_
_
_
_
_
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Por que o ‘machine learning’ será a tecnologia mais importante em 2018

O aprendizado de máquina mudará a forma como vivemos e trabalhamos

Engenheiro constrói um robô.
Engenheiro constrói um robô.Getty Images

O aprendizado de máquina (machine learning) será uma tecnologia definidora de 2018, fazendo mais para mudar a forma como vivemos e trabalhamos que qualquer tecnologia desde a irrupção da Internet.

Para entender por quê, primeiro temos que superar as manchetes sensacionalistas que dizem que os robôs estão “roubando nossos trabalhos”. A inovação e o uso de ferramentas para facilitar a vida têm sido um referencial do progresso ao longo da história, por meio de revoluções agrícolas e industriais. Agora estamos em uma revolução de dados e, à medida que avançamos, alguns dos papéis das pessoas mudarão, mas o progresso trouxe constantemente a criação de novos empregos, novos modelos de negócio e indústrias completamente novas. Longe de nos tornarmos obsoletos, o aprendizado de máquina aumentará a humanidade e nos fará mais eficientes.

O aprendizado de máquina já está ao nosso redor: escrito no software em nossos telefones, em nossos automóveis e casas e no software que utilizamos no trabalho, ajudando-nos a ter acesso a informações e a tomar decisões melhores e mais fundamentadas, e mais rapidamente.

Mais informações
Robótica eliminará até 800 milhões de empregos daqui a 2030
“Nós, humanos, dirigimos pior do que as máquinas”

De acordo com Gartner, as tecnologias do aprendizado de máquina estarão presentes em “quase todos os novos produtos de software” em 2020, tornando o atual momento emocionante e potencialmente decisivo no tempo para os provedores de software, além de uma encruzilhada crucial para as empresas que os compram.

Tendo em vista o futuro mais distante, podemos entrever, por exemplo, que os carros sem condutor e outros dispositivos automatizados nos quais a ação humana será substituída por robôs serão certamente áreas-chave para o desenvolvimento nos próximos anos. Mas, se olhamos o que está acontecendo agora mesmo, o certo é que o aprendizado está mudando de modo significativo o mundo que nos rodeia neste momento. Sua habilidade para reduzir drasticamente o tempo e melhorar a eficácia de nossa tomada de decisões pode soar menos sensacionalista que os carros sem condutor, mas é o que fará com que o machine learning seja uma tecnologia que defina uma era.

As organizações que aproveitam o poder do aprendizado de máquina avançarão rapidamente por causa da velocidade e eficiência da melhor tomada de decisões. Nenhum negócio pode se dar ao luxo de sentar e esperar. Se fizer isso, ficará para trás.

A adoção do aprendizado de máquina está crescendo ao mesmo tempo que se desenvolve o cloud computing, por uma boa razão. A integração transparente de aplicativos, plataformas e infraestrutura na nuvem é crucial para a expansão e a eficácia do aprendizado de máquina; abrem o machine learning a grupos de dados cada vez maiores, rompendo arquivos e aproveitando os dados de todas as organizações e suas redes.

Os algoritmos que conduzem o aprendizado de máquina precisam de tantos dados e fontes quanto for possível. Quanto mais dados são inseridos, mais inteligente se torna e maior é seu potencial para a tomada de decisões.

A crescente maturidade e a adoção de tecnologias cloud se somam às razões pelas quais 2018 representa um ponto tão atraente para o aprendizado de máquina. A nuvem é uma parte integral de quase todas as estratégias de TI das empresas, dando impulso à sua transformação digital e à capacidade de explorar o valor de seus dados.

Se o Big Data nos mostrou que havia uma fonte de riqueza por explorar e a nuvem nos proporciona os pilares fundamentais para a transformação digital, o aprendizado de máquina é a primeira ferramenta verdadeiramente industrializada para desbloquear essas riquezas em escala. A estratégia é crucial em tudo isso. A chave para aproveitar ao máximo o aprendizado de máquina é buscar aplicativos que ofereçam um valor estratégico no longo prazo, que fundamentalmente transforme as funções ou processos críticos do negócio em vez de oferece um fator surpresa no curto prazo.

A redução do tempo necessário para criar prognósticos precisos e confiáveis pode ter um impacto significativo não só na capacidade de uma empresa de planejar, orçar e utilizar recursos de forma eficaz, mas todas essas coisas combinadas terão um considerável potencial financeiro para qualquer empresa.

O encanto do aprendizado de máquina é que seus usos são quase ilimitados. Onde há valor para analisar rapidamente e ampliar a compreensão dos dados, existe um papel a desempenhar. Onde houver valor para identificar tendências ou anomalias em grandes conjuntos de dados, pode haver um efeito transformador, desde a pesquisa clínica até o cumprimento normativo e a segurança.

Revolução no serviço ao cliente

Em quase todas as indústrias voltadas ao cliente um grande número de consultas pertence a um número limitado de categorias e muitas são simples de prever e responder com o uso de chatbots. Estes funcionam com o aprendizado de máquina, que refina e aperfeiçoa sua capacidade de responder com precisão aos clientes. Com isso se reduz os tempos de espera e a frustração entre os clientes, o que torna as empresas mais eficientes. Também libera os agentes de atendimento ao cliente para administrarem o número limitado de queixas que são mais específicas e requerem a intervenção humana.

Este último exemplo talvez seja o mais tangível em que o aprendizado de máquina está otimizando a forma com que as pessoas trabalham. Não vai substituir as pessoas, mas certamente pode melhorar tudo o que fazem.

Se existe um risco com o aprendizado de máquina é ignorá-lo. 2018 deveria ser o ano em que as empresas se comprometam, se ainda não o fizeram, a explorar e desbloquear o valor do aprendizado de máquina.

Enrique Martín é especialista em Tecnologia de Oracle Ibérica.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_