_
_
_
_
_

Economia do Brasil recua 0,13% no primeiro semestre, aponta Banco Central

Índice que funciona como prévia do PIB, o IBC-Br encolheu 0,74% em março deste ano

Marcos Santos (USP Imagens)
Mais informações
Desemprego a 13,1% se soma à incerteza política e reforça freio à retomada econômica
“Se Bolsonaro crescer, o dólar vai a 4 reais”, diz ex-ministro da Fazenda

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), encolheu 0,74% em março, segundo divulgou o Banco Central na manhã desta quarta-feira, dia 16. De acordo com o índice, a economia fecha o primeiro trimestre do ano com retração de 0,13% em relação aos três últimos meses do ano passado.

Apesar da retração, se o índice for comparado ao do primeiro trimestre do ano passado, houve crescimento de 0,86% (sem ajuste para o período). Em 12 meses encerrados em março, o indicador apresentou crescimento de 1,05%. Na comparação entre março deste ano e de 2017, no entanto, houve queda de 0,66% e, na comparação com fevereiro, a queda foi de 0,74%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica e contribui para as decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. Ele abrange informações sobre o nível de atividade da indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_