_
_
_
_
_

Obama alerta para divisão que uso irresponsável das redes sociais causa

Em uma entrevista ao príncipe Harry, ex-presidente dos EUA fez apelo lpara fazer da Internet “um espaço comum”

Barack Obama é entrevistado pelo príncipe Harry em um programa de rádio para a BBC.Vídeo: BBC Radio 4 Today (ap)
Mais informações
Amber Case: “O celular é o novo cigarro: se fico entediada, dou uma olhada nele. Está nos escravizando”
Assim funciona ‘Know Your Meme’, a enciclopédia dos memes na internet

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama alertou nesta quarta-feira para a divisão entre cidadãos causada pelo uso irresponsável das redes sociais. “Um dos perigos da Internet é que as pessoas podem viver em realidades completamente diferentes”, afirmou em uma entrevista realizada pelo príncipe Harry, da Inglaterra, para a BBC, na qual apelou aos líderes internacionais para fazer da Web um “espaço comum” e evitar que os usuários se encerrem em um mundo de opiniões enviesadas.

Obama defendeu a Internet como um espaço de reunião entre múltiplas e diversas vozes, onde é importante encontrar pontos de vista comuns para evitar uma “balcanização” da sociedade. O ex-presidente norte-americano não se imagina vivendo em um mundo em que os Estados Unidos controlem o que as pessoas possam dizer, mas acredita que as autoridades devam prevenir a difusão de informações falsas que distorçam ou simplifiquem a opinião das pessoas sobre algumas questões.

Embora não tenha feito referência explícita a Donald Trump, que usa o Twitter regularmente para lançar ameaças e insultos, o ex-mandatário afirmou que as pessoas que ostentam cargos de poder têm de ser cuidadosas na hora de divulgar mensagens virtuais. Liberado de suas responsabilidades políticas, Obama confessou estar “obcecado” em treinar os novos líderes mundiais, aos quais deseja transmitir sua experiência política.

O primeiro presidente afro-americano dos EUA destacou a força das redes sociais para conectar as pessoas com os mesmos interesses, ao lembrar a força crucial das novas formas de comunicação em sua campanha de 2008. Mesmo assim, ele recomendou aos usuários que se envolvem em discussões e proferem insultos na Internet que se comuniquem fora dela. “Reúnam-se em um pub, em um lugar de oração, em um bairro, e conheçam-se”, aconselhou. “É mais difícil ser tão ofensivo e cruel pessoalmente do que as pessoas podem ser quando anônimas na Internet.”

Na entrevista conduzida pelo príncipe Harry, que atuou como editor convidado em um programa radiofônico matinal de notícias da BBC, Obama comparou sua função presidencial com a de um corredor de revezamento, consciente de “todo o trabalho que ficou por fazer” depois de deixar a Casa Branca. Embora agora leve uma vida mais relaxada, o ex-presidente também confessou sentir falta do cargo anterior. “Nada pode igualar a adrenalina de estar no campo de jogo”, argumentou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_