_
_
_
_
_

O que significa o fechamento do Governo dos EUA?

Estas são as principais implicações da falta de acordo entre legisladores democratas e republicanos

Os líderes republicanos e democratas esta semana no Congresso.
Os líderes republicanos e democratas esta semana no Congresso.JOSHUA ROBERTS (REUTERS)
Mais informações
Administração dos EUA fica paralisada por falta de acordo no Senado sobre imigração
Você passaria no teste de saúde mental de Donald Trump?
Como os EUA de Obama resistem após um ano de Governo Trump

O que é o fechamento do Governo dos EUA?

O fechamento da Administração dos Estados Unidos por causa da falta de acordo entre democratas e republicanos para renovar o orçamento significa que muitos de seus serviços serão cancelados e que seus funcionários não receberão remuneração. A última vez que isso ocorreu foi em 2013. A anterior, em 1995. É algo que ocorreu sete vezes na história.

Por que isso acontece?

A cada vez, por causa de um assunto legislativo distinto. Este ano, as diferenças entre os dois partidos se dão em torno do DACA, um programa que Donald Trump encerrou em setembro e que concede residência e permissão de trabalho a imigrantes ilegais que chegaram ao país quando eram menores de idade. Os republicanos não querem negociar uma lei agora, mas os democratas, preocupados com a expiração do programa em março, querem que fique resolvido com o orçamento de 2018.

Os funcionários continuam trabalhando?

Depende. Em algumas agências federais, que fornecem serviços essenciais, como os correios, o Departamento de Veteranos (responsável por gerenciar hospitais, clínicas e serviços médicos), o Departamento de Segurança Nacional e o Departamento de Justiça, a maior parte dos funcionários continuará trabalhando. Mas em uma maioria de ministérios, a grande parte dos empregados será dispensada até que os parlamentares cheguem a um acordo. Entre eles estão 78% do Departamento de Defesa e 83% do Tesouro.

No fechamento de 2013, cerca de 800.000 dos 2,1 milhões de funcionários federais tiveram que ficar em casa sem trabalhar. Durante o fechamento do Governo, nenhum funcionário recebe seu salário. Mas uma vez reaberto, eles são compensados pelos dias sem remuneração.

E os serviços de emergência?

A polícia, os serviços de emergência e o Exército continuarão trabalhando, mas também sem receber um salário por esses dias. No entanto, não está claro se agências como a FEMA, dedicada à recuperação das regiões atingidas por desastres naturais em 2017, permanecerão abertas. Atualmente, elas participam de trabalhos de resgate em Porto Rico, no Texas, na Flórida e na Califórnia, onde ainda há sinais da destruição provocada por furacões e incêndios.

Os parques nacionais vão abrir?

Normalmente os parques e as reservas naturais ficham fechadas ao público. Este ano, a Administração Trump fez diferente e declarou que esses espaços ficarão “acessíveis, na medida do possível”. Mas alertou que serviços paralelos, como a coleta de lixo, serão suspensos. Essa categoria também inclui os monumentos nacionais, assim como os zoológicos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_