_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

A última linha chavista

Se Maduro colocar a oposição na ilegalidade vai transformar formalmente a Venezuela em uma ditadura

El País
Nicolas Maduro e o presidente de Cuba, Raúl Castro.
Nicolas Maduro e o presidente de Cuba, Raúl Castro.REUTERS
Mais informações
Maduro dá primeiros passos para a proibição dos partidos políticos
Venezuela, um país petroleiro sem combustível
Ex-ministros de Chávez esconderam 2 bilhões de euros em Andorra

A implementação de um mecanismo administrativo que vai proibir os partidos de oposição de se apresentar nas eleições presidenciais que a Venezuela vai realizar no próximo ano constitui um ato ilegal cujo único objetivo é perpetuar o chavismo no poder na pessoa de Nicolás Maduro, deixando a oposição fora da lei.

A chamada Assembleia Constituinte venezuelana – organismo escolhido em uma eleição sem as devidas garantias e que usurpou as funções do legislativo legítimo, a Assembleia Nacional – aprovou um decreto pelo qual todos os partidos políticos que não concorreram nas eleições municipais do último dia 10 de dezembro devem se submeter a um processo de legalização.

Como a maioria da oposição democrática se recusou a participar destas eleições pela falta de transparência do sistema concebido pelo chavismo, isso significa que todas as formações envolvidas – entre as quais está Vontade Popular de Leopoldo López, Primeiro Justiça de Henrique Capriles, e Ação Democrática de Henry Ramos – deveriam passar por um processo de legalização para poder apresentar um candidato presidencial. Se for negado o pedido, o resultado não será apenas que Maduro poderia concorrer à reeleição praticamente sozinho, mas que os principais partidos da oposição democrática seriam colocados na ilegalidade definitivamente.

E enquanto isso acontece no interior, o isolamento exterior está crescendo. O último episódio aconteceu na quinta-feira quando os membros do Mercosul – organização que suspendeu a Venezuela por sua deterioração democrática – exigiram que Maduro liberasse os opositores presos e respeitasse a democracia e os direitos humanos.

Se Maduro colocar a oposição na ilegalidade vai transformar formalmente a Venezuela em uma ditadura. E ele será o ditador.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_