_
_
_
_
_

EUA destinaram 22 milhões de dólares anuais a programa secreto para investigar óvnis

O projeto foi criado em 2007 pelo então líder do Partido Democrata no Senado, Harry Reid, e foi até 2012

Imagem de um vídeo gravado por dois aviões F-18 em que se vê um óvni.
Imagem de um vídeo gravado por dois aviões F-18 em que se vê um óvni.

Entre 2007 e 2012, o Governo dos EUA destinou anualmente 22 milhões de dólares (72 milhões de reais) do orçamento de 600 bilhões de dólares do Departamento de Defesa (1,9 trilhão de reais) a um programa secreto para investigar objetos voadores não identificados (óvnis), segundo uma investigação do The New York Times. As autoridades nunca informaram sobre a existência do Programa de Identificação Avançada de Ameaças Aeroespaciais (Advanced Aerospace Threat Identification Program, em inglês), mas depois das revelações o Pentágono reconheceu sua existência. Embora o projeto, impulsionado pelo ex-senador democrata Harry Reid, tenha perdido o financiamento do Departamento de Defesa em 2012, suas investigações continuam em andamento.

Mais informações
Magnata procura extraterrestres dentro do asteroide interestelar
O paradoxo de Fermi: por que nenhum extraterrestre entrou em contato conosco?

De um escritório escuro, escondido nos labirínticos corredores do quinto andar do Pentágono, o especialista em inteligência militar Luis Elizondo e sua equipe analisavam vídeos, documentos e outros materiais. Neles se descrevem velozes aeronaves e estranhos objetos que flutuam no ar. Em um dos vídeos, publicado pelo The New York Times, um objeto voador avistado em San Diego (Califórnia) viaja contra ventos de mais de 200 quilômetros por hora. Foi detectado por dois aviões de combate F/A-18F da Marinha. Os pilotos não podiam acreditar.

Os investigadores do programa também entrevistaram pessoas que garantiram ter tido encontros físicos com óvnis. E falaram com membros do serviço militar que tinham informado sobre avistamentos de aviões estranhos. No início deste ano, a Agência Central de Inteligência (CIA) publicou em seu site milhões de páginas de documentos desclassificados, alguns dos quais registram avistamentos de óvnis e testemunhos sobre eles.

Durante seus cinco anos de duração oficial, o projeto analisou informes e entrevistou supostas testemunhas de objetos voadores não identificados. Embora o financiamento do programa tenha acabado em 2012 por corte de despesas, os trabalhos prosseguiram, assinalaram participantes do projeto e funcionários do Departamento de Defesa. Elizondo também disse ao jornal que o projeto continuou se desenvolvendo sob sua liderança no Pentágono até outubro, quando ele se demitiu em protesto contra “um excessivo secretismo”.

A maior parte dos fundos foi destinada à Bigelow Aerospace, empresa de investigação aeroespacial dirigida por um amigo de Harry Reid, Robert Bigelow, um empresário multimilionário que trabalha com a Nasa para produzir naves espaciais expansíveis. “Estou totalmente convencido de que os alienígenas existem”, disse Bigelow anos atrás em um programa de televisão.

No entanto, o debate sobre a existência de seres extraterrestes e a presença de óvnis na Terra continua aberto. Sara Seager, uma astrofísica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), afirmou ao jornal americano que o fato de não poder identificar um objeto voador não significa que ele venha de outro planeta ou galáxia. “Às vezes, as pessoas não entendem que frequentemente há fenômenos que não têm explicação”, assinalou a cientista.

O senador Harry Reid, impulsor do programa

Reid, que se aposentou este ano do Congresso dos EUA, reiterou que está orgulhoso do programa e afirmou não estar envergonhado por nada. “Acredito que essa seja uma das coisas boas que fiz no Congresso. Fiz algo que ninguém tinha feito antes”, disse ele em uma entrevista recente em Nevada.

Em 2009, o líder democrata assegurou em uma carta ao então subsecretário de Defesa, William Lynn III, que tinham sido obtidos muitos avanços com “a identificação de vários achados altamente sensíveis e pouco convencionais relacionados com a indústria aeroespacial”, e pediu que o acesso ao programa fosse limitado a “alguns poucos funcionários da lista”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_