_
_
_
_
_

Engenheiro demitido por publicar manifesto machista denuncia Google por “discriminação no trabalho”

Mensagem enviada a outros funcionários considerava que mulheres são biologicamente inferiores. James Damore já havia apresentado ação contra a empresa em agosto por “demissão improcedente”

Sede do Google em Mountain View, Califórnia
Sede do Google em Mountain View, CalifórniaAP

James Damore, o engenheiro demitido pelo Google em agosto por ter publicado um “manifesto machista”, voltou a atacar a empresa de tecnologia na Justiça na segunda-feira: o ex-funcionário alegou desta vez “discriminação e represálias trabalhistas por suas políticas conservadoras observadas, bem como por seu gênero masculino e raça branca”, de acordo com o escritório de advocacia Dhillon Law Group, que o representa. Damore apresentou a petição ao Tribunal Superior de Santa Clara, na Califórnia (EUA), juntamente com outro ex-engenheiro do Google, David Gudeman, demitido em dezembro de 2016. A petição se soma àquela que Damore apresentou no verão para “demissão improcedente”.

Mais informações
Vaza manifesto machista de engenheiro do Google contra igualdade de gênero
Google demite funcionário que escreveu manifesto machista
Chefe do Google: “Estamos preocupados com as interferências políticas. Cometemos erros”

A petição também alega que o Google é “abertamente hostil ao pensamento conservador”, que Damore e outros foram “marginalizados, desprezados e punidos” por seus pontos de vista e que a empresa é uma “câmara de ecos ideológicos que usa cotas de contratação ilegal”.

O ex-funcionário entrou no Google em 2013 como programador depois de ter estudado em Harvard e no Massachusetts Institute of Technology. Durante o verão de 2017, colocou em circulação um documento de dez páginas denunciando o “excessivo espírito progressista da empresa” e suas políticas de “promoção e recrutamento de mulheres no campo tecnológico”. Suas afirmações, de acordo com o texto, baseavam-se em “pressuposições comportamentais” e percepções sobre “por que as mulheres se entendem melhor com pessoas e os homens com máquinas”.

Em um comunicado, o Google se pronunciou contra o documento e seu conteúdo, e reafirmou que são contrários a todos os valores da empresa. No entanto, o executivo-chefe da companhia, Sundar Pichai, defendeu o direito de expressão dos funcionários e que a maior parte do comunicado poderia ser objeto de discussão. Apesar disso, acrescentou que algumas passagens violavam seu Código de Conduta e que ultrapassavam os limites dos estereótipos de gênero no trabalho, razão pela qual finalmente Damore foi demitido.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_