_
_
_
_
_

25 sinais irrefutáveis de que você está ficando mais velho

São reais as crises de idade ou são invenção do marketing? O que nos indica que já não somos tão jovens e caminhamos rumo a uma transição?

Guillermo Alonso

Todos envelhecemos. Todos os dias. Quando você acabar de ler este texto será um pouco mais velho do que ao começar. E, paradoxalmente, embora esta seja a melhor das possibilidades (pense em qual é a única alternativa a se tornar mais velho), a passagem do tempo e ultrapassar certas décadas e cifras simbólicas sempre causaram temores e inquietação para todos nós. Existem realmente as crises da idade ou são uma invenção do marketing?

Cada década tem seus próprios mitos; aos 30 parece que a obrigação é ter um companheiro estável, aos 40 se espera de você certa estabilidade profissional, aos 50 é preciso enfrentar sinais de envelhecimento, como o aumento do peso ou a calvície...

Violeta Alcocer, neuropsicóloga clínica

“É possível que essas crises estejam mais relacionadas com momentos de transição social do que com a manifestação de traumas não resolvidos”, explica Violeta Alcocer, neuropsicóloga clínica. “Cada década tem seus próprios marcos e mitos; aos trinta parece que a obrigação é ter um companheiro estável e formar uma família, aos quarenta se espera de você certa estabilidade profissional, aos cinquenta é preciso enfrentar sinais evidentes de envelhecimento físico, como o aumento do peso ou a calvície... É quase inevitável que em torno dessas idades as pessoas se façam determinadas perguntas sobre seu projeto de vida.”

Há algum marco em que a pessoa comece a sentir o peso da idade? As manifestações físicas são óbvias, mas fala-se de outros momentos mais emocionais. Por exemplo, esse em que atingimos a idade de nossos pais quando nos tiveram. “Esse marco da idade dos seus pais existe e pesa bastante”, confirma Alcocer, “se você estiver consciente disso, ou não”.

1. Facebook, tudo bom. Twitter, mais ou menos. Instagram, quase nunca. Snapchat não tem nem ideia do que é isso.

2. Os filmes começam a parecer longos demais. Os episódios de mais de 50 minutos começam a parecer longos demais. As comédias na TV com episódios de 22 minutos têm a duração ideal, mas te incomodam as risadas enlatadas.

Getty Images

3. Mas, curiosamente, você se surpreende repetindo cada vez com mais frequência: “Como o tempo passa depressa”.

“O tempo passa depressa quando temos muita atividade”, alerta a psicóloga. “Conviver com crianças ou adolescentes também pode influir nessa sensação, já que seu ritmo de amadurecimento é mais veloz que o de uma pessoa de quarenta ou cinquenta.”

4. Você não conhece a versão de ‘Aquele Abraço’, de Anitta, mas somente a original de Gilberto Gil

5. Quando os seus amigos te propõem ir a um novo local tomar uma bebida e você só pergunta se a música é alta demais e se há sofás.

6. O mesmo banco que até pouco tempo atrás te enchia de telefonemas para te convencer das virtudes da sua Conta Jovem telefona agora com voz mais solene para falar da necessidade de fazer um seguro de vida.

7. Você não saberia dizer a que se dedicam exatamente um ‘youtuber’ ou um ‘influencer’, só que ganham muito dinheiro e que às vezes você sente vontade de dar-lhes um cascudo e lhes dizer que não sabem nada sobre a vida.

A neuropsicóloga acrescenta como outro fator importante para envelhecer com saúde “substituir a rejeição e a intolerância pela curiosidade. Do ponto de vista neurológico, nosso cérebro vai perdendo o interesse por aprender e pela novidade à medida que completamos mais anos.” E acrescenta: “Por isso, algumas pessoas se tornam cada vez mais intransigentes”.

