_
_
_
_
_

‘Assunto de Família’, premiado em Cannes, é destaque na Mostra Internacional de Cinema

Longa do japonês Hirokazu Kore-Eda, que trata dos laços que criamos na vida, é um dos homenageados do Prêmio Humanidade do festival em São Paulo

Gregorio Belinchón
Cena do filme 'Um assunto de família'.
Cena do filme 'Um assunto de família'.Divulgação

Assunto de Família, do japonês Hirokazu Kore-Eda, ganhou uma merecida Palma de Ouro na 71ª edição do Festival de Cannes e é um dos homenageados do Prêmio Humanidade, concedido pela 42ª Mostra Internacional de Cinema, que acontece em São Paulo até o dia 31 de outubro. Sua aposta na família que criamos na vida, em detrimento dos laços de sangue, e seu claro estilo de bonomia cinematográfica convenceram o júri presidido pela atriz Cate Blanchett na Fraça. O cineasta insiste em uma linha narrativa que une vários de seus filmes: o amor e a proteção mútua são a base das relações, não o parentesco.

Osamu (interpretado por Lily Franky) e seu filho se dedicam a pequenos furtos para sobreviver quando encontram uma menina em plena onda de frio. Acabam levando-a para casa. A esposa de Osamu não está tão de acordo com a decisão, mas finalmente aceita quando vê as dificuldades que enfrenta a criança. Eles são pobres - para chegar ao fim do mês cometem pequenos roubos - e nessa casa vivem mais familiares,  embora pareçam conviver felizes. Até que um acidente expõe seus segredos ocultos, testando os laços os unem. Assim começa Assunto de Família.

Kore-eda prossegue com sua reflexão sobre o que é uma família, o que une as pessoas, um tema que salpica os filmes do cineasta. Figura habitual dos festivais, herdeiro do cinema de Ozu, o japonês já ganhou o Prêmio do Júri de Cannes em 2013 com Pais e Filhos. Seu estilo, clássico e calmo com a câmera, tempestuoso nos sentimentos, tem um grande número de fãs no mundo todo, entre eles Steven Spielberg, que comprou os direitos para uma possível versão americana de Pais e Filhos.

Horários das sessões de Assunto de Família na mostra

Reserva Cultural: 20/10, 22h20; 27/10, 16h. Cinesala: 21/10, 17h45. Cinesesc: 26/10, 18h40.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_