_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Igualdade com liberdade

A democracia é incompatível com a discriminação contra as mulheres

Manifestação feminista em Vigo (Espanha) no domingo passado.
Manifestação feminista em Vigo (Espanha) no domingo passado.ASEMBLEA GALEGAS 8M (Europa Press)
Mais informações
Onze casos em que homens apagaram mulheres excepcionais da história
O dia em que as mulheres paralisaram a Islândia para pedir igualdade

O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, adquiriu neste ano um significado e uma emotividade especiais. As mulheres foram convocadas a paralisações parciais e mobilizações em todo o mundo, incluindo uma greve geral de 24 horas na Espanha.

O protesto tem um de seus pilares no âmbito trabalhista, onde persiste uma importante disparidade salarial e de responsabilidades, mas também no doméstico, onde a desigualdade nas tarefas e cuidados é ainda mais acentuada, sem esquecer a violência e o assédio sexual, uma mancha que nos abala e remexe no que há de mais profundo como sociedade. O objetivo da mobilização desta data é transmitir uma mensagem taxativa: que é necessário pôr fim à discriminação, à subordinação, ao assédio e à violência que todas as mulheres sofrem pelo simples fato de serem mulheres. São reivindicações justas, que há muito tempo deveriam ter sido alcançadas, e que devem ser partilhadas por todos.

Há quem veja no feminismo uma ideologia excludente, voltada contra os homens. É um erro: a igualdade entre homens e mulheres, consagrada no artigo 5º. da Constituição brasileira, é a base de uma sociedade democrática e, portanto, configura um mandato constitucional ao qual todos estão submetidos.

A democracia já fez muito para reduzir a discriminação contra as mulheres. Mas ainda há muito mais por fazer. A obtenção da igualdade exige propostas de ação concretas. No caso trabalhista, é necessário corrigir as discriminações salariais, impedir que a maternidade se torne um obstáculo para a ascensão, evitar os guetos de trabalhos feminizados, precários e mal pagos, e incentivar as licenças por paternidade. Tudo isso exige novas normas, melhores controles, mais transparência, cotas que ajudem a obter a paridade nos cargos de direção, bem como a obrigatoriedade de realizar auditorias salariais e desenvolver planos de igualdade e boas práticas nas empresas.

É preciso acabar com o machismo, o assédio e a discriminação em qualquer das suas formas

No âmbito jurídico, as leis e medidas contra a violência machista estão conseguindo conscientizar a sociedade e os poderes públicos sobre a necessidade de proteger as mulheres de forma efetiva. Cabe agora melhorar a luta contra o assédio sexual no ambiente profissional e nos espaços públicos, mediante medidas punitivas, mas também preventivas, que ajudem a visualizar um problema até agora oculto ou relegado a um segundo plano.

Em outros âmbitos, entretanto, a discriminação se origina em hábitos culturais e sociais profundamente arraigados, tanto por parte dos homens como das mulheres, que não são simples de modificar. A educação, nas famílias e nas escolas, os meios de comunicação de massa, o mundo da cultura, a publicidade e a moda são essenciais para deter a reprodução do machismo. Especialmente entre os jovens, onde se observa um recrudescimento das atitudes machistas, violentas e discriminatórias, o trabalho educativo precisa ser muito mais intenso do que vem sendo.

Fazer com todos esses fatores ajam no sentido contrário ao que agiram até agora não é uma tarefa fácil, nem que possa ser imposta por decreto: é preciso contar com a colaboração ativa e cúmplice da sociedade, algo que só um grande diálogo social e político pode lograr. Os homens, cuja participação é imprescindível para pôr fim ao machismo, devem se somar a essa reivindicação, sem medos nem desculpas. E obviamente, também os partidos políticos, as organizações sindicais e as associações empresariais têm um papel em articular e concretizar esse objetivo.

Os homens devem se somar à luta feminina sem medos nem desculpas

O machismo é o suporte sobre o qual se assenta a discriminação contra as mulheres. Seja como atitude pessoal, cultural ou institucional, seja praticado de forma individual ou inserido nas estruturas políticas, econômicas e familiares da nossa sociedade, ele é radicalmente incompatível com a democracia. Opor-se a ele é defender a democracia, e não uma determinada expressão ideológica ou partidária. Não há, portanto, espaço para debate a esse respeito: é hora de acabar com o machismo, o assédio e a discriminação, em qualquer das suas formas.

Mas cabe, por outro lado, o confronto de ideias e propostas sobre como atuar. Conforme demonstra a discussão sobre o sentido e o alcance da convocatória deste 8 de março, o feminismo é tão plural, aberto, transversal e livre como a sociedade à qual se dirige. Nele há muitas vozes distintas e meritórias, e propostas de atuação muito variadas. Todas devem ser ouvidas, discutidas e avaliadas.

A igualdade entre homens e mulheres à qual uma sociedade democrática aspira só pode ser obtida a partir da liberdade, individual e coletiva. Sua defesa não é ideológica nem pode ser instrumentalizada: ela faz parte do núcleo de valores que articulam o próprio coração das nossas democracias. Tampouco pode ser rejeitada, ridicularizada ou ignorada. Porque a busca pela igualdade e a busca pela liberdade são sinônimos, uma não faz sentido sem a outra. Lutando pela igualdade das mulheres, conquistaremos nossa liberdade, como pessoas e como sociedade, e daremos valor à nossa democracia.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_