Guerrero tem suspensão ampliada e está fora da Copa do Mundo 2018

Tribunal Arbitral do Esporte amplia para 14 meses a punição ao craque da seleção peruana por doping

Paolo Guerrero, atacante do Flamengo.
Paolo Guerrero, atacante do Flamengo.HEULER ANDREY (AFP)
Mais informações

Paolo Guerrero, atacante do Flamengo e capitão da seleção peruana de futebol, está fora da Copa do Mundo 2018. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça, anunciou nesta segunda-feira, 14 de maio, a decisão de ampliar a pena do jogador por doping de seis para 14 meses de suspensão.

Inicialmente, Guerrero foi punido por um ano por doping pela FIFA, mas teve a pena reduzida a seis meses em dezembro e desde o início de maio estava apto a jogar. Agora, porém, não cabe mais recurso da decisão do TAS, que é a última instância a julgar o caso. Em sua decisão, o Tribunal Arbitral do Esporte ressaltou que o atacante "não tentou melhorar seu rendimento ingerindo substância proibida", mas o responsabilizou por "negligência".

Guerrero testou positivo para uma substância que também se encontra presente na cocaína, depois de um teste feito em 5 de outubro, em Buenos Aires, após o Argentina x Peru pelas Eliminatórias da Copa da Rússia.

O atacante peruano só poderá retornar aos gramados a partir de 2019 — o contrato com o Flamengo acaba em agosto deste ano. Neste domingo, após marcar um gol pelo time carioca sobre a Chapecoense (que derrotou o Flamengo por 3 a 2 pelo Campeonato Brasileiro), Paolo Guerrero voltou a se defender e a negar ter feito uso de substâncias proibidas. "Não fiz absolutamente nada que possa me complicar, porque sou um jogador profissional, me cuido, e sei o que posso tomar ou não", afirmou.

A ausência de Guerrero na Copa do Mundo da Rússia 2018 é um grande desfalque para a seleção peruana de futebol, que se classificou para o Mundial após 36 anos fora da competição.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: