_
_
_
_
_

O ‘sim’ histórico de Trump a Kim Jong-un

Presidente dos EUA aceita se reunir com líder da Coreia do Norte para discutir fim do programa nuclear

O assessor de segurança sul-coreano, Chung Eui-yong, cumprimenta o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, na terça-feira desta semana
O assessor de segurança sul-coreano, Chung Eui-yong, cumprimenta o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, na terça-feira desta semanaREUTERS
Jan Martínez Ahrens

O cenário mais explosivo do planeta mudou radicalmente. Há três meses, Kim Jong-un e Donald Trump se insultavam e ameaçavam provocar um holocausto nuclear; hoje, estão prestes a se sentar frente a frente numa mesa de negociação. O presidente dos Estados Unidos aceitou “no lugar e momento que se determine” o inesperado convite do líder da Coreia do Norte para uma reunião de cúpula bilateral. A solicitação foi transmitida a Trump nesta quinta-feira por um emissário sul-coreano que se reuniu com Kim Jong-un na terça-feira passada em Pyongyang. Na mensagem, o Líder Supremo do regime norte-coreano oferece a desnuclearização do país e a suspensão dos testes nucleares e balísticos. Jamais houve um encontro direto entre os mandatários de ambas as nações.

Mais informações
Coreia do Norte diz que pode abrir mão de programa nuclear se EUA garantir regime
Quebra de confiança entre EUA e Rússia põe em cheque redução de arsenais atômicos
Coreia do Norte convida o presidente da Coreia do Sul a Pyongyang

O anúncio foi feito pelo enviado sul-coreano Chung Eui-yong na própria Casa Branca. Trump preparou seu pronunciamento anunciando que seria algo “muito importante”, mas não entrou em detalhes. Quando o representante sul-coreano falou, estremeceu os Estados Unidos. Revelou não só o convite, mas também a aceitação por parte do republicano, acrescentando que o encontro está previsto para maio. “Somos otimistas quanto a este processo diplomático. A República da Coreia [do Sul], os Estados Unidos e nossos aliados nos mantemos unidos e esperamos que não se repitam os erros do passado. A pressão continuará enquanto a Coreia do Norte não acompanhar suas palavras com ações concretas”, afirmou Chung, conselheiro de Segurança Nacional do Governo de Seul.

“Kim Jong-un falava de desnuclearização com a Coreia do Sul, não só de congelamento. Também que não haveria testes balísticos durante esse período. Está havendo um grande progresso, mas as sanções permanecerão até que se chegue a um acordo. A reunião está sendo planejada”, tuitou Trump.

A materialização de uma negociação direta entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte representa um passo histórico. É um triunfo para Trump, mas também uma demonstração do imenso poder do eixo Pequim-Washington. Em sua estratégia para frear a corrida armamentista de Pyongyang, a Casa Branca brandiu seu poderio militar e exibiu uma retórica pré-bélica extremamente áspera. Somou a isso uma escalada de sanções em que o apoio da China, que absorve 90% das exportações norte-coreanas, acabou sendo determinante.

O efeito deste cerco combinado, que desgastou profundamente o regime de Pyongyang, foi a busca por um escape por parte de Kim Jong-un. Ele não só se lançou a um diálogo direto com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que terá lugar em abril na zona desmilitarizada da fronteira intercoreana, como também ofereceu agora – e conseguiu – uma reunião frente a frente com seu arqui-inimigo norte-americano. E sobre esse bolo colocou a cereja mais desejada: renunciar ao arsenal atômico em troca da sobrevivência do regime. Justamente o que Washington se dispõe a aceitar, desde que a desnuclearização seja permanente. É algo que também satisfaz a Pequim, que assim mantém a Coreia do Norte como anteparo frente ao seu vizinho do sul e às tropas norte-americanas lá instaladas.

A possibilidade de que o diálogo frutifique é complexa. Os antecedentes históricos são péssimos. As ameaças foram muitas, e as conversações com enviados de Bill Clinton e George W. Bush terminaram em fracasso. Essa experiência tornou a Casa Branca cautelosa, mas não eliminou a esperança de uma resolução diplomática do conflito. Dois fatores-chaves contribuem para isso agora: a China apoia plenamente o diálogo, e o próprio Trump, sem reduzir a pressão, está disposto a este cara a cara. Nesse sentido, apesar dos insultos, fanfarronices e demonstrações de força, Washington sempre manteve aberta a via do diálogo.

Em dezembro passado, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, chegou a abandonar a exigência norte-americana de que Pyongyang renunciasse ao arsenal nuclear e pediu apenas um “período de calma” para se sentar e negociar. “Não é realista dizer que eles só podem falar se vierem para mesa preparados para renunciar ao seu programa. Eles investiram muito nisso [...]. Estamos dispostos a conversar com a Coreia do Norte no momento em que ela quiser. Estamos dispostos a uma primeira reunião sem condições prévias. Vamos nos ver e falemos do tempo se for preciso, ou se a mesa deve ser redonda ou quadrada, e depois comecemos a traçar um percurso”, disse Tillerson.

As palavras do secretário foram avalizadas pelo próprio Trump, que numa conversa com o presidente sul-coreano se mostrou disposto ao diálogo com Pyongyang “no momento apropriado e sob as circunstâncias corretas”. O degelo propiciado pela recente Olimpíada de Inverno na Coreia do Sul, e também pela guinada de Kim Jong-un, acabaram abrindo as portas para esse diálogo. Agora só falta que os dois líderes a cruzem.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_