_
_
_
_
_

Estado Islâmico reivindica autoria de ataque a supermercado no sul da França

O sequestrador, identificado como um marroquino de 30 anos, foi morto pela polícia

Vista do lado de fora do supermercado.
Vista do lado de fora do supermercado.Reuters
Mais informações
Polícia belga detém jihadista que escapou após atentados de Paris
Mentor dos atentados de Paris morreu na operação policial em Saint-Denis
Ataque jihadista múltiplo foi preparado na Bélgica e na Síria

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta sexta-feira a autoria de um ataque feito por um homem armado que disparou contra policiais e fez reféns em um supermercado do sul da França, matando ao menos três pessoas.

O sequestrador foi morto pela polícia francesa após se entrincheirar um supermercado na região de Trèbes, sudoeste da França. O ministro do Interior da França, Gérard Collomb, confirmou a morte de três pessoas. O homem, identificado como Redouane Lakdim, de origem marroquina, matou o motorista de um carro que roubou e depois duas pessoas já dentro do mercado onde fez reféns.

No caminho, Lakdim ainda feriu um policial. Outro agente ficou ferido no tiroteio entre o autor e homens do Grupo de Intervenção da Gendarmaria Nacional (GIGN), que mataram o terrorista. "Era um criminoso comum, conhecido por posse de entorpecentes, mas não podíamos dizer que ele tomaria essa ação", afirmou o ministro sobre o terrorista.

O homem, que portava uma pistola, chegou a ficar trancado no interior do supermercado com pelo menos uma pessoa como refém, segundos fontes da agência EFE. De acordo com a emissora "France Info", o nome do indivíduo aparece no Arquivo de Apontamentos para a Prevenção da Radicalização com Caráter Terrorista (FSPRT, na sigla em francês).

O primeiro-ministro francês Édouard Philippe havia informado que tudo indicava se trata de um ato terrorista. Em entrevista à imprensa, ele disse que o policial ferido anteriormente quando patrulhava a pé junto com outros três companheiros não corria perigo de morte.

Segundo a imprensa francesa, o homem seria um marroquino, de cerca de 30 anos, e morador de Carcassonne. Ele foi identificado porque deixou o carro estacionado no supermercado. Depois de entrar no estacionamento gritando "Allahu Akbar" ("Deus é grande"), ele denunciou a intervenção militar francesa na Síria, ameaçou matar os clientes do supermercado e disse ser um "soldado" do grupo terrorista Estado Islâmico.

Além disso, o homem exigiu a libertação de Salah Abdeslam, o único preso na França pelos atentados terroristas de novembro de 2015 em Paris, que provocaram a morte de 130 pessoas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_