_
_
_
_
_

Demissão de ministros-chave para o ‘Brexit’ abre crise profunda no Governo britânico

Poucas horas depois da saída de David Davis, responsável pela ruptura com a UE, o ministro de Exteriores, Boris Johnson, renuncia ao cargo

Pablo Guimón
David Davis, no último dia 26.
David Davis, no último dia 26.Toby Melville (REUTERS)

Boris Johnson renunciou nesta segunda-feira ao cargo de ministro de Exteriores do Reino Unido, agravando ainda mais a crise aberta no Governo de Theresa May, depois da demissão do ministro para o Brexit, David Davis, no domingo. Em menos de 24 horas, ambos romperam com a primeira-ministra, negando-se a apoiar seus planos de conduzir uma separação suave da União Europeia.

Dois anos depois que os britânicos decidiram em um referendo deixar a UE, May finalmente conseguiu, na última sexta-feira, obter o consenso de seu governo sobre um plano para o futuro relacionamento comercial de seu país com o bloco. A estratégia aprovada, que a primeira-ministra pretende publicar e apresentar a Bruxelas na quinta-feira, prevê uma espécie de área de livre comércio de bens que, entre outras coisas, forçaria o Reino Unido a respeitar os regulamentos europeus, sem participar de sua criação. A proposta claramente atravessa as linhas vermelhas marcadas pelo setor eurocético do partido. Em apenas 48 horas, ficou claro que a encenação do consenso não passava de uma miragem.

Mais informações
May consegue o consenso de seu Governo sobre um plano para um ‘Brexit’ suave
UE esfria as expectativas de May e só propõe um acordo comercial depois do Brexit
Estratégias frente ao Brexit

Theresa May agiu rápido para tentar conter a crise e, logo depois das 22h do domingo (18h em Brasília), nomeou um substituto para David Davis. O novo ministro para o Brexit será Dominic Raab, também eurocético, que era até agora secretário de Estado da Habitação. Ele é parte de uma nova leva de políticos conservadores, e seu nome soa com frequência quando os tories dizem que o partido deveria ter um líder que represente a passagem para uma nova geração.

Davis, de 69 anos, um eurocético e ex-membro das forças especiais do Exército, foi designado há dois anos para dirigir o recém-criado Departamento para a Saída da União Europeia, mas em várias ocasiões anteriores já amaçara deixar o cargo por causa da posição de May nas negociações com a UE. Com sua saída, a estratégia de May para o Brexit sofre um colossal revés de consequências imprevisíveis, dado por alguém que havia sido nomeado justamente para liderá-la. Trata-se de uma espetacular reviravolta na tragicômica novela protagonizada pelo Governo britânico nas negociações, vista com perplexidade do outro lado do canal da Mancha, a apenas nove meses da data limite para que o Reino Unido deixe formalmente o bloco europeu.

Depois da saída de Davis, todos os olhos voltaram-se para Boris Johnson, ambicioso ministro de Relações Exteriores e cabeça visível do setor duro do Brexit no Gabinete, que na sexta-feira, numa reunião na residência de campo da primeira-ministra onde os membros do Governo debateram o plano de May, referiu-se a este como “uma merda”, segundo o relato de alguns dos participantes. Como Davis, Johnson optou, no entanto, por não se opor ao documento durante a reunião. Mas sua lealdade a maio diminuiu ao longo do fim de semana.

O nada diplomático chefe da diplomacia encontrava-se praticamente em paradeiro desconhecido na manhã desta segunda-feira. Ele sequer assistiu a uma cúpula de ministros das Relações Exteriores nos Bálcãs, realizada em Londres. O silêncio foi quebrado por um porta-voz da Downing Street: "Esta tarde, a primeira-ministra aceitou a renúncia de Boris Johnson como ministro das Relações Exteriores, e sua substituição será anunciada em breve. A primeira-ministra agradece a Boris pelo seu trabalho".

A cara mais visível do setor duro do Brexit, com uma longa história de desafios a Theresa May sempre que ela se afastava das propostas mais restritas no processo de ruptura com a UE, a renúncia de Boris Johnson põe em xeque a autoridade da primeira-ministra, abrindo as portas para uma eventual moção de censura (um mecanismo previsto pelo Parlamento britânico que pode pôr fim ao Governo de May). Isso aconteceria se pelo menos 48 deputados conservadores solicitarem a moção por meio de uma carta enviada a Graham Brady, presidente do Comitê de 1922, o órgão que representa os deputados conservadores sem cargo no Governo. Se a moção de censura ocorrer, May enfrentaria uma batalha pela liderança política, na qual Boris Johnson já emerge como um dos candidatos em potencial.

Os rebeldes não têm nenhuma garantia de que ganhariam essa moção de censura, já que a maioria dos deputados do partido é a favor de um Brexit suave, e muitos consideram loucura arriscar uma crise que pode acabar abrindo os portões de Downing Street para o trabalhista Jeremy Corbyn. A situação, no entanto, com a partida dos dois pesos pesados do setor eurocéptico do governo, é nada menos do que insustentável. Theresa May tinha planejado dirigir-se aos seus deputados às 17h30 (hora de Londres), após sua aparição na Câmara dos Comuns, para apresentar um plano que hoje, apenas dois dias depois de ser aprovado por seu gabinete, parece ser pouco menos que papel molhado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_