_
_
_
_
_

Rajoy oferece diálogo dentro da lei ao novo Governo da Catalunha

Premiê espanhol recusou a oferta do ex-presidente catalão Carles Puigdemont para que os dois se reúnam no estrangeiro

Rajoy na reunião da executiva do PP.
Rajoy na reunião da executiva do PP.PAUL HANNA (REUTERS)
Mais informações
Independentistas da Catalunha derrotam Governo espanhol em eleição com participação recorde
Desafios para o dia seguinte
O nacionalismo na Catalunha

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, ofereceu na sexta-feira um diálogo “dentro da lei, construtivo, aberto e realista”, ao Governo regional a ser constituído na Catalunha como resultado das eleições realizadas na quinta. Apesar dos partidos que se autodenominam como constitucionalistas não terem conseguido opções para governar, o líder do PP defendeu a ativação do artigo 155 da Constituição e sua decisão de convocar as eleições “rapidamente para restaurar a legalidade”. Além disso, Rajoy recusou a oferta do ex-presidente Carles Puigdemont para que os dois se reúnam no estrangeiro; lembrou que falará com quem for o novo presidente da Generalitat (para sê-lo, Puigdemont precisaria voltar à Espanha, onde há uma ordem de prisão contra ele); e se dirigiu a Inés Arrimadas, a líder do Cidadãos e ganhadora das eleições.

“Farei um esforço para manter um diálogo com o Governo formado nessas eleições, mas também farei um esforço para que a lei seja cumprida”, prometeu o primeiro-ministro após o Conselho de Ministros. “Espero que o novo Governo abandone a unilateralidade e que não se coloque fora da lei”, acrescentou. “Não aceitarei que ninguém desrespeite a Constituição, a lei e o estatuto da Catalunha”, enfatizou. E, após lembrar que os partidos independentistas tiveram menos votos e cadeiras em relação a 2015, frisou: “A fratura na sociedade catalã é muito grande. Levará um tempo para recompô-la e essa deve ser a primeira obrigação de todos os partidos políticos. A necessária reconciliação deve vir a partir do respeito à lei e a todos, as minorias e as maiorias”.

As eleições tiveram um triplo impacto negativo para Rajoy. O PP, que sustenta seu Governo, desabou para só três cadeiras, o pior resultado de sua história. A soma de Cidadãos, PSC e PP obteve 43,49% dos votos e 57 cadeiras, mas foi insuficiente para formar Governo. E tudo isso serviu para cercar de dúvidas a decisão do Executivo de convocar eleições na Catalunha imediatamente após a aplicação do artigo 155 da Constituição.

“Convocar eleições era mandar uma mensagem a todos”, disse. “A situação era excepcional, nos obrigou a cassar o Governo e nos aconselhou a dizer à população que não tínhamos a intenção de ficar ali indefinidamente”, acrescentou sobre os líderes do PP, como Xavier García Albiol, que lhe pediam para prolongar por mais tempo a intervenção. “A excepcionalidade na democracia deve ser curta, é uma questão de valores democráticos”, afirmou. “Foi uma decisão que não teve nada a ver com interesses partidários, com ter mais ou menos votos”. E se perguntou: “Cheguei a ouvir falar de estar lá por quatro anos. Mas quanto tempo queriam que ficássemos lá?”.

Rajoy agora irá esperar os acontecimentos. Se o novo Governo regional respeitar a lei, argumentará que seu trabalho serviu para restaurar a normalidade institucional na Catalunha. Se pelo contrário a nova Generalitat voltar a apostar pela independência, o primeiro-ministro voltará a ativar o artigo 155 da Constituição. A intervenção, em todo caso, será mantida até que exista um novo presidente catalão, tal como foi aprovado pelo Senado em 27 de outubro.

Oposição ao adiantamento eleitoral

No cenário nacional, o líder do PP não está disposto a adiantar as eleições gerais. Enfraquecido diante do crescimento do Cidadãos, tentará aprovar os orçamentos de 2018 e seguir com o mandato até 2020, como disse o próprio Rajoy aos seus barões durante a reunião do Comitê Executivo Nacional do PP na sede do partido em Madri.

“O Governo segue em frente. Os mandatos são de quatro anos, porque não podemos obrigar as pessoas a votar constantemente”, disse Rajoy com contundência. “Depois de tudo o que ocorreu na Espanha, a última coisa que nos faltava era convocar eleições gerais”, continuou. E afirmou: “Estamos em condições de governar. Tentarei fazer com que o mandato acabe em seu tempo certo, que é em meados de 2020”.

Agora a maior preocupação do partido é evitar que o partido de Albert Rivera consiga levar seu sucesso ao resto da Espanha, onde Rajoy afirma que continua encarnando o voto útil para os eleitores de centro-direita. Os dois líderes mantiveram na sexta-feira uma conversa por telefone em que o homem do PP cumprimentou o do Cidadãos. E enquanto isso, o PP já começou a análise para entender o porquê de seus resultados ruins nas eleições de 21 de dezembro.

“O resultado não foi exatamente o que esperávamos”, reconheceu Rajoy. “Uma coisa são as eleições regionais na Catalunha e outra as regionais e provinciais em outros lugares da Espanha, e as gerais”, disse. “Não acho que fomos castigados por ativar o artigo 155 porque quem ganhou as eleições o apoiou [Cidadãos]. Foi a concentração do voto”.

Para o Governo espanhol, a preocupações são outras. Quase dois meses depois de ter cassado Carles Puigdemont, tudo mudou para continuar igual no fundamental. Os constitucionalistas não conseguiram votos suficientes para formar um Governo regional e o ex-presidente pede para negociar bilateralmente com Rajoy.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_