_
_
_
_
_

Sem doença terminal, cientista australiano de 104 anos viaja à Suíça para solicitar eutanásia

David Goodall argumenta que sua qualidade de vida se deteriorou: "Não é particularmente triste”

David Goodall em sua casa, em Perth (Austrália), em uma foto de arquivo
David Goodall em sua casa, em Perth (Austrália), em uma foto de arquivoAFP
Mais informações
Colômbia regulamenta eutanásia para crianças e adolescentes
“Não suporto mais meu corpo”: jovem chilena suplica por eutanásia em vídeo a Bachelet
Holanda, onde morrer bem é parte do cotidiano

O australiano David Goodall, que aos 104 anos é o decano dos cientistas do seu país, pretende iniciar nesta quarta-feira, dia 2, uma viagem que o levará à Suíça, onde se submeterá a uma eutanásia. Ele não sofre de nenhuma doença em fase terminal, mas argumenta que sua qualidade de vida se deteriorou. “Não estou feliz. Quero morrer. Não é particularmente triste”, declarou ao canal de TV australiano ABC no dia do seu aniversário, no começo de abril. “O que é triste é que me impeçam isso. Meu sentimento é que uma pessoa idosa como eu deve se beneficiar de seus plenos direitos de cidadão, incluindo o direito ao suicídio assistido”, acrescentou.

Goodall viajará de Perth, a capital da Austrália Ocidental, onde reside, acompanhado de um representante da ONG Exit International, que apoia o cientista. Farão uma primeira parada em Bordéus (França), onde ele visitará familiares, para depois seguirem até a cidade suíça de Basileia, onde tem consulta marcada com uma organização local de assistência ao suicídio, conforme informou essa entidade.

O suicídio assistido, ou eutanásia, é ilegal na maioria dos países do mundo. Estava totalmente proibido na Austrália até que o Estado de Vitória o legalizou no ano passado, embora a lei só vá entrar em vigor em 2019, e mesmo assim restrita a pacientes com doenças terminais e com uma expectativa de vida inferior a seis meses. “É injusto que um dos cidadãos mais idosos e destacados da Austrália se veja obrigado a tomar um avião para o outro lado do mundo a fim de poder morrer com dignidade”, diz a Exit International em seu site. “Todos os que assim quiserem devem ter o direito a uma morte digna e aprazível”, acrescenta o texto.

Ao longo de sua carreira, Goodall publicou dezenas de estudos, e até muito recentemente continuava colaborando com várias revistas especializadas em ecologia. Mas sua condição física e sua qualidade de vida se deterioraram significativamente. A Exit International lançou uma campanha de financiamento coletivo para permitir que o cientista e seu acompanhante viajem de primeira classe. Até agora, arrecadou mais de 17.000 dólares australianos (44.600 reais).

O professor Goodall, pesquisador associado honorário da Universidade Edith Cowan, em Perth, já havia sido notícia em 2016, quando a instituição lhe pediu que deixasse sua cátedra, alegando os riscos à sua segurança decorrentes de seus deslocamentos. Depois do recurso do cientista, e diante da indignação da comunidade internacional, a universidade recuou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_