_
_
_
_
_

Família morre queimada em uma Nicarágua mergulhada na violência

Organizações civis e familiares das vítimas denunciam que o ataque foi realizado por grupos paramilitares vinculados ao Governo de Daniel Ortega

Carlos S. Maldonado
O interior da casa queimada em Managua.
O interior da casa queimada em Managua.AFP

Duas crianças, de oito meses e dois anos de idade, são as vítimas mais jovens da violência que destrói a Nicarágua. Organizações de direitos humanos denunciaram no sábado que grupos “parapoliciais”, protegidos pela polícia, incendiaram a casa de uma família em Manágua, provocando a morte de quatro adultos e dois menores. É um dos capítulos mais terríveis da história de horror que vive o país centro-americano, cuja crise completou 58 dias e 178 mortos no sábado. Os nicaraguenses estão chocados com a brutalidade do ataque, que, segundo denunciaram várias organizações, familiares das vítimas e algumas testemunhas, revela a selvageria das tropas a mando do presidente Daniel Ortega.

Mais informações
Repressão à marcha contra Governo na Nicaragua deixa 15 mortos
Nicarágua revive o terror após uma série de confrontos em várias cidades
Nicarágua se mobiliza numa gigantesca marcha contra Ortega
Presidente da Nicarágua cancela polêmica reforma da Previdência Social que causou protestos

Moradores do prédio informaram a este jornal que o incêndio foi provocado “por policiais e paramilitares” porque a família se recusou a abrir as portas do imóvel para que franco-atiradores se colocassem no telhado para atacar essa região da capital, que se levantou com barricadas contra o Governo de Ortega. Os mesmos moradores disseram que esses grupos atiraram neles quando tentavam apagar o fogo.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que esteve no início de maio no país, alertou em um relatório preliminar que poderiam ter acontecido execuções sumárias por franco-atiradores para reprimir os protestos contra Ortega. A CIDH exigiu o fim imediato da repressão, mas a violência se intensificou no pequeno país centro-americano.

O relato de uma sobrevivente da tragédia é aterrador. Cinthya López denunciou em um vídeo postado no Facebook que o prédio de três andares onde morava com sua família – e onde também havia uma loja de colchões – foi incendiado pelas forças da Frente Sandinista. “Toda a minha família está morta”, lamentou a mulher, que disse que conseguiu sair do imóvel porque pulou de uma sacada. Ela culpou o Governo do presidente Daniel Ortega pela tragédia. “Amaldiçoo Daniel Ortega e toda a sua família”, disse ela com a voz cortada pelo choro.

O fato ocorreu na madrugada de sábado no bairro Carlos Marx, na capital, poucas horas depois de Ortega ter concordado em assinar um acordo –com a supervisão da Igreja– em que se comprometeu permitir que a CIDH entrasse no país novamente para investigar denúncias de violações dos direitos humanos e os crimes denunciados contra a população. Esse acordo foi alcançado na mesa do Diálogo Nacional, em que se negocia uma saída para a crise política.

Na tarde de sábado, entre a raiva e a indignação, a família organizou o velório. As vítimas foram identificadas como Óscar Velásquez Pavón, Maritza López, Alfredo Velásquez, Mercedes Raudez, Matías Velásquez e as crianças Matías Velásquez Muñoz, de oito meses, e Daryelis Velásquez, de dois anos. O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH) informou que uma terceira criança estava internada em um hospital da capital com ferimentos graves.

O CENIDH culpou as forças do Governo, grupos armados que semeiam o terror nas cidades da Nicarágua, de causar o incêndio. Esses “aparatos repressivos do Governo são uma ameaça criminosa à vida e à segurança”, disse o órgão em um comunicado. “Esse crime revela uma escalada da brutal repressão por parte do regime de Daniel Ortega e Rosário Murillo [esposa de Ortega e vice-presidente da Nicarágua], com um trágico saldo de 178 pessoas mortas até o momento.” Essa organização é responsável por 12 crianças assassinadas em quase 60 dias de crise na Nicarágua. Para o CENIDH, o fato constitui “gravíssima violação dos direitos humanos promovida e perpetrada pelo Estado, transformado em um aparato de repressão e morte”.

A Nicarágua viveu no sábado um dos dias mais brutais desde abril, quando Ortega desencadeou uma feroz repressão contra a população que exige sua saída do poder. Horas depois do incêndio no bairro Carlos Marx, foi informado que foi queimado o corpo de um homem que, segundo o relato de testemunhas aos meios de comunicação, fora morto a tiros em um ataque de grupos irregulares e da polícia a bairro da capital. O corpo do homem foi queimado em plena rua, numa demonstração sinistra do nível de decomposição a que chegou o país, considerado há até dois meses como o mais seguro da América Central.

Os delegados do Governo na mesa do Diálogo Nacional –na qual a Igreja atua como mediadora para encontrar uma solução à crise– acusaram os oponentes ao regime de Ortega de perpetrar a barbárie. “Estão atirando para matar a nossa gente. Dizer ao presidente deste país, que tem onze anos de governo, para deixar o cargo não é fácil. Será muito difícil que essas pessoas decidam abandonar seus cargos pela via constitucional, elas os usaram para massacrar o povo nicaraguense”, disse a sindicalista Sandra Ramos, que participa do diálogo dentro da Aliança Cívica, da oposição. A Nicarágua esperou o final do sábado mergulhada na incerteza e no medo de novos acontecimentos violentos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_