_
_
_
_
_

‘Game of Thrones’ e Netflix dominam indicações ao Emmy 2018

Pela primeira vez na história, plataforma online lidera as candidaturas aos prêmios televisivos. Drama fantástico da HBO é a série que mais troféus disputa

Fotograma da sétima temporada de ‘Game of Thrones’.
Fotograma da sétima temporada de ‘Game of Thrones’.
Natalia Marcos

Nos últimos anos, apesar da pujança das plataformas de vídeo em streaming, a primazia da HBO como canal que reunia mais candidaturas aos prêmios Emmy era indiscutível. A emissora de TV paga passou 18 anos sendo a mais indicada. Entretanto, na 70ª edição dos prêmios concedidos pela Academia de Televisão dos Estados Unidos as cartas mudaram, e agora é a Netflix que chega como a emissora (ou, neste caso, plataforma) mais indicada, com 112 chances de estatueta, contra as 108 da HBO. Essa circunstância reflete um novo paradigma na ficção televisiva: atualmente são produzidas mais séries do que nunca, mas nesse pico de produção há uma grande participação de plataformas como Netflix, Amazon e Hulu, além das apostas mais recentes do YouTube, Apple e Facebook. A televisão mudou, e também mudou o Emmy, um prêmio tradicionalmente conservador, que se viu obrigado a se abrir a essas variações.

Em todo caso, será preciso esperar até a cerimônia de premiação, no dia 17 de setembro, para saber se esse domínio nas candidaturas se traduz em troféus, algo mais complicado. É uma série da HBO, Game of Thrones, que tem a maior quantidade de indicações. Sua sétima e penúltima temporada, exibida há um ano, entra na competição de 2018 disputando 22 categorias (dois a menos que na edição anterior). A série é candidata ao prêmio de melhor drama da temporada, mas terá que enfrentar duros rivais. A segunda temporada de The Handmaid’s Tale, triunfadora do ano passado, não deixará a vida fácil para os Lannister, Stark e companhia. Competem também pelo prêmio The Americans, com sua última temporada, e as segundas entregas de The Crown, Stranger Things, This Is Us e Westworld.

Mais informações
Emmy 2018: conheça os atores indicados nas categorias filmes e miniséries
‘The Handmaid's Tale’, a criada tem muito mais para contar
Séries imperdíveis: das mais recentes às próximas estreias

Entre os atores protagonistas das séries dramáticas não há muitas surpresas na lista de indicados. Elisabeth Moss, vencedora no ano passado por dar vida à criada Defred em The Handmaid’s Tale, tentará repetir o título contra Claire Foy (The Crown), Tatiana Maslany (Orphan Black), Sandra Oh (Killing Eve), Keri Russell (The Americans) e Evan Rachel Wood (Westworld). Entre os indicados a melhor protagonista masculino em série dramática há dois intérpretes de This Is Us, Sterling K. Brown e Milo Ventimiglia, repetindo indicações do ano passado. Por parte de Westworld, estarão lá Jeffrey Wright e Ed Harris. Completam a lista Matthew Rhys (The Americans) e Jason Bateman (Ozark).

Em comédia, o atraso na produção da nova temporada de Veep, à espera de que sua protagonista, Julia Louis-Dreyfus (ganhadora na categoria de atriz principal de comédia nos últimos seis anos), complete um tratamento de câncer, deu lugar a novidades na lista, com oito candidatas: Atlanta, Barry, Black-ish, Curb Your Enthusiasm, GLOW, The Marvelous Mrs. Maisel, Silicon Valley e Unbreakable Kimmy Schmidt. O trono de Louis-Dreyfus será ocupado por Pamela Adlon (Better Things), Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel), Allison Janney (Mom), Issa Rae (Insecure), Tracee Ellis Ross (Black-ish) ou Lily Tomlin (Grace and Frankie). Larry David volta a ser indicado por Curb Your Enthusiasm, série que em 2017 retornou após seis anos fora do ar. Disputam com ele o prêmio de melhor ator em comédia Anthony Anderson (Black-ish), Ted Danson (The Good Place), Donald Glover (Atlanta), Bill Hader (Barry) e William H. Macy (Shameless).

Antonio Bandeiras e Penélope Cruz em ‘Genius: Picasso’ e ‘The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story’.
Antonio Bandeiras e Penélope Cruz em ‘Genius: Picasso’ e ‘The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story’.

Antonio Bandeiras e Penélope Cruz, indicados

Nas categorias de minissérie, destacam-se os nomes de dois atores espanhóis. Penélope Cruz obteve uma esperada candidatura por dar vida a Donatella Versace em The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story. A mudança de tom e sotaque na sua voz e o trabalho de caracterização ajudaram a lhe garantir a indicação ao prêmio de melhor atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme. Já Antonio Bandeiras também obteve uma indicação por dar vida a outro personagem real, Pablo Picasso, em Genius: Picasso, a série da National Geographic sobre a vida do pintor malaguenho. Bandeiras disputa o troféu de melhor protagonista de minissérie ou telefilme, categoria em que enfrenta intérpretes como Benedict Cumberbatch (Patrick Melrose), Jeff Daniels (The Looming Tower), John Legend (Jesus Christ Superstar), Jesse Plemons (USS Callister - Black Mirror) e Darren Criss, que aparece como favorito para levar o prêmio por interpretar o assassino de Versace. The Alienist, The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story, Genius: Picasso, Godless e Patrick Melrose são as produções que competem pelo prêmio de melhor minissérie.

Quanto ao cômputo total de indicações, enquanto Game of Thrones é a série com mais candidaturas no total (22), The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story lidera nas categorias de minisséries (18), e Atlanta nas de comédia (16). A 70ª edição do prêmio Emmy será entregue na segunda-feira, 17 de setembro, numa cerimônia apresentada por Colin Jost e Michael Che, do Saturday Night Live.

Principais candidaturas

Melhor drama

Melhor atriz em drama

Melhor ator em drama

Melhor comédia

Melhor ator em comédia

Melhor atriz em comédia

Melhor minissérie

Game of Thrones

The Handmaid’s Tale

The Crown

The Americans

Stranger Things

This Is Us

Westworld

Sandra Oh (Killing Eve)

Tatiana Maslany (Orphan Black)

Keri Russell (The Americans)

Claire Foy (The Crown)

Evan Rachel Wood (Westwood)

Elisabeth Moss (The Handmaid's Tale)

Jason Bateman (Ozark)

Matthew Rhys (The Americans)

Milo Ventimiglia (This Is Us)

Serling K. Brown (This Is Us)

Jeffrey Wright (Westworld)

Ed Harris (Westworld)

Atlanta

Barry

Black-ish

Curb Your Enthusiasm

The Marvelous Mrs. Maisel

Silicon Valley

Unbreakable Kimmy Schmidt

GLOW

Donald Glover (Atlanta)

Bill Hader (Barry)

Anthony Anderson (Black-ish)

Larry David (Curb Your Enthusiasm)

Ted Danson (The Good Place)

William H. Macy (Shameless).

Pamela Adlon (Better Things)

Tracee Ellis Ross (Black-ish)

Issa Rae (Insecure)

Lily Tomlin (Grace and Frankie)

Allison Janney (Mom)

Genius: Picasso

Godless

Patrick Melrose

The Alienist

The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_