clube de praia em Mykonos.

Miley Cyrus.
Miley Cyrus.

Miley Cyrus (25 anos). Aquela que um dia, já distante, protagonizou a bem-sucedida série Hannah Montana tornou-se a rainha das extravagâncias e uma máquina de gerar manchetes sensacionalistas. Escandalizou os pais dos Estados Unidos quando decidiu transformar a imagem de boa menina em mulher provocadora. Nos anos 2009 e 2010, foi eleita a pior influência para os jovens entre todas as celebridades, superando Britney Spears e Kanye West. Na idade adulta, mais hipersexualizada, levantou suspeitas entre os setores moralistas. Foi responsável por popularizar o twerking e seu videoclipe chupando martelos não deixou ninguém indiferente. Hoje está em uma fase menos agitada. Cyrus, que defende um uso responsável da drogas (“A cocaína é nojenta, mas um pouco de MDMA e maconha dão muita felicidade!”, disse à Rolling Stone), tornou-se uma artista sem meias palavras em suas declarações e muito sensibilizada com o ativismo LGTBQI.

Britney Spears.
Britney Spears.GETTY

Britney Spears (36 anos). Não há dúvida de que ... Baby One More Time marcou uma era (musical e estilística). Nem de que Spears foi uma das cantoras pop favoritas dos adolescentes no início do século. Depois de se casar e separar do bailarino Kevin Federline em tempo recorde, 2007 se tornou um dos anos mais lembrados por seus fãs: entrava e saía de clínicas de reabilitação, perdeu a guarda das filhas, tinha vários problemas familiares e as farras constantes eram registradas pelos papparazzi. Histórico foi o dia em que atacou os repórteres com o famoso guarda-chuva verde depois de raspar a cabeça. Transformada na sobrevivente feminina por antonomásia (a Urban Outfitters vende canecas com a frase Se Britney Spears superou 2007, você consegue superar este dia), Spears está agora desfrutando de uma maturidade plácida com shows em Las Vegas e postando nas redes simpáticos vídeos com seus filhos e os quadros que pinta. Segundo confessou à Entertainment Tonight, o único vício que restou daquela fase é a junk food.

Vanessa Hudgens.
Vanessa Hudgens.

Vanessa Hudgens (29 anos). Antes de ser oficialmente garota Disney, Vanessa Hudgens já conquistou a crítica por interpretar a melhor amiga de Evan Rachel Wood no indispensável Aos Treze. Hudgens teve altos e baixos emocionais (além da pressão midiática por seu relacionamento com Zac Efron, com quem estrelou o blockbuster High School Musical), mas sofreu o sexismo e o moralismo do setor antes da revolução feminista das atrizes. Em 2007, quando vazaram fotos em que aparecia nua, a estrela da Disney disse estar “envergonhada” e pediu desculpas aos fãs em uma declaração de arrependimento (um porta-voz da Disney arrematou dizendo que esperavam que ela, e não o hacker, “tivesse aprendido a lição”). Ainda seria necessária quase uma década de pedagogia feminista global para que outra afetada por um caso semelhante de vazamento de fotos íntimas, Jennifer Lawrence, saísse na capa da Vanity Fair exigindo mais penas mais duras para esses delinquentes.

GETTY

Amanda Bynes (32 anos). Criada pelo concorrente do Disney Channel, o canal infantil Nickelodeon, quase empatou com Lindsay Lohan alguns anos atrás pela avalanche de manchetes sensacionalistas. Teve uma feliz puberdade televisiva até 2006, quando terminou de filmar Coisas que Eu Odeio em Você, a série que estrelou com relativo sucesso por cinco temporadas ao lado de Jennie Garth. Naquela época, LiLo estava prestes a nos dar a bateria de prisões e escândalos variados de que hoje tenta se desligar. Na verdade, quando os primeiros problemas de Bynes com a Justiça começaram a vir à tona, Lohan reclamou abertamente do suposto tratamento preferencial que as autoridades estavam dando a ela. Pouco tempo depois, Bynes foi parar na Justiça por atentar repetidamente contra a segurança da via pública ao jogar um cachimbo de vidro pela janela de seu apartamento em Nova York, entre outros delitos relacionados às drogas. Famosas são as perucas coloridas com as quais aparecia. Depois de fazer Rumors and Lies em 2010, a atriz se distanciou da carreira e se manteve longe dos holofotes, embora os rumores sobre um possível retorno voltem à mídia de tempos em tempos.

Ashley Tisdale.
Ashley Tisdale.
Bella Thorne.
Bella Thorne.GETTY

Ashley Tisdale (33 anos) É possível crescer no universo Disney e não sair prejudicada. Tisdale também sai de Zack & Cody: Gêmeos em Ação e viveu uma progressão artística sem altos e baixos. Boa amiga de Vanessa Hudgens, combina sua carreira como cantora e atriz em filmes para a televisão ou dublando personagens de desenhos animados.

Bella Thorne (20 anos) Atualmente protagonista da série Famous in Love, é uma artista consolidada. Antes de se tornar garota Disney na série No Ritmo, Thorne tinha sido modelo infantil e apareceu em programas como Amor Imenso, Entourage e The O.C.: Um Estranho no Paraíso. Pertence a uma nova geração de atrizes com mais poder de decisão sobre suas carreiras e sua imagem pública. Ela mesma revelou, após o escândalo dos abusos de Weinstein, que sofreu abuso sexual quando tinha 14 anos de idade.

Hilary Duff.
Hilary Duff.GETTY

Hilary Duff (30 anos) Uma das atrizes que melhor sobreviveu à pressão pública que recai sobre as personagens femininas da Disney. Duff começou em 2001 com Lizzie Maguire e, em seguida, atuou em muitos filmes de sucesso. Continuamente perseguida pela imprensa por suas relações amorosas, ela também faz sucesso como cantora, vendeu mais de 15 milhões de álbuns desde sua estreia em 2002. Atualmente é uma das intépretes da série Younger e será Sharon Tate em um filme sobre o destino da atriz assassinada pela Família Manson.

Zendaya (21 anos) A artista que parece certificar que a maldição das garotas Disney pode ser quebrada. Não constam escândalos sexuais, problemas com a lei ou as drogas, comentários deselegantes sobre suas colegas nem socos na mesa para mostrar que a sua virgindade Disney já ficou para trás. Apesar de ter mais de 52 milhões de seguidores nas redes sociais, ser a musa de Michael Kors, ter uma Barbie criada à sua imagem e semelhança, compartilhar a gravadora com Taylor Swift e Drake, ser considerada uma das 30 jovens mais influentes do mundo segundo a Time e estrelar o novo filme do Homem-Aranha, Zendaya continua a trabalhar em uma série infantil. E as únicas manchetes sobre ela são graças a suas fortes declarações sobre o feminismo, a defesa dos direitos dos negros, os padrões de beleza impostos e as responsabilidades a serem assumidas por uma estrela.

Zendaya.
Zendaya.GETTY
Amanda Bynes.
Amanda Bynes.GETTY

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_