_
_
_
_
_

Lula preso, memes à solta

Em meio às tensões do Fla x Flu político, as redes sociais também reservam momentos de leveza e humor ao repercutir o mandado de Moro contra o ex-presidente

Lula são-paulino? Calma, é só um meme.
Lula são-paulino? Calma, é só um meme.Reprodução
Mais informações
Ordem de prisão de Lula: acompanhe a cobertural em tempo real
MPF pediu pressa na prisão de Lula
Moro em busca do troféu na Lava Jato

“Lula preso amanhã.” A internet, definitivamente, está sabendo lidar com a iminente concretização de um dos memes mais profetizados pelas redes sociais nos últimos anos. Embora a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha potencial para disparar uma nova onda de bloqueios de familiares e amizades desfeitas no Facebook, há também quem prefira lidar com o acontecimento político do ano de forma bem humorada. De apoiadores a opositores do petista, os memes de uma semana que começou apreensiva pelo julgamento do habeas corpus no STF e termina sob tensão entre São Paulo e Curitiba emprestaram um pouco de leveza ao clima carregado dos embates ideológicos.

O futebol, pra variar, serviu como pretexto para boa parte das piadas virtuais.

Inclusive o jejum de títulos nacionais do São Paulo, rival do Corinthians, clube de coração do ex-presidente, foi usado para ironizar o mandado de prisão expedido pelo juiz Sérgio Moro: “Lula tentando provar que não ganhou nada em 10 anos”.

Antes, o STF já havia sido alvo de provocações pela demora no julgamento do habeas corpus e pela suposta seletividade ao permitir a prisão do ex-presidente após a sentença em segunda instância enquanto outros políticos investigados permanecem soltos.

O site Sensacionalista, que se autodefine “isento de verdade”, também se mostra inspirado e engajado na missão de alimentar a corrente de memes. Além de cravar que Lula já está preso na Austrália, ainda teve tempo de ironizar portal O Antagonista.

Antagonistas de Lula, por sinal, como Michel Temer, Aécio Neves e Sérgio Moro, não passaram despercebidos pelos “memezeiros” de plantão.

Tampouco o apreço indiscreto do petista pela bebida destilada mais popular do Brasil.

Houve ainda quem não conseguisse chegar ao trabalho por causa dos bloqueios do MST em várias estradas do país para demonstrar apoio a Lula: “Hoje não vou poder trabalhar, pois bloquearam a rua onde eu moro”.

Não há previsão para um desfecho da novela “Lula preso amanhã” – ou hoje –, muito menos para uma trégua na chuva de memes. Afinal, na internet, a “zueira não tem limites”.

Lula Molusco, do Bob Esponja, é preso.
Lula Molusco, do Bob Esponja, é preso.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_