_
_
_
_
_

Youtuber Logan Paul causa polêmica ao filmar homem enforcado no Japão

Após críticas nas redes sociais, youtuber dos EUA pediu desculpas publicamente e apagou o conteúdo

O youtuber Logan Paul (à direita) com três amigos na floresta Aokigahara no Japão
O youtuber Logan Paul (à direita) com três amigos na floresta Aokigahara no JapãoYOUTUBE

O norte-americano Logan Paul, com quinze milhões de seguidores no Youtube e quase quatro milhões no Twitter, queria mostrar à sua comunidade de seguidores “o vídeo mais louco e mais real nunca antes compartilhado em seus canais”. O anúncio premonitório, em forma de tuite, publicado em 31 de dezembro não deixou ninguém indiferente. Nesse mesmo dia, o youtuber subiu à Internet uma gravação na qual aparecia com três amigos passeando pela floresta japonesa Aokigahara, mais conhecida como a “floresta dos suicídios”, localizada na base do Monte Fuji. Nas imagens pode-se ver como Paul, câmera na mão, encontra ao longe um homem enforcado em uma árvore. A gravação continua entre gozações e brincadeiras enquanto o youtuber reitera que “é o momento mais real que já gravei”. O conteúdo foi retirado por Paul 48 horas após a emissão pelas críticas recebidas nas redes sociais por causa do tom desrespeitoso das imagens.

O norte-americano, de 22 anos e natural de Ohio, que reside em Los Angeles, foi forçado a pedir desculpas no Twitter reconhecendo que “era a primeira vez que enfrentava uma situação deste tipo” e sublinhando que “ele também poderia cometer erros”. Paul lembrou que sua intenção não foi “ganhar mais visitas”, mas “procurar o lado positivo e não causar uma onda de negatividade”. E acrescentou: “Meu objetivo foi criar uma consciência sobre o suicídio e sua prevenção”. O problema do suicídio no Japão é importante já que mais de 25.000 pessoas morreram por esta causa em 2014. Em Aokigahara, entre 50 e 100 pessoas tiram as próprias vidas a cada ano.

Mais informações
Jovem mata o namorado com um tiro ao gravar vídeo para o YouTube
A geração que não assiste mais TV e corre atrás dos 'youtubers'

Sua ação provocou protestos irritados de um grande número de usuários da Internet, mesmo depois do pedido de desculpas público. A filmagem, na qual o grupo liderado pelo jovem youtuber passa do espanto inicial às risadas a poucos metros do cadáver com comentários do tipo: “você está vivo? não está zoando?”, não ajudou a melhorar o tom irreverente e pouco ético que foi como muitos usuários avaliaram o vídeo. “Acho que ele é muito estúpido para que seu cérebro seja capaz de sentir empatia”, escreveu uma usuária no Twitter. Outro, com o ânimo mais exaltado, afirmava: “Como se atreve! Você me dá nojo. Não posso acreditar que tantos jovens o admirem. Muito triste. Espero que eles tenham despertado depois desse último vídeo. Você é puro lixo. O suicídio não é uma piada.” Alguns nem acreditaram no pedido de desculpas dele: “O pedido de desculpas de Paul contém a frase ‘tenho visitas’.”

Seus próprios colegas de profissão, youtubers famosos como PewDiePie com 58 milhões de seguidores na rede social de vídeos por excelência também fizeram críticas após a emissão do conteúdo. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o canal de Youtube de Logan foi o primeiro a alcançar um milhão de assinantes na história da rede social. Alguns de seus vídeos, postados a cada dia, superam os 20 milhões de acessos. Segundo a revista Forbes, o norte-americano Paul ganhou 150.000 dólares por suas publicações no Facebook e 80.000 por seu conteúdo no Instagram.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_