Pelé comparece ao lançamento do Campeonato Carioca usando andador

“Deus me deu uma chuteira nova, por que eu não vou mostrar?”, disse. O ex-jogador passou por cirurgias

Pelé no evento de segunda-feira
Pelé no evento de segunda-feiraMAURO PIMENTEL (AFP)
Mais informações

Pelé foi ao evento de lançamento do Campeonato Carioca, na segunda-feira, usando um andador e disse que o aparelho é sua “nova chuteira”.

“Antes de entrar aqui no palco, estava conversando com o meu assessor se usaria o andador ou entraria com um acompanhante, e disse a ele: ‘Se esta é a primeira vez que Deus me dá uma chuteira nova, por que eu não vou mostrar?”, afirmou em tom de brincadeira aquele que é considerado o melhor futebolista da história do Brasil diante dos espectadores que o aplaudiam.

O tricampeão mundial, de 77 anos, sofre desde 2012 de diferentes problemas médicos e, nos últimos anos, passou por cirurgias delicadas no quadril, menisco e coluna, que o obrigaram a usar de bengala a cadeira de rodas.

Em dezembro, Pelé foi de cadeira de rodas à cerimônia – realizada em Moscou – do sorteio dos grupos da Copa do Mundo que a Rússia sediará neste ano. Em outubro, o ex-jogador decidiu não participar do lançamento de um filme sobre sua vida, do qual é produtor, por problemas de saúde, mas ontem não recusou o convite para participar da cerimônia de lançamento do Campeonato Carioca, do qual é “embaixador” apesar de nunca ter jogado em clubes no Rio de Janeiro.

O ex-jogador aproveitou o evento na segunda-feira para avisar que já está em fase final de recuperação de suas últimas cirurgias e que está muito melhor. “Estou bem. Quero agradecer em primeiro lugar a Deus. Recebi muitas mensagens de boa recuperação de várias partes do mundo e todas elas me mandaram forças para ajudar a recuperar minhas energias”, afirmou.

“Nos últimos dois anos e meio fiz duas ou três cirurgias. Trocaram o osso do fêmur e operei o menisco, a coluna... Mas graças a Deus estou aqui e agradeço a todos aqueles que fizeram força pela minha recuperação”, acrescentou.

Apesar de ter uma cadeira à disposição caso se cansasse, Pelé permaneceu de pé durante todo o seu pronunciamento diante do público. O Campeonato Carioca, o segundo mais importante do Brasil depois do Paulista, começa nesta terça-feira com a partida entre Botafogo e Portuguesa no estádio Nilton Santos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: