Neymar volta em grande estilo e abre caminho para vitória do Brasil sobre a Croácia

Camisa 10 entra no segundo tempo após três meses sem jogar. Aos 23 minutos, marcou um belo gol em jogada individual. Firmino fechou o placar já nos acréscimos

Neymar abre o placar para o Brasil diante da Croácia.
Neymar abre o placar para o Brasil diante da Croácia.ANDREW YATES (Reuters)
Mais informações

O Brasil derrotou a Croácia por 2 a 0 em Anfield Road, estádio do Liverpool, neste domingo, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo Rússia 2018. Apesar das dificuldades impostas pelo adversário, sobretudo na etapa inicial, a seleção conseguiu sair com a vitória em seu primeiro teste antes do Mundial. Além do resultado, a grande notícia para o conjunto canarinho foi o desempenho de Neymar, que voltou a atuar após três meses se recuperando de uma lesão. Ele entrou só no segundo tempo, mas precisou de apenas 23 minutos para driblar dois marcadores dentro da área, fuzilar o goleiro Subasic e abrir o placar para a equipe brasileira com um belo gol. Já nos acréscimos, Roberto Firmino fechou a conta.

Repetindo o roteiro da estreia na última Copa, a seleção voltou a encontrar dificuldades diante dos croatas, sobretudo na saída de bola. A equipe de Zlatko Dalic adiantou a marcação e não dava espaços para os defensores brasileiros iniciarem as jogadas. Por duas vezes, obrigou o goleiro Alisson a dar chutão para o ataque. Enquanto o Brasil demorava a se encontrar, a Croácia investia pelo lado direito nas costas de Marcelo e quase saiu na frente em cabeçada de Lovren, que passou raspando a trave. Modric e Rakitic articulavam a criação com relativa liberdade no meio-campo. Presos nas linhas de marcação, os atacantes, principalmente Gabriel Jesus, que foi o capitão da equipe neste amistoso, pouco ameaçaram a meta croata.

No segundo tempo, Tite resolveu promover o retorno de Neymar e tirou Fernandinho a fim de dar mais dinâmica ofensiva à seleção. Funcionou. O camisa 10 mostrou desenvoltura e apareceu bastante para o jogo. Não só marcou o primeiro gol, como também abriu brechas na defesa adversária. Com mais espaços, Willian e Philippe Coutinho cresceram em campo. Thiago Silva, que ganhou a concorrência com Marquinhos, teve atuação segura, justificando a opção do treinador. Aos 47 do segundo tempo, Firmino, que havia entrado no lugar de Jesus, recebeu lançamento de Casemiro, matou no peito e tocou por cobertura sobre Subasic. Saiu ovacionado do Anfield, onde é ídolo do Liverpool. E também ganhou pontos na disputa pela vaga no ataque às vésperas da Copa.

Depois da preparação inicial em Teresópolis, a seleção está desde segunda-feira (28) em Londres, utilizando o centro de treinamento do Tottenham. No próximo domingo, também às 11h (horário de Brasília), o Brasil vai a Viena enfrentar a Áustria, que venceu a Alemanha de virada neste sábado. Será o último amistoso da equipe antes de embarcar para a Rússia.

Veja como contamos o amistoso Brasil x Croácia, minuto a minuto:

Breiller Pires
Encerramos por aqui nossa cobertura da vitória do Brasil sobre a Croácia. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Breiller Pires
Breiller Pires
Thiago Silva também fez um grande jogo. Aos poucos, o zagueiro vai carimbando a titularidade na Copa. Marquinhos, que foi para a reserva, substituiu Miranda no segundo tempo. “O ponto positivo é o coletivo mentalmente forte”, afirmou Thiago Silva. Foto: EFE
Breiller Pires
Breiller Pires
Neymar foi o destaque do Brasil na partida. Sua entrada, após três meses parado por lesão, desafogou o time e deu poder de fogo ao ataque. Marcou um golaço com apenas 23 minutos em campo. “Ele voltou muito acima da minha expectativa”, celebrou Tite após o confronto. Foto: AFP
Breiller Pires
Breiller Pires
Termina o jogo! Brasil 2 x 0 Croácia.
Breiller Pires
Breiller Pires
47 minutos. Roberto Firmino recebe lançamento dentro da área, mata no peito e encobre o goleiro Subasic. Consagração do atacante em Anfield, que decreta a vitória brasileira. Brasil 2 x 0 Croácia.
Breiller Pires
Breiller Pires
GOOOOOLLL DO BRASIL!
Breiller Pires
Breiller Pires
45 minutos. Neymar tenta limpar para a finalização, mas esbarra no bloqueio croata à frente da área.
Breiller Pires
Breiller Pires
43 minutos. UUHHH! Danilo aciona Firmino, que bota na frente e chuta forte. Por pouco o Brasil não marca o segundo gol.
Breiller Pires
Breiller Pires
41 minutos. Neymar cobra a falta de fora da área e bola passa perto do gol de Subasic.
Breiller Pires
Breiller Pires
36 minutos. Dois ex-colorados que jogam no Shakthar Donetsk entram no Brasil: Taison e Fred ocupam as vagas de Coutinho e Willian.
Breiller Pires
Breiller Pires
34 minutos. Neymar força a queda na entrada da área e pede falta. Porém, o árbitro manda o jogo seguir.
Breiller Pires
Breiller Pires
33 minutos. Rakitic leva amarelo após falta por trás em Coutinho, seu companheiro de equipe no Barcelona.
Breiller Pires
Breiller Pires
32 minutos. Neymar tabela de letra com Paulinho, que erra o passe na sequência. Camisa 10 sai da esquerda e também se movimenta pelo meio.
Breiller Pires
Breiller Pires
29 minutos. Em vantagem no placar, Brasil trabalha a bola sem pressa, tentando abrir brechas na defesa croata.
Breiller Pires
Breiller Pires
26 minutos. Neymar aumentou presença ofensiva do Brasil, especialmente por aparecer para o jogo e distribuir passes no campo de ataque.
Breiller Pires
Breiller Pires
23 minutos. Philippe Coutinho acelera a jogada e abre para Neymar na esquerda. O atacante se livra de dois marcadores e solta uma bomba para o fundo das redes. Lindo gol do camisa 10! E uma bela maneira de demonstrar que está recuperado da lesão. Brasil 1 x 0 Croácia.
Breiller Pires
Breiller Pires
GOOOOOOLLL DO BRASIL!
Breiller Pires
Breiller Pires
22 minutos. Perisic cruza da esquerda. Thiago Silva corta no carrinho.
Breiller Pires
Breiller Pires
21 minutos. Depois de várias mexidas nos times, jogo fica morno no segundo tempo.
Breiller Pires
Breiller Pires
20 minutos. Marquinhos, com a camisa 13, entra no lugar de Miranda.
Breiller Pires

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: