_
_
_
_
_

Pelé comparece ao lançamento do Campeonato Carioca usando andador

“Deus me deu uma chuteira nova, por que eu não vou mostrar?”, disse. O ex-jogador passou por cirurgias

Pelé no evento de segunda-feira
Pelé no evento de segunda-feiraMAURO PIMENTEL (AFP)
Mais informações
Joel Camargo, os desenganos do primeiro brasileiro a jogar pelo PSG
Streltsov, o ‘Pelé’ russo que sofreu no gulag
15 museus imperdíveis para os amantes do futebol na América Latina

Pelé foi ao evento de lançamento do Campeonato Carioca, na segunda-feira, usando um andador e disse que o aparelho é sua “nova chuteira”.

“Antes de entrar aqui no palco, estava conversando com o meu assessor se usaria o andador ou entraria com um acompanhante, e disse a ele: ‘Se esta é a primeira vez que Deus me dá uma chuteira nova, por que eu não vou mostrar?”, afirmou em tom de brincadeira aquele que é considerado o melhor futebolista da história do Brasil diante dos espectadores que o aplaudiam.

O tricampeão mundial, de 77 anos, sofre desde 2012 de diferentes problemas médicos e, nos últimos anos, passou por cirurgias delicadas no quadril, menisco e coluna, que o obrigaram a usar de bengala a cadeira de rodas.

Em dezembro, Pelé foi de cadeira de rodas à cerimônia – realizada em Moscou – do sorteio dos grupos da Copa do Mundo que a Rússia sediará neste ano. Em outubro, o ex-jogador decidiu não participar do lançamento de um filme sobre sua vida, do qual é produtor, por problemas de saúde, mas ontem não recusou o convite para participar da cerimônia de lançamento do Campeonato Carioca, do qual é “embaixador” apesar de nunca ter jogado em clubes no Rio de Janeiro.

O ex-jogador aproveitou o evento na segunda-feira para avisar que já está em fase final de recuperação de suas últimas cirurgias e que está muito melhor. “Estou bem. Quero agradecer em primeiro lugar a Deus. Recebi muitas mensagens de boa recuperação de várias partes do mundo e todas elas me mandaram forças para ajudar a recuperar minhas energias”, afirmou.

“Nos últimos dois anos e meio fiz duas ou três cirurgias. Trocaram o osso do fêmur e operei o menisco, a coluna... Mas graças a Deus estou aqui e agradeço a todos aqueles que fizeram força pela minha recuperação”, acrescentou.

Apesar de ter uma cadeira à disposição caso se cansasse, Pelé permaneceu de pé durante todo o seu pronunciamento diante do público. O Campeonato Carioca, o segundo mais importante do Brasil depois do Paulista, começa nesta terça-feira com a partida entre Botafogo e Portuguesa no estádio Nilton Santos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_