_
_
_
_
_

Temer em Davos: “O povo brasileiro percebe que a previdência é injusta”

Presidente Michel Temer participa do Fórum Econômico Mundial e defende as reformas de seu Governo

Alicia González (enviada especial)
Michel Temer em Davos
Michel Temer em DavosDENIS BALIBOUSE (REUTERS)

A chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, defendeu nesta quarta-feira, no Fórum Econômico Mundial, a importância do multilateralismo como via para frear o auge do protecionismo. E fez a declaração poucas horas antes da chegada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, numa jornada marcada pela presença dos principais líderes europeus. Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol, é o único chefe de Governo das grandes economias europeias ausentes na reunião.

Mais informações
“O Brasil está experimentando uma das maiores desindustrializações da história da economia”
“Mercado trabalha com ideia ingênua de que surgirá um candidato pró-reformas”
Banco Mundial sugere mais imposto para ricos no Brasil e alerta sobre mau uso do dinheiro público

“Gritando uns com os outros, isolando-nos, não chegaremos a nenhum futuro positivo. O protecionismo não é a resposta”, afirmou a chanceler. “Eu me pergunto: realmente aprendemos as lições da História, das catástrofes provocadas pelo homem no século XX? Realmente, acredito que não.”

Merkel afirmou que o projeto europeu é justamente a resposta a essas pressões protecionistas, reconhecendo o importante passo dado com a eleição de Emmanuel Macron como presidente da França. “Lamentamos muito o fato de que os cidadãos britânicos tenham decidido abandonar a União Europeia, mas o certo é que isso nos permitiu concentrar nas coisas importantes.”

A líder alemã admitiu que o bloco ainda precisa avançar rumo a uma política de defesa e exterior comum, para ser capaz de responder “com uma só voz” a outros grandes atores globais, como a China e a Rússia. “A Europa não foi até agora ativa o suficiente” em matéria de defesa, reconheceu. E completou: “Temos que nos encarregar de nosso futuro, tomar as rédeas de nosso destino”, concluiu.

Merkel concordou com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, que horas antes havia denunciado o desafio da polarização e da fragmentação política sofrido pela Europa, como consequência da insatisfação da população, dos problemas sociais e da tensão decorrente do aumento da migração nos últimos anos. “A desigualdade ainda está aumentando, alcançando níveis intoleráveis, inclusive agora que retomamos o crescimento. Não podemos acabar num mundo com uma elite cosmopolita e um exército de trabalhadores insatisfeitos”, alertou. Para evitar isso, “devemos responder de maneira positiva e decidida ao pedido de uma Europa mais forte. Nossa história e nossas raízes não são sinônimos de protecionismo”, afirmou o mandatário italiano.

Merkel declarou que é preciso enviar “um sinal claro e unido à China, à Índia aos EUA e às outras grandes economias. Fracassaremos se o fizermos separadamente.”

Brasil em Davos

Depois de quatro anos fora do Fórum, o Brasil voltou a ser representado pelo presidente Michel Temer que defendeu as reformas que seu Governo vem fazendo. Depois de comemorar as mudanças na legislação trabalhista e dizer que a sociedade apoia as reformas, Temer falou sobre a agenda de 2018 do Planalto: aprovar uma mudança na Previdência. "Nosso próximo passo é consertar a Previdência Social, tarefa para qual nós estamos muito empenhados. Cada vez mais, o povo brasileiro percebe que o sistema atual é injusto e insustentável. Portanto, nós vamos batalhar dia e noite pelo voto no Congresso Nacional para aprovar a proposta que ali está", disse. Apesar do discurso otimista, a reforma da Previdência tem gerado grande insatisfação na sociedade e dificuldades no Congresso brasileiro.

Durante sua fala, Temer também foi questionado sobre Justiça e corrupção no Brasil. Sem citar o julgamento desta quarta-feira contra o ex-presidente Lula ou comentar o fato de que ele próprio foi alvo de duas denúncias da Procuradoria-Geral da República, ambas barradas na Câmara dos Deputados, o mandatário disse que as instituições estão funcionando e que o Judiciário trabalha com isenção. “Veja que o Judiciário julga com toda isenção, com toda tranquilidade, aplicando naturalmente o Direito e, quando há penalidades, as penalidades são cumpridas. Isso dá muita segurança jurídica a quem quer investir no país”, disse.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_