Mais informações
Envelhecer te fará feliz
Se você parece mais velho, a culpa é sua
Como aparentar cinco anos a menos (sem gastar um centavo com cremes)

8. É sábado e às 9 da manhã você já está acordado. É domingo, e também.

9. O menu de opções de travesseiros dos hotéis, algo que você não sabia que existia até segundos atrás, de repente é uma questão essencial para as suas viagens.

10. E você chegou à conclusão de que há algo importante em que vale a pena gastar todas as suas economias: um bom colchão.

11. Faz tempo que os jogadores bilionários são mais jovens que você, mas você tem a sensação de que o último que ficou na moda poderia ser seu filho.

Neymar, de 26 anos, recebe salário mensal de 3.069.520 de euros (cerca de 12.300.000 reais). Isto é, 16.000 reais por hora. 16.000 reais. Por. Hora. O que você fazia com 26 anos?

12. Ganhar meias e roupa de baixo confortável como presente de Natal já não é uma tragédia, mas uma enorme alegria.

Getty Images

13. Você conhece algumas canções da moda entre os adolescentes, e só pedacinhos porque tocam de vez em quando durante os reality shows que você encontra às vezes ‘zapeando’.

Um total de 84% dos jovens entre 16 e 24 escuta música principalmente pelos celulares, enquanto somente 30% das pessoas na faixa dos 55 e 64 anos fazem isso, segundo o informe Music Consumer Insight.

 14. Os seus cabelos decidiram abandonar a sua cabeça e se mudar para outros lugares do seu corpo nos quais nunca deveriam ter estado.

15. Você não saberia citar uma balada da moda na sua cidade, e aquelas discotecas em que você adorava ir mudaram de nome ou são agora uma franquia de moda low cost

Há uma idade para deixar de ir à balada? Um estudo realizado entre 5.000 adultos da Inglaterra mostrou que a média para deixar de frequentá-las e apostar em um novo tipo de lazer à noite, mais relaxado, é 31 anos.

16. Você escuta cada vez menos emissoras de música pop e cada vez mais as de nostalgia.

Segundo um estudo da LOOP publicado pela Forbes, somente 12% dos millennials escutam em algum momento a rádio tradicional.

TripAdvisor

17. Você começa a utilizar a desculpa “no final me aboletei no sofá” muitas vezes mais do que deveria.

18. A ordem na casa, a jardinagem e as condições climáticas são de repente alguns de seus assuntos favoritos de conversa.

19. Você está bebendo menos cerveja e agora gosta mais de vinho.

É normal que um adolescente beba o mesmo que seus amigos, um jovem no início da faixa dos 20 anos, o que está na moda, segundo a publicidade, um que esteja chegando aos 30, o mesmo que bebem as pessoas que ele admira, e a partir dos 30, enfim, nos fixamos em uma bebida alcoólica de que gostamos e nos cai bem.

Getty Images

20. Você começa a se sentir mal ao simular interesse por algo que não te importa nenhum pouco ou simpatia por alguém que você detesta profundamente.

21. Você não entende como esses grupos que vão aos festivais nostálgicos dos anos 90 estão em um festival nostálgico quando para você continuam parecendo um marco da contemporaneidade.

"Homem velho grita-lhe a uma nuvem". O recorte de imprensa aparecido em um episódio de 'Os Simpson' converteu-se no meme mais reconhecível para assinalar que alguém está atuando como um cascarrabias.
"Homem velho grita-lhe a uma nuvem". O recorte de imprensa aparecido em um episódio de 'Os Simpson' converteu-se no meme mais reconhecível para assinalar que alguém está atuando como um cascarrabias.

22. Você começa a estar convencido de que as chaves do carro têm perninhas e estão brincando de esconde-esconde com você.

23. Sua conversa começa a estar atolada de referências que os mais jovens não captam.

24. Você começa a ir ao cartório muito mais que antes e não entende por quê.

25. Você se acha no direito de dizer o que pensa quando, onde e a quem te der vontade. O que tem a perder? Se já está mais velho!

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_