_
_
_
_
_

UE prepara multa histórica ao Google por abuso com Android

Trata-se da maior penalidade já imposta pelo bloco por um processo antitruste (cerca de 4 bilhões de euros, ou 17 bilhões de reais). O recorde anterior também foi do Google

Lucía Abellán
Silhueta de usuários de computadores e dispositivos móveis em frente à logomarca do Google
Silhueta de usuários de computadores e dispositivos móveis em frente à logomarca do GoogleDado Ruvic (REUTERS)
Mais informações
'As regras da União Europeia'
União Europeia multa Google por monopólio em quase 9 bilhões de reais
Apple recebe multa de 13 bilhões de euros da UE por benefícios fiscais

Bruxelas está lançando sua ofensiva mais enérgica contra o Google. A Comissão Europeia está prestes a aplicar uma multa recorde ao gigante norte-americano por abuso de posição dominante por meio do Android, o sistema operacional móvel usado por praticamente todos os fabricantes, exceto a Apple. A empresa de tecnologia exige que as marcas que usam esse sistema venham com seus aplicativos instalados de fábrica, como o mecanismo de pesquisa do Google ou o navegador Chrome. Essa é uma das práticas que as autoridades europeias consideram prejudicial à concorrência e que receberá a maior penalidade já imposta por um processo antitruste (cerca de 4 bilhões de euros, ou 17 bilhões de reais). O recorde anterior também foi do Google. A decisão tensiona ainda mais a já complexa relação transatlântica.

Após vários anos de investigação, o processo do Android está concluído e a decisão deve ser comunicada nesta quarta-feira, dia 18, segundo apurou o EL PAÍS. A Comissão Europeia tinha certeza de que encerraria o caso antes das férias, mas estava em dúvida entre impor a sanção à empresa norte-americana na semana passada ou nesta. O nível de confronto alcançado com a visita do presidente dos EUA, Donald Trump, à cúpula da Otan, realizada em Bruxelas, contribuiu para o adiamento da multa.

Ao mesmo tempo, a UE tentou manter essa decisão o mais longe possível da visita que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, fará a Trump na próxima semana na Casa Branca. Ambas as instituições confirmaram na terça-feira que a reunião ocorrerá em 25 de julho. Apesar de tudo, o efeito que isso causará no humor do magnata norte-americano é incerto. O setor de tecnologia nunca foi o favorito de Trump, que o considera muito próximo do presidente anterior, Barack Obama.

A multa por abuso de posição dominante com o Android supera os 2,4 bilhões impostos em 2017 também ao Google por favorecer de forma sistemática o Google Shopping, seu serviço de comparação de preços. A razão é que o escopo do caso do Android é muito mais amplo do que o da comparação de preços, já que 90% dos celulares na Europa utilizam o Android. E essa porcentagem cresceu vertiginosamente nos últimos anos.

Aplicativos próprios

Com as investigações abertas neste caso, Bruxelas tentava investigar se, valendo-se dessa posição privilegiada, o Google favorece seus próprios aplicativos (mapas, e-mail...) e, portanto, toma o lugar de outros concorrentes. Em vista da suspeita fundamentada de que era o que acontecia, a UE emitiu, em abril de 2016, uma comunicação de objeções à empresa (a primeira etapa do processo de infração na competição) e, posteriormente, optou pela multa recorde.

Os cálculos sobre o prejuízo causado pelo Google a seus concorrentes ao exigir tratamento privilegiado para seus aplicativos nos dispositivos Android elevam a sanção para cerca de 4 bilhões de euros. Mais do que a multa em si, as maiores repercussões para a empresa podem vir das medidas que Bruxelas adotará para garantir, de agora em diante, o cumprimento das leis europeias de livre mercado, segundo fontes da UE.

O Android detém o comando absoluto dos sistemas operacionais móveis que fazem funcionar telefones e tablets. A participação no mercado mundial é de 85,9% em comparação com 14% dos iOS, usado pelo iPhone da Apple, e 0,1% de outros sistemas (principalmente Windows), segundo a consultoria Gartner. Quase todos os fabricantes, exceto a Apple, incorporam o sistema do Google a seus dispositivos (Samsung, Huawei, Xiaomi, Oppo, LG, Sony, Vivo, etc.).

Antes dos casos do Google, a maior multa aplicada pelas autoridades europeias de concorrência a uma única empresa havia sido a da Intel, em 2009, de 1,06 bilhão de euros. Após um longo litígio, a Justiça europeia suspendeu a decisão no ano passado. Os juízes da UE devolveram a questão, por defeito de forma, ao Tribunal Geral (instância inferior do tribunal de Luxemburgo), que havia dado razão a Bruxelas em 2014. Esse retorno significou para a Intel uma nova chance de escapar da multa ou conseguir uma redução no valor, mas não significava que ela seria cancelada.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_