_
_
_
_
_

Trump usa atentado de Nova York para atacar imigrantes

Presidente aproveita o caso do terrorista preso para pedir o fim da reunião familiar e defender endurecimento das leis. “Entra muita gente perigosa”, diz

Jan Martínez Ahrens
Donald Trump, na segunda-feira na Casa Branca.
Donald Trump, na segunda-feira na Casa Branca.SAUL LOEB (AFP)
Mais informações
Acusado por atropelamento em Nova York se declara inocente
Autor do atentado em Nova York seguiu ao pé da letra instruções do EI
O terrorista de Nova York: Sayfullo Saipov, uzbeque de 29 anos e motorista do Uber

Nada fizeram, mas são os culpados. Donald Trump voltou a mostrar, nesta segunda-feira, seu ódio ao imigrante. Pouco depois de prometer a seus cidadãos a volta à Lua, o presidente dos Estados Unidos tomou o terror desatado pelo ataque suicida frustrado ao metrô de Nova York, expandiu-o pelo país e, considerando que o autor do atentado é um imigrante com residência legal, pediu publicamente um endurecimento das leis de estrangeiros e o fim da reunião familiar, uma via que permitiu a entrada de 20 milhões pessoas nos EUA desde 1981. A diatribe culminou com o pedido de pena de morte para os terroristas. Tudo em um mesmo saco.

Não distingue e não quer distinguir. As críticas ao sistema de imigração herdado de Barack Obama, um presidente que deportou quase três milhões de pessoas, são sempre bem-vindas pelo núcleo duro de seu eleitorado. E Trump, obcecado com uma possível reeleição, não deixa passar uma oportunidade para tirar proveito.

Desta vez lhe serve de pretexto o caso de Akayed Ullah, o bengalês de 27 anos detido pelo atentado de Nova York. Não importa que o ataque tenha acabado sem vítimas mortais nem outros feridos em estado grave além do próprio autor. Tampouco que a investigação esteja no início e não se conheça a vida do suspeito. Bastou o Departamento de Segurança Interna determinar que Ullah ingressou legalmente em 2001 pela via da reunião familiar para que começasse o tiroteio.

“A tentativa de assassinato maciço em Nova York, o segundo na cidade em dois meses, mais uma vez mostra a necessidade de reformas legislativas que protejam o povo norte-americano. Primeiro e acima de tudo, como venho dizendo desde que anunciei minha candidatura à presidência, a América precisa consertar um sistema de imigração que permite a entrada de muita gente perigosa em nosso país. O suspeito do atentado entrou em nossa pátria através da reunião familiar que é incompatível com a segurança nacional”, declarou em um comunicado.

A partir dessa constatação, o presidente explodiu. Sem parar para distinguir entre inocentes e culpados, pediu que o Congresso proíba a reunião familiar, que respalde suas propostas de “melhora da segurança nacional” (entre elas, a expulsão expressa de praticamente qualquer indocumentado), e que destine orçamentos para o aumento das forças dedicadas à vigilância e detenção dos imigrantes. “O terrível dano que esse sistema falho inflige à economia e à segurança norte-americanas é demasiado evidente”, afirmou Trump, “e estou determinado a melhorá-lo para pôr nosso país e nosso povo em primeiro lugar”.

A América primeiro. O grande lema de Trump. O isolamento, mas também a rejeição ao estrangeiro. O presidente de um país com 43 milhões de habitantes de origem imigrante, tanto residentes legais como sem documentos (15% a população), nunca quis governar para todos. E sua trajetória demonstra isso.

Pôs fim ao programa de proteção aos imigrantes jovens indocumentados que chegaram menores de idade e estão plenamente integrados, reduziu o número de refugiados de 110.000 para 45.000 por ano e autorizou um projeto de lei para cortar de um milhão para meio milhão a concessão anual de green cards (permissões de residência e emprego). Não o deteve o fato de o saldo migratório com o México já ser negativo ou as travessias ilegais na fronteira sul terem diminuído quase 50%. Para Trump, o inimigo é a imigração e a metáfora para explicá-lo, o muro. E, às vezes, os atentados.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_