_
_
_
_
_

Os quatro favoritos do Campeonato Brasileiro de 2018

Após o fim dos Estaduais, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras largam bem cotados no Brasileirão

Carille ergue a taça de campeão brasileiro de 2017.
Carille ergue a taça de campeão brasileiro de 2017.Lucas Figueiredo (CBF)
Mais informações
O abandono da Primeira Liga
Fair play financeiro, uma realidade distante do futebol brasileiro

Apesar de não se comparar ao nível técnico das principais ligas europeias, o Campeonato Brasileiro é referência mundial no quesito equilíbrio. A competição, que começa no próximo domingo (dia 15), contará com os 12 clubes considerados grandes pela primeira vez desde 2012. Entretanto, depois dos times jogarem Estaduais e as primeiras partidas de Copa do Brasil e Libertadores, quatro equipes despontam como favoritas no torneio de pontos corridos. O EL PAÍS avaliou o início de temporada, elencos e treinador para apontar os candidatos ao título do Brasileirão deste ano.

Corinthians

Dentre os favoritos, o Corinthians talvez seja o que mais careça de ressalvas. O elenco, que já não era unanimidade ano passado, perdeu dois de seus melhores jogadores: Guilherme Arana e . O lateral foi reposto por Fabinho Capixaba e Sidcley, mas o centroavante até hoje é uma carência da equipe, cujas opções para a posição são o veterano ídolo Emerson Sheik e os contestados Júnior Dutra e Kazim. Ao mesmo tempo, é difícil argumentar contra os fatos: o time de Fábio Carille tem um estilo definido de jogo que conquistou três títulos em um ano de trabalho do treinador – entre eles, o último Brasileirão e o Paulistão 2018, em cima do rival Palmeiras.

Cruzeiro

No comando desde julho de 2016, Mano Menezes é o treinador mais longevo da Série A (Corinthians e Grêmio também têm treinadores no cargo há mais de um ano). Um diferencial do time celeste em relação a concorrentes de peso, a exemplo do Flamengo, que, apesar de também contar com muitas opções do meio para frente, inicia o Brasileiro sob o comando de um técnico interino. Atual campeão da Copa do Brasil, o clube mineiro se reforçou pensando em outro título nacional, mas perdeu sua principal contratação, Fred, lesionado até o fim do ano. Mesmo assim, ainda tem nomes experientes como Edílson, Dedé, Henrique, Thiago Neves e Rafael Sóbis.

Grêmio

Atual campeão da Libertadores, o Grêmio de Renato Gaúcho é a equipe brasileira que tem o futebol mais atrativo desde o ano passado. O elenco conta com dois dos maiores talentos recentes do Brasil: o volante Arthur, já negociado com o Barcelona, e o atacante Luan, além do ótimo zagueiro Geromel. Em 2018, o Tricolor foi campeão estadual pela primeira vez desde 2010.

Palmeiras

Assim como nos últimos anos, o Palmeiras entra na lista de candidatos por conta do valorizado elenco, fruto do aprimoramento de sua gestão e do investimento milionário da Crefisa, sua principal patrocinadora. Para este ano, Weverton, Marcos Rocha, Diogo Barbosa e Lucas Lima, além de Gustavo Scarpa (que briga na Justiça com o Fluminense) foram as principais novidades. Roger Machado, treinador contratado para 2018, tem feito bom trabalho ao definir um padrão de jogo e dar confiança a jogadores como Felipe Melo. O clube também vem de boas campanhas no nacional. Foi campeão em 2016 e vice em 2017

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_