_
_
_
_
_

Negociação de May sobre a Irlanda desencadeia um vendaval político no Reino Unido

Primeira-ministra britânica se vê obrigada a romper o compromisso alcançado em Bruxelas depois das resistências dos unionistas do DUP, seus aliados

Pablo Guimón

A política britânica se transformou em um delicadíssimo castelo de cartas e qualquer concessão da primeira-ministra Theresa May em Bruxelas produz um golpe de vento em direção contrária, capaz de acabar levando todo o baralho ao chão. É o que ficou evidente nesta segunda-feira com o fracasso de última hora de um acordo entre Londres e Dublin que ao meio-dia era dado como certo. As objeções dos unionistas do DUP, de cujos votos o Governo depende, impediram a conclusão da questão norte-irlandesa, que tem outros perigosos desdobramentos em Londres.

Theresa May e Jean-Claude Juncker, em Bruxelas
Theresa May e Jean-Claude Juncker, em BruxelasYVES HERMAN (REUTERS)

“Fomos bem claros: a Irlanda do Norte tem de abandonar a UE nos mesmos termos que o resto do Reino Unido e não aceitaremos nenhuma forma de divergência regulatória que separe a Irlanda do Norte do resto do Reino Unido econômica e politicamente”, disse Arlene Foster, líder do DUP, quando começaram a vazar os termos do acordo que Londres e Dublin haviam alcançado.

Em Bruxelas, a primeira-ministra abandonava a mesa de Juncker para telefonar para Foster, 20 minutos depois de que esta deixasse clara sua preocupação em uma coletiva de imprensa. Tinha de convencer a líder unionista de que “o alinhamento regulatório continuado” é muito melhor que “nenhuma divergência regulatória”, que havia sido a proposta original de Dublin. A segunda expressão, segundo Londres, equivaleria a aceitar a vigência das regras do mercado único e a união aduaneira. A primeira oferece um pouco mais de flexibilidade.

Mais informações
Leo Varadkar, um líder gay para a Irlanda de hoje
Editorial | A Escócia e o ‘Brexit’
Theresa May se mostra inflexível diante do divórcio do Reino Unido com a UE

Depois de falar com Foster, May voltou à mesa com Juncker e o acordo, que parecia fechado, se esfumaçava. “Não foi possível alcançar um acordo completo hoje”, declararia depois a primeira-ministra. “Temos entendimentos na maioria dos assuntos. Só dois ou três continuam abertos a debate.”

A resistência do DUP é uma amostra dos efeitos que o compromisso com Dublin pode ter para a política britânica. A Irlanda, como avalista do Acordo da Sexta-feira Santa, exige de Londres garantias de que não haverá divergências regulatórias significativas na ilha depois do Brexit. E conta com o respaldo de Bruxelas para impedir que as negociações avancem se não obtiver essas garantias.

Isso deixa a Londres duas opções, como explicou o ministro de Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney, em entrevista a EL PAÍS: “O Reino Unido permanece em uma versão ampliada da união aduaneira e o mercado único, ou busca soluções únicas para as circunstâncias únicas da Irlanda do Norte.”

Se optar por garantir um tratamento especial à Irlanda do Norte, será muito difícil obter o respaldo do DUP, como ficou demonstrado nesta segunda-feira. Também ficou claro que outros exigiriam o mesmo tratamento para si. Nicola Sturgeon, a principal ministra escocesa, já fez essa advertência, bem como Sadiq Khan, o prefeito trabalhista de Londres. E Carwyn Jones, o principal ministro galês, também quer tirar partido do impasse.

“Enormes ramificações para Londres se Theresa May concede que é possível para uma parte do Reino Unido permanecer no mercado único e na união aduaneira depois do Brexit. Os londrinos votaram esmagadoramente por permanecer na UE e um acordo semelhante aqui poderia proteger dezenas de milhares de empregos”, escreveu o prefeito no Twitter. Sturgeon endossou a ideia: “Se não é um status como o da Noruega para o conjunto do Reino Unido, deve ser algum tipo de acordo especial para a Irlanda do Norte. Neste segundo caso, por que não também para a Escócia, Londres e Gales?

