_
_
_
_
_

Quênia culpa turismo gay por encontro sexual entre leões machos

Diretor do organismo de censura afirma que os animais copiaram “comportamentos de casais do mesmo sexo”

Dois leões machos brincam.
Dois leões machos brincam.GETTY IMAGES

A censura também vigia o comportamento dos animais que vivem em liberdade no território queniano. Ou pelo menos de dois leões machos flagrados no parque natural Masai Mara, no sul do país, pela câmera do fotógrafo especializado Paul Goldstein, na semana passada. Seu único pecado, aos olhos de Ezekiel Mutua - atual diretor executivo do Instituto de Classificação de Filmes do Quênia (KFCB, na sigla em inglês) - foi que um estava sobre o outro em posição de acasalamento em um matagal isolado. “Seu comportamento é estranho e acho que a única explicação é que os animais viram casais homossexuais em comportamentos impróprios quando visitam o parque”, afirmou em declarações reproduzidas por um jornal na capital.

Mais informações
As vozes da pequena grande batalha do Sesc Pompeia
A visibilidade trans é tema de debate no encontro ‘Gênero e diversidade’ FAAP - EL PAÍS
“Um dia verá que o mundo não é tão bonito, mas deve perdoá-lo”: a carta de um pai gay a seu filho
Disney faz história com sua primeira personagem gay

Mutua, que causou um alvoroço de indignação nas redes sociais, foi mais longe e afirmou que os leões também podem ser conduzidos por “forças demoníacas” porque os demônios “não possuem somente as pessoas”. Esse funcionário é uma figura conhecida no Quênia por se posicionar contra a comunidade LGBT e por seu desejo de proibir qualquer filme que promova valores relacionados à homossexualidade. Tudo isso lhe valeu o qualificativo de “policial da moralidade”. Uma maneira de exercer seu ofício que também extrapola no Twitter: “Os cientistas deveriam estudar esse comportamento. Como nas pessoas, o objetivo principal do sexo é a procriação”, escreveu no dia 2 de novembro.

Uma afirmação que está de acordo com a pretensão do organismo que dirige, amparado pelo Ministério do Esporte e da Cultura, de promover “os valores nacionais” e proteger os menores de “conteúdos perniciosos”. O último programa de televisão que não foi aprovado pela censura foi Andi Mack, do Disney Channel. A série, que acaba de estrear a segunda temporada, trata da identidade sexual de um dos personagens principais. “As crianças devem receber informações adequadas de que a família consiste na união entre pessoas de sexos opostos”, disse Mutua em outro tuíte, acrescentando que “nenhum programa infantil com conteúdo gay será transmitido no país”.

No entanto, Mutua deu um passo além para encontrar uma explicação para o “comportamento inusual” dos leões de Masai Mara. “Ambos precisariam de terapia, porque os animais não assistem a filmes”. Em um momento da entrevista, o funcionário deixa a porta aberta para a possibilidade de que fossem dois mamíferos de sexos diferentes: “Gostaria de ter seus registros para confirmar se realmente são dois leões machos”. Até 2010 foram registradas no mundo cerca de 500 espécies que mantinham algum tipo de atividade sexual entre membros do mesmo sexo.

Alguns usuários do Twitter não demoraram a mostrar rejeição às deduções feitas por Mutua. “Vá e isole-os você mesmo se for homem o suficiente”, escreveu um usuário depois que o oficial afirmou que esses animais “deveriam ser separados do resto”. Outros argumentaram sobre seu trabalho como censor: “Você deveria proibir programas com roubos, violência e tiroteios, porque também são ilegais no Quênia”.

De acordo com a Anistia Internacional, o Tribunal Superior de Mombasa confirmou em junho a legalidade de “praticar explorações anais” em homens suspeitos de ter relações entre eles. Uma sentença que viola o direito à privacidade conforme estipula o direito internacional. Atualmente, o Quênia é um dos 18 países africanos que infligem penas de até 14 anos para esse tipo de atos. Por enquanto, a censura não chegou ao mundo animal em liberdade.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_