_
_
_
_
_

Problema em subestação deixa estados no Norte e Nordeste sem energia

Houve "praticamente um colapso do sistema" na região Nordeste, diz o presidente do ONS Apagão foi causado por falha em um "disjuntor na subestação do Xingu"

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte em abril de 2017.
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte em abril de 2017.Roberto Stuckert (PR)

A energia caiu na tarde desta quarta-feira em uma série de cidades espalhas pelos estados do Norte e Nordeste do país. Interrupções no fornecimento de energia foram registradas por moradores de municípios de Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe. Na região Norte, a queda de energia atingiu os estados do Tocantins, Amazonas, Pará e Amapá. Também houve registro de falta de energia em estados do Sul e do Sudeste, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Em entrevista coletiva, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que houve "praticamente um colapso do sistema" na região Nordeste. Segundo ele, o tempo de recomposição do Norte e do Nordeste foi mais demorado. "Obviamente que ninguém gosta de ficar sem energia, mas a recomposição tem de ser feita de forma cautelosa", afirmou, justificando o problema por uma falha em um "disjuntor na subestação do Xingu".

A Energisa, concessionária que atende diversos estados, emitiu comunicado oficial informando que “um problema técnico na Usina de Belo Monte [Pará] interrompeu o fornecimento de energia para o Norte, Nordeste e parte do Sudoeste”. Segundo a nota, o ONS disse que não há previsão de restabelecimento.

Responsável por Belo Monte, o Consórcio Norte Energia disse, por sua vez, disse que o apagão não foi originado pela usina. "Ao contrário do divulgado, a usina também foi afetada pela falha ocorrida", disse em comunicado.

O ONS informara por meio de nota, antes da entrevista coletiva, que as causas de desligamento estavam sendo investigadas. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) disse que também está investigando a origem da falta de energia.

Em sua mensagem, o ONS informou que "hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional - SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento". "Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste", informou o ONS.

A queda de energia levou à viralização da hashtag #apagao no Twitter, por meio da qual centenas de moradores das regiões afetadas relatam a ausência de luz. Enquanto alguns usuários reclamam de mais de três horas sem energia, outros celebram a curta queda de luz em seu bairro.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_