Em Downing Street se apressaram a dizer que May não fará nenhum acordo que implique barreiras entre a Irlanda do Norte e o resto do país. “O Reino Unido abandona a UE em seu conjunto. A integridade territorial e econômica do Reino Unido será protegida”, esclareceu o porta-voz de May.

Descartado um tratamento especial, só há uma maneira de garantir que a Irlanda do Norte mantenha um “alinhamento regulatório continuado” com a UE: que o país em seu conjunto o mantenha. Algo que seria extraordinariamente difícil de defender para May em seu partido e no próprio governo. Implicaria uma ruptura só pela metade, e isso não satisfaria o setor duro do Brexit. Um setor que resiste a ceder em sua pressão sobre a primeira-ministra, como demonstra o fato de que vários de seus membros desfilaram pela mídia neste fim de semana, às vésperas da reunião com Juncker, estabelecendo suas próprias linhas vermelhas para a negociação.

É o que explicava a jornalista da BBC Laura Kuenssberg, de um modo muito esclarecedor para os especialistas em Brexitologia, mas que soará como chinês para os neófitos: “May pode acertar em um acordo que a Irlanda do Norte seja a Noruega (modelo de alto alinhamento) antes de o Governo ter decidido se o resto do país vai ser Noruega ou Canadá (baixo de alinhamento)”.

A Noruega é membro do Espaço Econômico Europeu e, como tal, mantém acesso completo ao mercado único, e aceita as quatro liberdades, incluindo a livre circulação de pessoas. O Canadá, por sua vez, é o exemplo de terceira parte com a qual a UE firma um novo acordo comercial. Entre um e outro modelo estará a relação do Reino Unido com o bloco. Definir que tipo de relação quer –e essa é a parte difícil de verdade– será a próxima tarefa de May. Mas antes terá de explicar em casa como conseguirá garantir a Dublin que não haverá fronteira na ilha, sem oferecer um tratamento especial à Irlanda do Norte nem comprometer o modelo do Brexit para o conjunto do país.

O primeiro-ministro irlandês, "surpreso e decepcionado"

O fato de que o Reino Unido voltou atrás depois de ter alcançado um acordo com Bruxelas deixou o primeiro-ministro irlandês. Leo Varadkar, em suas próprias palavras, “surpreso e decepcionado”.

“A equipe negociadora irlandesa recebeu a confirmação do Governo britânico e da equipe de [o chefe negociador europeu, Michael] Barnier de que o Reino Unido tinha aceitado um texto sobre a fronteira que satisfaria nossas preocupações”, disse Varadkar em uma coletiva de imprensa à tarde em Dublin. “Estou surpreso e decepcionado porque o Governo britânico não está em posição de selar o que tinha sido acordado previamente no mesmo dia.”

“Aceito que a primeira-ministra tenha pedido mais tempo, sei que enfrenta muitos desafios e reconheço que negocia de boa fé”, disse Varadkar, mas acrescentou que “a responsabilidade de qualquer primeiro-ministro é assegurar que pode manter acordos que tenha alcançado”.

O primeiro-ministro irlandês se negou a atribuir toda a responsabilidade do fracasso do acordo aos unionistas norte-irlandeses do DUP. “Acho que não ajudaria se eu atribuir culpas. É evidente que as coisas se romperam durante o almoço em Bruxelas”, se limitou a dizer.

“Minha posição e a do Governo irlandês é inequívoca e tem o apoio de todos os partidos no Parlamento, e acredito que da maioria das pessoas nesta ilha”, concluiu. “A Irlanda quer proceder à fase dois das negociações, é favorável a nossos interesses que seja assim. Mas não podemos concordar em fazer isso se não tivermos garantias firmes de que não haverá uma fronteira na Irlanda sob nenhuma circunstância.”

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_