_
_
_
_
_

O ‘brasileiro’ Kim Jong-un apresenta seu passaporte para viajar pelo mundo

Agência Reuters conseguiu cópias dos documentos que teriam sido emitidos pela Embaixada do Brasil em Praga para os líderes da Coreia do Norte

O passaporte brasileiro com a foto de Jong-un foi emitido em nome de Josef Pwag.
O passaporte brasileiro com a foto de Jong-un foi emitido em nome de Josef Pwag.Reuters
Mais informações
Sintomas da reaproximação das Coreias no “lugar mais perigoso do mundo”
A perigosa família que governa a Coreia do Norte há 70 anos
Coreia do Norte convida o presidente da Coreia do Sul a Pyongyang

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e seu pai, o falecido Kim Jong Il, usaram passaportes brasileiros obtidos de forma fraudulenta para solicitar vistos para visitar países ocidentais nos anos 1990, disseram cinco fontes europeias de segurança à agência Reuters.

Apesar de já ser conhecido que a família que governa a Coreia do Norte usou documentos de viagem obtidos de forma irregular, há poucos exemplos específicos até o momento. As cópias dos passaportes brasileiros vistas pela Reuters nunca haviam sido publicadas.

“Eles usaram esses passaportes brasileiros, que claramente mostram fotos de Kim Jong-un e Kim Jong Il, para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras”, disse uma alta fonte de segurança ocidental, sob condição de anonimato.

“Isso mostra seu desejo por viagens, e aponta para as tentativas da família governante de construir uma possível rota de fuga”, acrescentou.

A embaixada da Coreia do Norte no Brasil se recusou a comentar. E o Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse que está investigando o caso. Uma fonte brasileira, que também falou sob condição de anonimato, disse que os dois passaportes em questão eram documentos legítimos quando enviados em branco para emissão em consulados.

Outras quatro fontes de segurança europeias confirmaram que os dois passaportes brasileiros com fotos dos 'Kims' com os nomes de Josef Pwag e Ijong Tchoi foram utilizados para solicitar vistos em ao menos dois países ocidentais.

Não ficou claro se os vistos foram obtidos.

Os passaportes também podem ter sido usados para viagens a Brasil, Japão e Hong Kong, de acordo com as fontes de segurança.

O jornal japonês Yomiuri Shimbun informou em 2011 que Jong-un visitou Tóquio quando criança usando um passaporte brasileiro em 1991  antes da data de emissão impressa nos dois passaportes brasileiros vistos pela Reuters. Na época, segundo o jornal, o motivo da viagem teria sido uma visita à Disney de Tóquio.

O passaporte de Jong Il foi emitido no nome de Ijong Tchoi.
O passaporte de Jong Il foi emitido no nome de Ijong Tchoi.Reuters

“JOSEF PWAG”

Os dois passaportes brasileiros com 10 anos de validade contêm um carimbo dizendo “Embaixada do Brasil em Praga” com data de expedição de 26 de fevereiro de 1996. As fontes de segurança disseram que tecnologia de reconhecimento facial confirmaram que as fotos são de Kim Jong-un e seu pai.

O passaporte com a foto de Jong-un foi emitido em nome de Josef Pwag, com data de nascimento de 1 de fevereiro de 1983. Sabe-se tão pouco sobre Jong-un que até mesmo sua data de aniversário é contestada. Ele teria de 12 a 14 anos de idade quando o passaporte brasileiro foi emitido.

É sabido que Jong-un estudou em uma escola internacional de Berna, na Suíça, onde fingia ser filho de um motorista de uma embaixada. O passaporte de Jong Il foi emitido no nome de Ijong Tchoi com data de nascimento de 4 de abril de 1940. Jong Il morreu em 2011. Sua verdadeira data de nascimento era em 1941.

Ambos os passaportes exibem como local de nascimento dos portadores a cidade de São Paulo. A primeira fonte de segurança se recusou a descrever como as cópias dos passaportes foram obtidas, citando regras de sigilo. A Reuters viu apenas cópias dos documentos, de forma que não foi capaz de discernir se foram adulterados.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_