_
_
_
_
_

Chefe da Igreja chilena sobre transexuais: “Se um gato tiver nome de cachorro, não passará a ser um cachorro”

A atriz transexual Daniela Vega responde Ricardo Ezzati: “Venha conversar comigo. Você se atreve?” Ela estrelou o filme ganhador do Oscar ‘Uma Mulher Fantástica’

Rocío Montes
Ricardo Ezzati em 2011.
Ricardo Ezzati em 2011.Rev. Christopher W. Cox
Mais informações
Após Oscar, atriz trans Daniela Vega impulsiona mudança de lei no Chile
Daniela Vega, a atriz transexual que fez história no Oscar

Horas antes que o projeto de lei sobre identidade de gênero entre em uma etapa crucial no Congresso chileno, o arcebispo de Santiago, Ricardo Ezzati, fez uma comparação infeliz que provocou críticas de todos os setores. “É preciso ir além do nominalismo, é preciso ir à realidade das coisas. Não é porque eu ponho um nome de cachorro em um gato que ele passa a ser cachorro”, assinalou Ezzati na sexta-feira ao portal de notícias EMOL, por ocasião da abertura do ano acadêmico da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

A atriz transexual Daniela Vega, protagonista do longa-metragem Uma Mulher Fantástica, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, reagiu pelo Twitter: “#Ezzati, venha conversar comigo. Você se atreve?”, assinalou a atriz, que desempenhou um papel fundamental para acelerar a tramitação de um projeto de lei que está há quatro anos no Congresso e, se aprovado, permitirá que as pessoas transexuais possam mudar seu nome e seu gênero no Registro Civil, entre outros pontos. A mensagem de Vega teve mais de 2.800 retuítes e 5.200 curtidas em poucas horas.

“Ezzati ultrapassou mais uma vez o limite daquilo que é tolerável”, afirmou o líder do Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movih), Rolando Jiménez. “Comparar com animais os meninos, as meninas e os adultos trans é um brutalidade extrema, que violenta a dignidade humana de maneira escandalosa.”

Até o presidente Sebastián Piñera se referiu às palavras do chefe da Igreja local: “Quando se trata de identidade de gênero, o respeito, a dignidade e o bom vocabulário são essenciais. Comparar uma situação que afeta seres humanos com animais me parece muito pouco apropriado”, afirmou neste sábado o chefe de Estado. Piñera integra a coalizão direitista Chile Vamos, que não tem uma posição única sobre o projeto de lei. Os governistas estão divididos principalmente em relação a um ponto: a inclusão de menores com idades entre 14 e 18 anos e os procedimentos ligados a essa tramitação.

O Chile é um país onde a Igreja católica enfrenta uma séria crise. Embora na ditadura ela tenha tido um papel central na defesa dos direitos humanos e na proteção dos perseguidos, dos anos noventa em diante começou a perder fiéis. Por ocasião da visita do papa Francisco ao Chile em janeiro — considerada a mais conflituosa de seu pontificado, por sua posição a respeito de casos de abuso sexual —, o influente jesuíta Felipe Berríos assinalou que a Igreja católica chilena estava “fechada e entrincheirada em uma doutrina que as pessoas não entendem”. Segundo a pesquisa regional Latinobarômetro, enquanto num país próximo, o Paraguai, 89% dos cidadãos se declaram católicos (80% no México e 73% na Colômbia e no Peru), no Chile esse índice cai para 44%. Nada menos que 38% dos chilenos assinalam que não têm nenhuma religião, um recorde regional em ateísmo, que é o dobro da média.

Apesar dessa situação, a Igreja não pediu oficialmente desculpas. Em um comunicado, o Arcebispado de Santiago lamentou que “o uso de uma alegoria” por parte de Ezzati tenha sido interpretado como uma ofensa. Nesta segunda-feira, uma comissão mista de senadores e deputados começará a discutir no Congresso a última etapa do projeto de lei.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_