_
_
_
_
_

O crescimento econômico dá oxigênio a Trump

Apesar de não ter adotado medidas relevantes, o presidente reivindica para si os bons indicadores

O presidente Trump na Casa Branca na semana passada
O presidente Trump na Casa Branca na semana passadaSHAWN THEW (EFE)

“Uma vitória para Donald Trump.” A manchete que encabeçava a notícia com o dado de crescimento do terceiro trimestre nos Estados Unidos, que coincidiu com o golpe dos furacões Harvey e Irma, não era da rede ultraconservadora Fox News nem do portal Infowars. Quem a publicava era The Washington Post, um dos órgãos da mídia mais críticos da sua política. O presidente norte-americano não tem nenhum escrúpulo ao se atribuir o mérito. O objetivo de conseguir um crescimento de 3% se efetivou nos dois últimos trimestres do mandato de Trump. Os economistas antecipam até que este ritmo se manterá na reta final do ano e talvez durante mais tempo. E se a economia é o grande bolo, as empresas dão sua mordida. O aniversário de sua vitória eleitoral coincide com Wall Street em máximas históricas.

Mais informações
Um ano após vitória, Trump mantém intacta sua base eleitoral
Trump quer pena de morte para terrorista de Nova York
Ex-chefe de campanha de Trump se entrega ao FBI

A noite eleitoral foi uma vertigem. Mas as perdas se esfumaçaram na manhã seguinte. Os investidores ignoraram em seguida suas propostas mais polêmicas em comércio e imigração para apostar nas promessas favoráveis aos negócios. O índice S&P 500 teve uma apreciação de mais de 20% desde as eleições. É o terceiro melhor rendimento de um novo presidente, atrás de George H.W. Bush e de John F. Kennedy. O grande debate é quanto desta melhora se deve realmente à mudança política na Casa Branca.

“Há múltiplos fatores em jogo”, como apontam os analistas da DS Economics. A euforia no pregão nova-iorquino se explica, primeiro, pela solidez dos resultados trimestrais. O bom desempenho das empresas mostra, por sua vez, a confiança que há em relação ao conjunto da economia em escala global. Como afirma a Standard & Poor´s (S&P), “é a primeira vez desde a crise que todas as regiões do mundo crescem de um modo sincronizado”. O presidente, portanto, herdou uma economia nos trilhos. A expansão está a caminho de superar o período de 10 anos de Bill Clinton. Estão sendo criados 207.000 empregos em média por mês e os salários cresceram 2,3% no ano, melhor que com Barack Obama. Mas a agenda econômica de Donald Trump segue, dez meses depois de sua chegada à Casa Branca, sem concretizar a adoção de medidas legislativas.

O que não negam na S&P é que a melhora dos indicadores econômicos pode ser atribuída também em parte ao otimismo dos investidores, empresários e consumidores em geral de que possam ser adotadas políticas favoráveis ao crescimento. “A ausência de uma mudança na política fiscal nem apoiou nem prejudicou a economia no momento”, avaliam os analistas da UniCredit Research em Nova York. A única decisão relevante de Donald Trump até agora em matéria econômica foi nomear o governador Jerome Powell para a presidência do Federal Reserve quando expirar o mandato de Janet Yellen, no início de fevereiro.

É mais importante neste momento, de fato, que o Fed se incline por manter uma política monetária flexível, apesar de ter começado a retirar os estímulos. O desemprego está em 4,1%, o nível mais baixo em 17 anos. Que o mercado de trabalho esteja em uma situação de pleno emprego é outro fator que incentiva as empresas a ampliarem os investimentos em equipamento e tecnologia para aumentar a produtividade.

Isto eleva, por sua vez, a confiança do consumidor, que está no nível mais alto em 12 anos. Mas, como diz o economista Richard Curtin, da Universidade do Michigan, não é que as pessoas antecipem que o crescimento se acelerará. “A baixa taxa de desemprego e a baixa inflação fazem com que se aceite um ritmo de crescimento mais modesto”, afirmam. “Depois da crise se dá mais preferência à estabilidade.”

Trump promete que alcançando um crescimento sustentável de 3% poderá criar 12 milhões de novos postos de trabalho e 10 bilhões de dólares (3,23 bilhões de reais) em atividade econômica nova. “É possível até que vá mais alto. Não há motivos para que não possa”, disse o presidente em um discurso no Missouri, no qual apresentou os princípios de sua reforma de impostos que quer combinar com investimentos em infraestrutura e a desregulamentação financeira. É uma incógnita quando entrará em vigor a reforma fiscal e como será aplicada.

A Goldman Sachs acredita que o impulso “não será enorme”. Jim O´Sullivan, da High Frecuency Economics, observa que os níveis de confiança atuais são típicos de uma economia que se expande a um ritmo de 5%. “Mas não é um indicador confiável”, advertem, “embora confirmem uma tendência”. A National Association for Business Economics considera que o objetivo dos 3% é “irrealista” quando se veem as taxas de produtividade e a evolução demográfica. Esta associação antecipa em seu último relatório que os EUA crescerão 2,3% em 2018, que coincide com as eleições de meio de mandato. É um ritmo que não aportará a arrecadação necessária para compensar o corte de impostos.

O ponto crucial está, portanto, no que acontecerá a partir de agora. A Casa Branca se atribui crédito pela boa marcha da economia, mas também sabe que é preciso que a agenda do presidente siga em frente. “A economia pode manter este impulso se nosso programa for adotado”, reitera o secretário do Tesouro, Stephen Mnuchin, ao mesmo tempo que alerta que a recuperação em Wall Street pode desmoronar se fracassarem. No entanto, se o ritmo do crescimento se consolida e entram em jogo os estímulos fiscais, o Fed poderia ver-se obrigado a elevar as taxas de juros mais depressa para evitar que a economia se aqueça demais. O corte de impostos, segundo a DS Economics, “adicionará mais açúcar”. Por isso insistem em que a reforma tem de estar bem equilibrada para sustentar os pilares da economia e não permanecer como um impulso temporário.

 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_