_
_
_
_
_

Bolsonaro propõe ‘licença para matar’ para policiais e venda de ativos da Petrobras

Em documento oficial, candidato do PSL à presidência sugere reduzir maioridade penal e aumentar valor do Bolsa Família

Bolsonaro conversa com assessor durante debate.
Bolsonaro conversa com assessor durante debate.PAULO WHITAKER (REUTERS)

O discurso radical na área de segurança pública é uma das principais marcas do deputado federal e candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro. Em seu plano de Governo registrado nesta terça-feira isso ficou ainda mais patente quando o candidato de extrema-direita oficialmente defendeu medidas polêmicas, como a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o aumento do encarceramento e a sugestão de conceder uma espécie de "licença para matar" para policiais que se envolverem em tiroteios com criminosos. Batizado de projeto Fênix – a ave mitológica que renasce das cinzas – o plano de Bolsonaro para seu eventual Governo culpa o Foro de São Paulo, a organização que reúne alguns partidos de esquerda da América Latina, pela violência e ainda prevê a venda de parte do patrimônio da Petrobras, a criação do ministério da Economia (que seria uma junção das pastas de Planejamento, Fazenda e Indústria) e, no plano internacional, o fortalecimento de acordos bilaterais em detrimento dos que envolvem blocos econômicos como o Mercosul e a União Europeia.

Mais informações
Veja na íntegra o plano de governo de Bolsonaro
Campanha eleitoral em Pernambuco vive à sombra de Eduardo Campos
Sem marqueteiro oficial e fora dos debates, PT aposta em campanha de ‘corpo ausente’

A licença para que policiais matem sem que sejam punidos é algo que Bolsonaro vinha pregando desde o início de sua pré-campanha, mas o tema não aparece com esses termos no plano nem é detalhado. “Policiais precisam ter certeza de que, no exercício de sua atividade profissional, serão protegidos por uma retaguarda jurídica. Garantida pelo Estado, através do excludente de ilicitude. Nós brasileiros precisamos garantir e reconhecer que a vida de um policial vale muito e seu trabalho será lembrado por todos nós! Pela Nação Brasileira!”, diz o compromisso agora firmado.

De acordo com declarações anteriores dele, esse trecho se refere à sua proposta de, caso eleito, alterar o Código Penal para garantir a imunidade automática dos policiais que matarem supostos criminosos em serviço. Trata-se de estender automaticamente a esses agentes o chamado "excludente de ilicitude". O termo, conforme o artigo 23 do código, prevê que que qualquer um que cometer um crime não cumprirá pena se o delito praticado por ele ocorrer em "legítima defesa, em estado de necessidade"e já prevê que também vale para quem o fizer "em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O documento fala ainda em mudar o Estatuto de Desarmamento para garantir a aplicação do direito de legítima defesa também para a defesa de "de sua propriedade e a de terceiros".

No país com cerca de 63.000 pessoas são vítimas de assassinatos por ano, as propostas são vistas com temor por especialistas. "Se esse faroeste, esse bangue-bangue, for instituído, o número de mortes pode mais do que dobrar", afirma o diretor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o sociólogo Renato Sérgio de Lima. "Um cidadão armado encontrará uma razão legítima para se defender e matar o outro. Seja ele seu desafeto ou um suposto ladrão". O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luis Boudens, discorda. Ele diz estar de acordo com a flexibilização do uso de armas pelos cidadãos, desde que com maior controle por parte do Estado. "Nos Estados Unidos, por exemplo, há mais armas legais nas ruas e a taxa de homicídios é menor que a nossa". A taxa do Brasil é de 26 homicídios para cada grupo de 100.000 habitantes. Dos EUA é de 5.

Mais informações
Eleições 2018: calendário, debates e programa dos candidatos à presidência do Brasil
PT desafia a Justiça e aposta tudo na candidatura incerta de Lula
Programa de Marina avança em direitos LGBT, mas ativistas cobram propostas concretas

Na avaliação do sociólogo Lima, algumas das propostas de Bolsonaro seriam inconstitucionais. "Nossa Constituição prevê o direito à vida. É uma cláusula pétrea. Se isso tudo for proposto por ele em caso de eleito, o Supremo terá de se manifestar. As propostas são claramente inconstitucionais". Sobre a redução da maioridade penal, tanto Lima quanto Boudens estão de acordo de que a medida é ineficiente. "Se reduzir para 16, amanhã terá de diminuir para 14, depois para 12 e por aí vai. A discussão tem de ser sobre políticas públicas para evitar que os jovens entrem no crime", opinou Boudens.

"Onde participantes do Foro de São Paulo governam, sobe a criminalidade"

No plano de Governo há uma série de críticas às gestões de partidos de esquerdas. Chega até a distorcer alguns dados para mostrar que, nos Estados que em algum momento foram governados por partidos com PCdoB e PT, houve aumento da taxa de homicídios. “Coincidentemente onde participantes do Foro de São Paulo governam, sobe a criminalidade”, ressalta o documento.

"As propostas são claramente inconstitucionais", diz Renato Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança

Na área econômica, o candidato da extrema-direita nos costumes, mas liberal na área financeira, promete dar autonomia ao Banco Central e delimitar os mandatos de seu corpo diretivo. Também sugere manter o “tripé macroeconômico vigente: câmbio flexível, meta de inflação e meta fiscal”.

O candidato também toca em um tema sensível em período eleitoral, a privatização ao menos de parte dos ativos da Petrobras. Bolsonaro se compromete a vender parte da petroleira brasileira: “(...) deveremos promover a competição no setor de óleo e gás, beneficiando os consumidores. Para tanto, a Petrobras deve vender parcela substancial de sua capacidade de refino, varejo, transporte e outras atividades onde tenha poder de mercado”. Também sugere o fim do monopólio dela na exploração do gás natural.

Com relação ao Bolsa Família, ele promete que aumentará o seu valor, e dará uma espécie de renda mínima para todas as famílias brasileiras. “Nossa meta é garantir, a cada brasileiro, uma renda igual ou superior ao que é atualmente pago pelo Bolsa Família”. Ele não detalha, contudo, qual seria esse valor.

Desde 2010, todos candidatos ao Executivo são obrigados a apresentarem seus planos de governo em caso de eleitos. Essa apresentação é feita juntamente com o registro da chapa junto à Justiça eleitoral. Apesar dessa cobrança, não há nenhuma sanção para quem não cumprir o que prometeu.

Em 12 anos, militar multiplica seu patrimônio por cinco

Entre 2006 e 2018, capitão da reserva e candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, mais que quintuplicou o seu patrimônio. Os dados constam da sua declaração e bens entregue ao Tribunal Superior Eleitoral como um dos requisitos para registrar sua candidatura.

Quando concorreu e foi eleito para a Câmara, em 2006, ele informou possuir bens no valor de 433.934 reais. Agora, quando concorre à presidência, diz ter patrimônio de 2,2 milhões de reais. Nesse período, ocupou apenas o cargo de deputado federal cujo o salário atual é de 33.700 reais. Doze anos atrás ele possuía três veículos, duas aplicações em bancos e dois imóveis. Agora, ele registrou possuir cinco imóveis, quatro veículos e seis aplicações bancárias, cadernetas de poupança ou ações financeiras.

Outro fato que chamou a atenção no registro de candidatura de Bolsonaro foi na definição feita pelo seu candidato a vice-presidente, o general Hamilton Mourão. Tentando amenizar o seu discurso radical, no qual chamou os índios de indolentes e os negros de malandros, Mourão se registrou como indígena.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_