_
_
_
_
_

Antropóloga Jacqueline Muniz fala sobre a intervenção no Rio no ‘Voz Ativa’

Programa da Rede Minas, parceria com o EL PAÍS, vai ao ar às 22h15, horário de Brasília Entrevista também pode ser assistida na página da atração no Facebook

A antropóloga e cientista política Jacqueline Muniz é a convidada desta segunda-feira, 5 de março, do programa Voz Ativa, uma produção da Rede Minas em parceria com o EL PAÍS. Professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Muniz responde perguntas sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro, decretada pelo presidente Michel Temer (MDB) no último dia 16 de fevereiro, e os desafios da segurança pública no país. “O medo coletivo tem se mostrado péssimo conselheiro, sobretudo em contextos de insegurança generalizada”, observa a professora. O programa vai ao ar às 22h15, horário de Brasília, e também pode ser assistido na página da atração no Facebook.

Mais informações
Jacqueline Muniz: “Empregar o Exército no Rio é uma teatralidade operacional de alto custo e baixa eficácia”
Exército “bloqueia” investigações sobre chacina no Complexo do Salgueiro, diz HRW
“Militares não gostam de ser usados como um instrumento político pelo Governo”
Temer faz aceno aos militares às vésperas da sucessão no Exército

Muniz já foi diretora do Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, no Ministério da Justiça. Também atuou como coordenadora setorial de Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos e como diretora da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A antropóloga contribuiu ainda na elaboração do Plano de Segurança Pública do governo de Pernambuco e nos trabalhos técnicos da CPI das Milícias, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ela é também integrante do Grupo de Estudos Estratégicos da UFRJ e sócia-fundadora da Rede de Policiais e Sociedade Civil da América Latina. Além disso, é autora de vários artigos, ensaios e capítulos de livros que tratam da segurança pública, e está sempre presente nos debates sobre o tema no Brasil.

O programa é apresentado pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. Para debater com a especialista, o Voz Ativa conta com as participações de Felipe Betim, repórter do EL PAÍS; Maria Teresa Cruz, repórter e editora do Ponte Jornalismo; Maria Clara Prates, jornalista especializada em segurança pública; Luiza de Castro, presidente da Rede Mina; e Robson Sávio Sousa, coordenador do NESP, da PUC Minas.

O Voz Ativa, que estreou em janeiro deste ano, já contou a presença do dramaturgo Zé Celso, da filósofa feminista Djamila Ribeiro e do jornalista Juca Kfouri, entre outros. Vai ao todas as segundas-feiras, às 22h15, com transmissão simultânea nas páginas no Facebook do EL PAÍS e da Rede Minas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_