_
_
_
_
_

Uma galeria de Londres vende uma obra de Banksy por 7,6 milhões de reais

A exposição 'Banksy, Greatest Hits' abre ao público na galeria Lazinc, em Londres, nesta quinta-feira

Uma obra de Bansky.
Uma obra de Bansky.Bansky
Mais informações
Mural de Banksy desaparece misteriosamente
Banksy, o grafiteiro antissistema, entra num palácio de Roma
Bem-vindos a Dismaland, o parque temático de Banksy

A exposição Banksy, Greatest Hits na galeria Lazinc de Londres  só será aberta ao público nesta quinta-feira, 12 de julho. Mas as primeiras vendas já mostram o grande interesse pelas obras do artista. Os clientes VIP tiveram acesso à mostra nesta terça-feira e já compraram três pinturas entre 500.000 libras —2,5 milhões de reais— e 1,5 milhões de libras —cerca de 7,6, milhões de reais—,segundo informou o dono da galeria, Steve Lazarides, a The Art Newspaper.

Não todas as obras expostas na Lazinc estão oficialmente à venda. Mas Lazarides estima que pinturas como Show the monet (2005) e Media at war (2006) valem cinco milhões de libras —5,6 milhões de euros. Algumas das obras foram criadas em mostras de 25, como Girl and Balloon (2003) e Flower Thrower (2003). Originalmente, o dono da galeria valorizou Girl and Balloon em 250 libras a cada uma, mas em março uma obra dessa edição se vendeu por 344.750 libras —uns 1,7 milhões de reais—.

O preço mais alto que alguém pagou em um leilão por uma obra de Banksy é de 970.000 libras —um 4,9 milhões de reais — por uma pintura do artista Damien Hirst que sofreu intervenção do artista. Esta obra foi vendida em Nova York em 2008. O valor ofertado por suas obras aumentou nos últimos anos. O chefe de arte contemporâneo da empresa de leilão britânica Bonhams, Gareth Williams, afirmou que as pessoas que antes compravam obras de Banksy cresceram entre grafittis, skates, e hip hop. Os de agora, sustenta, são colecionadores de arte contemporâneo.

Para ele, o mercado das pinturas de Banksy está "mais forte que nunca" graças a obras como Stop and Search (2007) e Laugh Now (2003). Os preços das obras do artista de rua aumentaram, segundo afirma o mesmo jornal, cerca de um 120%. 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_