_
_
_
_
_

Expostos os laços genéticos entre as doenças do cérebro

Um estudo internacional revela uma correlação genética entre os transtornos psiquiátricos e a ampla diferença, por sua vez, entre doenças neurológicas como o AVC e o alzheimer

Jessica Mouzo
Uma sala de ressonância magnética na Fundação Pasqual Maragall, que pesquisa sobre o Alzheimer.
Uma sala de ressonância magnética na Fundação Pasqual Maragall, que pesquisa sobre o Alzheimer.Albert Garcia

O parentesco entre os transtornos psiquiátricos é muito estreito, pelo menos do ponto de vista molecular. Foi o que constatou um grande estudo internacional sobre as doenças do cérebro no qual foram analisadas as variantes genéticas de mais de 800.000 pessoas (pacientes e indivíduos-controle) de todo o mundo. O resultado é que os transtornos psiquiátricos como a esquizofrenia, o autismo, o transtorno bipolar, a depressão e o transtorno por déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm uma base genética comum entre si. No entanto, e apesar de tudo ocorrer no cérebro, os laços compartilhados entre si pelas doenças psiquiátricas são muito diferentes dos identificados nas doenças neurológicas. Este estudo, publicado na revista Science, revelou que o AVC, o Alzheimer, a esclerose múltipla e o mal de Parkinson não compartilham bases genéticas entre si e nem mesmo com as doenças psiquiátricas.

Mais informações
“Os alunos que não competem têm melhor saúde mental”, diz educador
“Os cérebros de homens e mulheres são diferentes, assim como as mamas” “Os cérebros de homens e mulheres são diferentes, assim como as mamas”
Transtornos no sistema imunológico explicam a esquizofrenia e o autismo

Na realidade, os médicos já previam um pouco os resultados desse estudo. Viam isso nas consultas: um paciente com depressão que desenvolve ansiedade e também tem diagnosticado TDAH, por exemplo. Viam isso em seus pacientes, mas não entendiam por que isso acontecia. “Em nível clínico, eram observadas algumas coincidências, várias comorbilidades. E daí a decisão de aproveitar os dados pré-existentes à escala genética de muitas doenças do cérebro para ver se há uma base genética compartilhada entre elas”, explica o doutor Bru Cormand, pesquisador no Instituto de Biomedicina da Universidade de Barcelona (UB) e um dos 500 cientistas que participaram da macroinvestigação. No âmbito de um consórcio internacional, centenas de cientistas de todo o mundo analisaram as bases genéticas de 25 transtornos cerebrais (psiquiátricos e neurológicos) a partir do estudo do genoma de 215.683 pacientes e 657.164 indivíduos-controle, a amostra.

Os pesquisadores esmiuçaram milhões de variantes genéticas de todas as pessoas em estudo e descobriram um forte parentesco genético entre alguns transtornos psiquiátricos e grandes diferenças entre as doenças neurológicas. “Todo o genoma foi examinado sem nenhuma hipótese prévia. Olhamos os 28.000 genes do genoma e a região escura, os segmentos entre os genes, para ver a correlação genética entre os transtornos”, afirma Cormand.

O resultado foi que a esquizofrenia e a depressão, por exemplo, têm uma base genética parcialmente comum à de quase todos os transtornos psiquiátricos analisados. Além disso, a esquizofrenia, o transtorno bipolar, a depressão mais profunda e o TDAH compartilham entre si cerca de 40% de base genética comum. “A anorexia e o transtorno obsessivo compulsivo também têm um forte cruzamento genético, superior a 50%. O autismo se distancia de quase todos os transtornos psiquiátricos, exceto a esquizofrenia”, acrescenta o pesquisador da UB.

A esquizofrenia e a depressão têm uma base genética parcialmente comum à de quase todos os transtornos psiquiátricos analisados

Os transtornos neurológicos, por sua vez, quase não compartilham base genética entre si --somente o mal de Parkinson, o alzheimer e a esclerose múltipla têm 45% de coincidência genética com um tipo de epilepsia­­-- e tampouco com os transtornos psiquiátricos. “Ficamos surpresos ao ver que a diferença era tão grande, esperávamos um pouco mais de cruzamento. É normal que sejam diferentes porque os transtornos neurodegenerativos têm uma evolução diferente dos psiquiátricos, mas todos são doenças do cérebro, e a neurotransmissão é muito importante em todos eles. Essas diferenças nos deixam um pouco transtornados”, admite Cormand.

Na verdade, a única coincidência genética entre os transtornos psiquiátricos e os neurológicos estudados foi encontrada entre a enxaqueca e o TDAH. “Já suspeitávamos disso porque víamos muitos casos no consultório de pacientes com TDAH e enxaqueca. Agora vemos as peças do quebra-cabeças que compartilham”, afirma o doutor Josep Antoni Ramos Quiroga, chefe de Psiquiatria do Hospital Vall d’Hebron, de Barcelona, e participante do estudo. Cormand especifica que a enxaqueca compartilha aproximadamente 20% de sua genética com a síndrome de Tourett, 25% com o TDAH e 30% com a depressão.

Mas os pesquisadores desse macroestudo não se restringiram à análise genética dessas patologias. Os especialistas ampliaram o foco e puseram na mira outros parâmetros cognitivos, como o rendimento escolar, elementos ambientais como o tabagismo e a obesidade e o estudo dos traços de personalidade (a instabilidade emocional, por exemplo) para estabelecer as coincidências entre patologias. “A base genética é importante para explicar a origem desses transtornos, para explicar essas disfunções, mas sabemos que o ambiente modula a genética. Por isso estudamos outras variáveis quantitativas e vimos que o TDAH, por exemplo, está associado com menos anos de estudo, mais consumo de tabaco e mais peso”, diz Ramos Quiroga.

A única coincidência genética entre os transtornos psiquiátricos e neurológicos estudados foi encontrada na enxaqueca e o TDAH

Os pesquisadores concordam em que todos são transtornos complexos, com muitos genes envolvidos. O passo seguinte é destrinchar, gene a gene, para encontrar as alterações específicas em cada patologia. “Para todos esses transtornos há bastante informação quanto às alterações genéticas frequentes que geram na população. Estão em pessoas saudáveis, mas quando se acumulam ou se combinam de uma determinada maneira podem dar lugar a essas doenças. Agora estamos estudando as variantes raras, que só encontramos em pacientes doentes”, observa Cormand. Ramos Quiroga aposta também em inspecionar “essas peças do quebra-cabeças” para tentar criar metas terapêuticas que permitam modificá-las. Contudo, diz o psiquiatra, esse estudo abre a porta para aprofundar a prevenção. “Podemos trabalhar de modo mais intenso no ambiente. O futuro vai na direção da prevenção”, acrescenta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_